Tópico anterior: Riscos, ocorrências, solicitações de mudança e itens de açãoPróximo tópico: Verifique os pré-requisitos


Gerenciar riscos do projeto

Um processo de gerenciamento de risco inclui a identificação, a análise, o planejamento, o acompanhamento e a comunicação dos riscos. O gerenciamento de riscos envolve os riscos, as ocorrências e as solicitações de mudança. A tomada de decisões consciente e informada, com avaliação criteriosa de possíveis problemas e da gravidade de seu impacto, constitui o ponto central do gerenciamento de risco do projeto.

O gerente de projeto cria um risco ou uma ocorrência com base no impacto do risco após identificar e analisar o risco.

É possível identificar riscos a qualquer momento durante o ciclo de vida de um projeto. É possível escalonar um risco para uma ocorrência quando ele provavelmente afetará o projeto de um modo importante. As solicitações de mudança resultam de problemas e podem ajudar a facilitar resoluções efetivas.

O seguinte diagrama e este cenário descrevem uma forma de gerenciamento dos riscos do projeto.

Esta figura mostra o fluxo de trabalho para gerenciar um risco de projeto.

Exemplo: criar e gerenciar um risco de projeto

Neste exemplo, a equipe do projeto na Forward Inc. está desenvolvendo um novo produto, usando uma tecnologia de nicho. Os recursos na organização que têm experiência com essa tecnologia são limitados e, portanto, a equipe deve usar recursos externos para a conclusão do projeto. Além disso, o produto é fornecido com APIs de terceiros para os quais são necessárias aprovações legais.

A equipe identifica dois riscos que afetam seu projeto em uma maneira significativa para análise:

Após a análise, com base no impacto do risco no projeto, o gerente de projeto cria um risco para os recursos limitados e uma ocorrência para a dependência.

Para gerenciar os riscos do projeto, siga estas etapas:

  1. Verificar os pré-requisitos.
  2. Analisar o risco.