Tópico anterior: Serviços gerenciados (Solicitações de acesso básico)Próximo tópico: Entender a criação do serviço


Criando um serviço

Os serviços simplificam o gerenciamento de direitos. Um serviço reúne todos os direitos - tarefas, funções, grupos e atributos - que um usuário precisa para uma determinada função de negócios. Os serviços estão disponíveis ao usuário por meio de tarefas de solicitação de acesso no console de usuário do CA CloudMinder. As tarefas de solicitação de acesso permitem que um usuário ou administrador solicite, atribua, revogue e renove um serviço.

Os serviços permitem que um administrador combine os direitos de usuário em um único pacote, que são gerenciados como um conjunto. Por exemplo, todos os novos funcionários de Vendas precisam acessar um conjunto de tarefas e contas definidas em sistemas de terminal específicos. Eles também precisam de informações específicas adicionadas aos respectivos perfis de contas de usuário. Um administrador cria um serviço denominado Administração de vendas, que contém todas as informações necessárias de tarefas, funções, grupos e atributos de perfil para um novo funcionário de Vendas. Quando um administrador atribui o serviço Administração de vendas a um usuário, ele recebe o conjunto completo de funções, tarefas, grupos e atributos de conta que são definidos pelo serviço.

Os usuários também podem acessar serviços solicitando acesso por conta própria. No console de usuário, cada usuário tem uma lista de serviços disponíveis para sua solicitação. Essa lista é preenchida com os serviços marcados como Autoinscrição por um administrador com os privilégios apropriados, geralmente durante a criação do serviço. Na lista de serviços disponíveis, os usuários podem solicitar acesso aos serviços de que precisam. Quando o usuário solicita acesso a um serviço, a solicitação é processada automaticamente, e os direitos associados são atribuídos ao usuário imediatamente. Um administrador com os privilégios apropriados também pode configurar o processamento de serviço para exigir aprovação de fluxo de trabalho ou para gerar notificações por email.

O diagrama a seguir mostra as informações necessárias para compreender, e as etapas a serem executadas para criar um serviço.

Este diagrama ilustra as etapas necessárias para criar um serviço.

Os tópicos a seguir explicam como criar um serviço e torná-lo disponível aos usuários:

  1. Entender a criação do serviço.
  2. Iniciar a criação do serviço.
  3. Definir o perfil de serviço.
  4. Definir políticas administrativas para o serviço.
  5. Definir regras de proprietário para o serviço.
  6. Definir pré-requisitos para o serviço.
  7. Configurar a notificação por email para renovação de serviço.
  8. Entender as ações de processamento e revogação.
  9. Definir ações de processamento e revogação para o serviço.
  10. Permitir que os usuários solicitem acesso a serviços.

    No console de usuário, quando o usuário clica em Meu acesso, Solicitar e exibir acesso, vê uma lista de serviços disponíveis para sua solicitação. Os serviços que aparecem nessa lista são aqueles marcados como Autoinscrição por um administrador com os privilégios apropriados, geralmente durante a criação do serviço.

  11. Atribuir um serviço diretamente a um usuário.
  12. Confirmar a atribuição de serviço.