Esta seção contém os seguintes tópicos:
Como trabalhar com cronograma automático
Sobre cronogramas de teste e subprojetos
Executar cronograma automático e publicar
Desbloquear projetos em modo de cronograma de teste
O cronograma automático é uma maneira automatizada de criar cronogramas de projetos. O cronograma automático permite modelar o plano e gerar datas para suas tarefas e para o projeto geral. O cronograma automático foi projetado para programar tarefas do projeto e, ao mesmo tempo, minimizar os atrasos e expansões que podem causar adiamento do prazo, enquanto elimina ou minimiza a superalocação de recursos.
Use a opção Cronograma automático para atualizar o cronograma do projeto após alterações pequenas e rápidas serem feitas por você ou outra pessoa. É possível revisar suas alterações antes de publicá-las como plano de registro (POR) e, dessa maneira, obter um resultado prático.
O cronograma automático usa a duração da tarefa, as restrições de data da tarefa, a ordem de prioridade, as informações de dependência, a data relacionada e a lógica do recurso para identificar o caminho crítico do projeto e programar as tarefas. Cada tarefa é programada:
O caminho crítico determina a primeira data de término do projeto. O cronograma automático usa as informações do caminho crítico para fazer os seguintes ajustes no cronograma:
Restrições de data de tarefas são regras que ajudam a determinar a sequência de trabalho do projeto. Por exemplo, a tarefa deve ser iniciada em ou o início ou o término não pode ser depois de. Defina as restrições de data na página Propriedades da tarefa.
Use o seguinte processo para trabalhar com o Cronograma automático:
Execute o cronograma automático de um projeto para criar um cronograma de teste que você pode possuir e editar. O projeto é bloqueado e colocado em modo de cronograma de teste. Use o cronograma de teste para ver os efeitos das alterações feitas no projeto. Por exemplo, verificar as alterações feitas na estimativa para terminar (EPT) antes de publicar o cronograma como o plano de registro (POR). É possível revisar o cronograma de teste e decidir se deseja aceitá-lo.
Todas as páginas do projeto bloqueadas exibem o POR como informação de somente leitura. É possível visualizar e trabalhar com cronogramas de teste usando a visualização de Gantt, a página de lista de tarefas e a página de atribuições de tarefas. É possível alterar o cronograma de teste ajustando as tarefas programadas e as informações de atribuição, como EPT.
A EAP na visualização de Gantt exibe o cronograma de teste com as informações de POR em linhas vermelhas. Use linhas vermelhas para visualizar as alterações feitas provisoriamente no cronograma.
Enquanto o projeto está bloqueado, o nome do recurso que retém o bloqueio é exibido na barra de mensagens. Um botão Desbloquear aparece nessa barra e pode ser usado para desbloquear o projeto. Na visualização de Gantt,um ícone Bloquear é exibido na barra de ferramentas e pode ser usado para desbloquear o projeto.
O cronograma automático de um projeto mestre cria um cronograma de teste para o projeto mestre e cronogramas de teste publicáveis para todos os seus subprojetos. Os subprojetos são bloqueados.
Se um subprojeto estiver bloqueado quando você executar o cronograma automático no projeto mestre, será criado para ele um cronograma de teste não publicável. Uma mensagem de aviso é exibida com o nome dos subprojetos que estão bloqueados.
Quando você publica o cronograma de teste para o projeto mestre, o POR do subprojeto é substituído somente se o cronograma de teste for publicável.
É possível especificar critérios de cronograma e começar o cronograma automático de tarefas usando Cronograma automático. Você pode programar automaticamente um projeto inteiro ou apenas as tarefas que ocorrem entre intervalos de datas. Use esse procedimento para especificar os desvios do cronograma atual e para criar um cronograma de teste automaticamente.
Você também pode criar um cronograma de teste executando a rotina Cronograma automático do investimento.
É possível descartar um cronograma de teste e excluir projetos que estão em cronogramas de teste. Quando se exclui o cronograma de teste, o projeto é desbloqueado e as informações do POR são exibidas. Para excluir um cronograma de teste, clique na seta para baixo do ícone Cronograma automático com opções da barra de ferramentas da visualização de Gantt e selecione Excluir cronograma de teste.
Siga estas etapas:
A página da lista é exibida.
Aparece a visualização de Gantt.
A página Cronograma automático é exibida.
Exibe o nome do projeto. O valor desse campo se baseia no campo Nome do projeto da página de propriedades do projeto.
Exibe a data de início. O valor desse campo se baseia no campo Data de início da página Propriedades do projeto.
Exibe a data de término. O valor desse campo se baseia no campo Data de término da página Propriedades gerais.
Especifica a data na qual iniciar as tarefas do cronograma. Se você estiver fazendo seu cronograma a partir da data de término, insira a data atual ou anterior para começar a programar tarefas. Se o projeto ainda não tiver sido iniciado, insira a data de início dele. Se o projeto já estiver em andamento, insira o primeiro dia após a última data em que as horas trabalhadas foram registradas.
Padrão: data atual
Especifica a data antes da qual você deseja excluir as tarefas.
Exemplo: suponha que você insere 03/07/11 como data para Ignorar tarefas iniciadas antes da data, e tem uma tarefa que começa em 20/06/11. A tarefa será excluída do cronograma.
Especifica a data após a qual você exclui todas as tarefas.
Exemplo: suponha que você insere 03/07/11 como data para Ignorar tarefas iniciadas antes da data, e tem uma tarefa que começa em 14/08/11. A tarefa será excluída do cronograma.
Especifica se você deseja que o Cronograma automático considere a disponibilidade do recurso ao programar o projeto.
Padrão: selecionado
Observação: se você desmarcar essa caixa de seleção, o Cronograma automático tratará os recursos como se tivessem disponibilidade ilimitada. Cada tarefa está agendada em relação ao total de disponibilidade do recurso. E não em relação à disponibilidade restante do recurso, que considera outras atribuições de tarefas. Isso resulta no cronograma mais curto possível, mas também pode fazer com que os recursos sejam sobrecarregados.
Especifica se você deseja que o Cronograma automático execute um cronograma retroativo a partir de uma data final definida. Use essa opção se precisar que a última tarefa seja concluída até a data de término do projeto.
Padrão: desmarcado
Observação: se você definir o cronograma a partir da data de término, insira essa data no campo Data de exec. do cronograma automático.
Especifica que o cronograma automático calcule o caminho crítico do projeto inteiro. Quando esse campo é selecionado, um caminho crítico separado é calculado para cada sub-rede.
Padrão: desmarcado
Especifica para ignorar tarefas iniciadas durante a execução do cronograma automático. O cronograma automático programa o trabalho restante de acordo com a lógica normal dele, incluindo restrições de tarefa.
Padrão: desmarcado
Especifica a execução do cronograma automático. Dessa forma, o CA Technologies permite excluir datas de atribuição de recursos da tarefa quando novas datas ficam entre as datas de início e de término.
Padrão: desmarcado
Observação: esse campo funciona com o campo Excluir do cronograma automático, na página Propriedades da tarefa.
Especifica que o Cronograma automático inicie tarefas sucessoras com atraso zero no dia seguinte à conclusão da tarefa predecessora. Quando desmarcado, as tarefas sucessoras iniciam no mesmo dia em que a tarefa predecessora é concluída, desde que o recurso ainda tenha disponibilidade.
Padrão: desmarcado
Especifica se você deseja publicar o cronograma de teste para o POR imediatamente. Quando selecionado, o plano de teste é criado e excluído imediatamente, e o projeto fica desbloqueado.
Padrão: desmarcado
Use o procedimento a seguir para configurar seu projeto para calcular caminhos críticos separados. Sub-redes são um conjunto de tarefas do projeto que têm dependências entre si ou uma única tarefa sem dependências. Durante o cronograma automático, é possível calcular e exibir caminhos críticos separados para cada sub-rede e para cada tarefa sem dependências. Caso contrário, apenas um caminho crítico, o mais longo, é calculado para o projeto.
Criar cronogramas para sub-redes tem vários benefícios principais:
Siga estas etapas:
A página da lista é exibida.
Aparece a visualização de Gantt.
A página Cronograma automático é exibida.
Especifica que o cronograma automático calcule o caminho crítico do projeto inteiro. Quando esse campo é selecionado, um caminho crítico separado é calculado para cada sub-rede.
Padrão: desmarcado
Marque a caixa de seleção.
O cronograma de teste ajuda a publicar um cronograma de teste. Publicar o cronograma de teste substitui o POR pelo seu cronograma de teste e desbloqueia o projeto.
Siga estas etapas:
A página da lista é exibida.
Aparece a visualização de Gantt.
É exibida a página Confirmação.
Use esse procedimento para publicar o cronograma de teste usando as opções padrão. Ao executar o cronograma automático e publicar, o novo cronograma substitui o POR e o projeto é desbloqueado.
Siga estas etapas:
A página da lista é exibida.
Aparece a visualização de Gantt.
Você pode desbloquear projetos que estejam no modo de cronograma de teste. Ao desbloquear o projeto, o cronograma de teste é excluído. Somente o usuário que bloqueou o projeto ou um recurso com o direito Administração - Acessar pode desbloquear projetos no modo de cronograma de teste.
Siga estas etapas:
A página da lista é exibida.
Aparece a visualização de Gantt.
É exibida a página Confirmação.
|
Copyright © 2013 CA.
Todos os direitos reservados.
|
|