Esta seção contém os seguintes tópicos:
Sobre o planejamento financeiro detalhado
Como configurar o planejamento financeiro detalhado
Exibir visualizações de planos de custo e de orçamento
Sobre copiando planos financeiros
Por exemplo: como os dados do plano financeiro são copiados
Planejamento financeiro detalhados permite a estimativa de verba de investimentos com planos de custo. É possível obter aprovação para tais verbas usando planos de orçamento. Como parte do processo de aprovação, é possível associar seus planos de custo aos planos de benefícios para estimar os benefícios dos investimentos.
Para criar planos financeiros, as seguintes configurações são necessárias:
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Gerenciamento de Projetos.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Gerenciamento de Projetos.
As seguintes visualizações estão disponíveis para detalhes de um plano de custo ou plano de orçamento:
A taxa de câmbio usada nos cálculos de faturamento depende dos seguintes fatores:
Os seguintes cálculos de faturamento são acionados quando o custo ou a receita muda no plano financeiro de uma determinada linha:
Uma alteração nas taxas de câmbio ou na moeda de faturamento não aciona o recálculo de valores de faturamento.
Siga estas etapas:
A página de lista de planos é exibida.
Planos de custo são uma alternativa para resumos financeiros se deseja criar um plano detalhado que se estende por mais de um período fiscal. É possível rastrear os custos planejados, os custos reais e as variações por meio do tempo de vida de um investimento. Também é possível subdividir os dados em atributos ou critérios de agrupamento diferentes É possível definir um plano de custo a partir do zero ou preenchê-lo automaticamente e enviá-lo como um orçamento do investimento para aprovação.
Use o planejamento de custo do CA Clarity PPM para facilitar o processo de planejamento financeiro organizacional e impor padrões.
Um plano de custo consiste em:
Você pode configurar um plano de custo para exibir os campos de receita a seguir. Esses campos não estão disponíveis por padrão. Transações registradas devem existir para esses campos para que sejam exibidos valores.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Desenvolvedor do Studio.
Exibe a unidade real agregada de um determinado período fiscal.
Exibe o custo real agregado de um determinado período fiscal calculado como Unidades reais * Custo.
Exibe a taxa de faturamento real de um determinado período fiscal calculada como Unidades reais * Taxa.
Exibe o delta entre Custo e Custo real.
Exibe o delta entre Receita e Receita real.
Exibe o delta entre Unidades e Unidades reais.
O POR (Plan of record - Plano de registro) é o plano de custo que você pretende usar como o plano de orçamento de um investimento. Se houver um plano de orçamento aprovado, você poderá usar o POR para criar um novo plano de orçamento. O primeiro plano de custo criado para um investimento se torna o POR por padrão. É possível reatribuir o POR a qualquer plano e enviá-lo para aprovação de orçamento. Pode-se manter os planos de custo restantes para uso futuro ou referência. Não é possível excluir um plano de registro.
Quando você adiciona um investimento a um portfólio, o plano de registro do plano de custo é automaticamente associado a todos os cenários de portfólio relacionados a esse investimento. Tal associação com o POR verifica se os custos de investimento estão incluídos nos cenários de portfólio. Mais tarde, se você selecionar outro POR para o investimento, o novo POR será usado no portfólio, contanto que não exista nenhum orçamento aprovado para o investimento. Quando um orçamento é aprovado, a alternação do POR não afeta o valor exibido nas páginas de resumo financeiro do investimento. O valor do resumo financeiro é igual ao valor mostrado no portfólio.
Planejamento de custo se inicia no nível de investimento e passa por várias iterações de projeções e revisões de custo para produzir o orçamento final aprovado. Orçamentos de investimento são promovidos para o nível de departamento e então para níveis mais altos como desejado. Para simplificar o processo de planejamento,os controladores financeiro podem padronizar as formas de capturar e subdividir os custos para toda a organização. Esses padrões garantem que todos os custos sejam facilmente reconhecidos e promovidos até os níveis desejados. Os controladores financeiros podem implementar os processos de aprovação de orçamento padrão para revisar e aprovar orçamentos individuais e de departamento.
A seguir, é apresentado um exemplo de como gerenciar planos de custo com base em padrões definidos pelo controlador financeiro. Quando um gerente financeiro aprova um plano de custo, este se torna o plano de orçamento de um investimento.
É possível agrupar os dados de planejamento de custo usando atributos ou critérios diferentes para visualizar uma estrutura detalhada dos dados para determinados períodos. A estrutura dos detalhes de item de linha do plano de custo baseia-se nos atributos de agrupamento e nos períodos selecionados.
De um modo global, o controlador financeiro pode definir os atributos de agrupamento padrão ao definir uma entidade. O gerente de projeto pode alterar os atributos padrão ao definir o escopo inicial do plano de custo no nível de investimento. Somente os atributos de agrupamento definidos no escopo inicial estão disponíveis para seleção ao adicionar detalhes de item de linha. É necessário selecionar pelo menos um valor para cada atributo de agrupamento disponível ou a opção para preencher automaticamente os detalhes de item de linha. As linhas individuais do detalhe de item de linha são criadas para cada combinação exclusiva de valores selecionados para todos os atributos de agrupamento disponíveis.
Observação: ao definir um plano de custo, se um determinado atributo de agrupamento não for selecionado, ele ficará oculto nas páginas de planejamento de custo, mas ainda estará disponível nas páginas de configuração. Não é necessário configurar a página para ocultar manualmente o atributo.
É possível criar um plano de custo de uma das seguintes maneiras:
Antes de definir planos de custo, você deve configurá-los. Use o seguinte processo para preencher os planos de custo manualmente:
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Gerenciamento de Projetos.
OU
Consulte o Guia do Usuário de Gestão de Serviços de TI para obter mais informações.
Este exemplo mostra como linhas de detalhes do item de linha são criadas em um plano de custo com base nos valores selecionados de atributos de agrupamento disponíveis.
O sistema cria linhas de detalhes do item de linha com base em cada combinação exclusiva do local e do valor de departamento selecionados.
Jim agora pode definir a unidade e os valores de custo para cada período e visualizar uma lista detalhada do plano de custo para cada combinação exclusiva de departamento e local.
O procedimento a seguir descreve como definir um plano de custo a partir de zero. Selecione pelo menos um atributo de agrupamento antes de salvar um plano de custo. Os atributos de agrupamento não selecionados nas propriedades do plano de custo não serão exibidos nos detalhes de item de linha.
Siga estas etapas:
A página da lista é exibida.
A página Propriedades é exibida.
A lista Planos de custo é exibida.
A página de criação é exibida.
Define o nome do plano de custo.
Define a ID exclusiva do plano de custo.
Descreve o plano de custo.
Define o tipo de período para o plano.
Padrão: o tipo de período conforme definido nos padrões do plano da entidade. Se nenhum tipo de período for especificado nos padrões de plano, o tipo de período das propriedades da entidade será preenchido.
Valores: 13 Períodos, Semanal, A cada 15 dias, Mensal, Trimestral e Anual
Define o período inicial fiscal do plano de custo.
Padrão: o período inicial é definido nos padrões de planejamento da entidade. Se nenhum período inicial for especificado nos padrões de plano, o período inicial será baseado no tipo de período da entidade e na data de início do projeto. Se nenhum período ativo for encontrado na data de início e término do projeto, nenhum período inicial padrão será exibido.
Define o período final fiscal do plano de custo.
Padrão: o período final é definido nos padrões de planejamento da entidade. Se nenhum período final for especificado nos padrões de plano, o período final se baseará no tipo de período da entidade e na data de término do projeto. Se nenhum período ativo for encontrado para a data de término do projeto, nenhum período final padrão será exibido.
Define o plano de benefícios associado ao plano de custo.
Exibe a moeda local da entidade.
Indica se este plano de custo é o plano de registro.
Define as categorias a serem usadas para definir a estrutura de detalhe do item de linha do plano de custo.
Padrão: os atributos de agrupamento são definidos nos padrões de planejamento da entidade.
A página Detalhes do plano de custo é exibida.
A página para selecionar os valores do atributo de agrupamento é exibida..
Uma linha de detalhes do item de linha é criada para cada combinação exclusiva dos valores do atributo de agrupamento selecionados.
Exibe o custo total com base nos custos especificados para cada período.
Exibe o total de unidades com base nas unidades especificadas para cada período.
Exibe o custo total com base na unidade e no custo especificados para cada período.
Exibe a porcentagem do detalhes do item de linha com base no custo total.
Define unidades, custo e receita do esforço de trabalho do período do plano de custo. As unidades de esforço de trabalho são baseadas na disponibilidade da função ou recurso do investimento associado.
Ao criar um plano de custo, você pode preencher automaticamente o plano usando valores da equipe de investimento (isto é, recursos ou funções) ou atribuições de tarefas. Pode-se também preencher novamente um plano de custo existente.
Use as seguintes informações para configurar e preencher planos de custo automaticamente a partir da equipe de investimento ou de atribuições de tarefa:
Observação: para obter mais informações sobre como ativar os atributos financeiros para investimentos, consulte o Guia do Usuário de Gestão de Projetos.
Observação: para obter mais informações sobre como ativar os atributos financeiros de recursos e funções, consulte o Guia do Usuário de Gestão de Recursos.
É possível preencher automaticamente um novo plano de custo usando os valores da equipe de investimento ou atribuições de tarefas.
Siga estas etapas:
A página da lista é exibida.
A página Propriedades é exibida.
A lista Planos de custo é exibida.
A página Propriedades é exibida mostrando os valores padrão da entidade associada e investimento. É possível aceitar esses valores padrão ou alterá-los.
A página Detalhes do plano de custo é exibida. As linhas de detalhes do item de linha também são preenchidas a partir da equipe de investimento ou das atribuições de tarefas.
Este exemplo mostra como uma linha de detalhe do item de linha do plano de custo é preenchida automaticamente com valores de custo e receita da equipe de investimento.
|
Recurso |
Função |
Classe de transação |
Local |
Departamento |
|---|---|---|---|---|
|
Sam Ricci |
Desenvolvedor-1 |
Cobrável |
Los Angeles |
Desenvolvimento |
|
Função |
Local |
Custo |
|---|---|---|
|
Desenvolvedor-1 |
São Francisco |
85 |
|
Desenvolvedor-1 |
Los Angeles |
83 |
|
Desenvolvedor-2 |
São Francisco |
75 |
|
Desenvolvedor-2 |
Los Angeles |
72 |
|
Recurso |
Função |
Classe de transação |
Jan 1 - Jan 31 |
Fev 1 - Fev 29 |
Mar 1 - Mar 31 |
|---|---|---|---|---|---|
|
Sam Ricci |
Desenvolvedor-1 |
Cobrável |
83 |
83 |
83 |
As regras a seguir descrevem como planos de custo são preenchidos automaticamente:
As regras a seguir descrevem como as linhas de detalhes do item de linha são preenchidas automaticamente:
Ao preencher automaticamente um plano de custo a partir da equipe de investimento, o sistema usa os seguintes valores dos integrantes da equipe de investimento para preencher os campos do plano de custo. Se um valor não estiver definido para um integrante da equipe, o valor correspondente no investimento será usado ou o campo será deixado em branco.
|
Valor |
Integrante da equipe |
Origem principal |
Origem secundária |
|---|---|---|---|
|
Código de encargo |
Recurso ou função |
Investimento |
Nenhum. O campo estará em branco se o valor estiver indefinido no investimento. |
|
Tipo de custo |
Recurso ou função |
Investimento |
Nenhum |
|
Código de tipo de entrada |
Recurso |
Recurso |
Nenhum. O campo estará em branco se o valor estiver indefinido no recurso ou se o integrante da equipe for uma função. |
|
Código de tipo de entrada |
Função |
N/D |
O campo estará em branco se o integrante da equipe for uma função. |
|
Departamento |
Recurso |
Recurso |
Investimento |
|
Departamento |
Função |
Unidade de ORG de equipe |
Investimento |
|
Local |
Recurso |
Recurso |
Investimento |
|
Local |
Função |
Unidade de ORG de equipe |
Investimento |
|
Classe de transação |
Recurso |
Recurso |
Nenhum. O campo estará em branco se o valor estiver indefinido no recurso, se o recurso ou as propriedades financeiras do recurso estiverem inativos. |
|
Classe de transação |
Função |
Função* |
Nenhum. O campo estará em branco se o valor estiver indefinido na função ou se a função ou as propriedades financeiras da função estiverem inativas. |
|
Recurso |
Recurso |
Integrante da equipe |
Nenhum |
|
Recurso |
Função |
ND |
O campo estará em branco se o integrante da equipe for uma função. |
|
Classe de recurso |
Recurso |
Recurso |
Nenhum. O campo estará em branco se o valor estiver indefinido no recurso, se o valor estiver inativo ou se o recurso ou as propriedades financeiras do recurso estiverem inativas. |
|
Classe de recurso |
Função |
Função* |
Nenhum. O campo estará em branco se o valor estiver indefinido na função, se o valor estiver inativo ou se a função ou as propriedades financeiras da função estiverem inativas. |
|
Função |
Recurso |
Função da equipe |
Se não houver nenhuma função de equipe, a função primária do recurso será usada. O campo estará em branco se o recurso não tiver nenhuma função principal ou se a função selecionada estiver inativa. |
|
Função |
Função |
Função da equipe |
Se não houver nenhuma função de equipe, o integrante da equipe (função) será usado. O campo ficará em branco se a função selecionada estiver inativa. |
* A função obtida para o atributo Função.
Ao preencher automaticamente um plano de custo a partir da atribuição de tarefas, o produto usa os seguintes valores das atribuições da tarefa para preencher os campos do plano de custo. Se um valor não estiver definido para uma atribuição, o valor correspondente no investimento será usado ou o campo será deixado em branco.
|
Valor |
Atribuição de tarefa |
Origem principal |
Origem secundária |
|---|---|---|---|
|
Código de encargo |
Recurso ou função |
Tarefa |
Investimento. O campo estará em branco se o valor estiver indefinido no investimento. |
|
Tipo de custo |
Recurso ou função |
Tarefa |
Investimento |
|
Código de tipo de entrada |
Recurso |
Recurso |
Nenhum. O campo estará em branco se o valor estiver inativo ou indefinido no recurso, ou se o recurso for uma função. |
|
Código de tipo de entrada |
Função |
N/D |
Nenhum. O campo estará em branco se o destinatário da tarefa for uma função. |
|
Departamento |
Recurso |
Recurso |
Investimento |
|
Departamento |
Função |
Unidade de ORG de equipe |
Investimento |
|
Local |
Recurso |
Recurso |
Investimento |
|
Local |
Função |
Unidade de ORG de equipe |
Investimento |
|
Classe de transação |
Recurso |
Recurso |
Nenhum. O campo estará em branco se o valor não estiver definido no recurso ou se a atribuição da tarefa for uma função. |
|
Classe de transação |
Função |
Função* |
|
|
Recurso |
Recurso |
Destinatário da tarefa |
Nenhum. O campo ficará em branco se o recurso estiver inativo. |
|
Recurso |
Função |
N/D |
Se o destinatário da tarefa for uma função, o campo estará em branco. |
|
Classe de recurso |
Recurso |
Recurso |
Nenhum. O campo estará em branco se o valor estiver indefinido no recurso, se o valor estiver inativo ou se o recurso ou as propriedades financeiras do recurso estiverem inativas. |
|
Classe de recurso |
Função |
Função* |
Nenhum. O campo estará em branco se o valor estiver indefinido na função, se o valor estiver inativo ou se a função ou as propriedades financeiras da função estiverem inativas. |
|
Função |
Recurso |
Função da tarefa |
Função da equipe. Se a função da equipe estiver indefinida, a função principal do recurso será usada. O campo estará em branco se a função principal do recurso estiver indefinida, se o recurso estiver inativo ou se a função selecionada estiver inativa. |
|
Função |
|
Função da tarefa |
Função da equipe. Se a função da equipe não estiver definida, o integrante da equipe (função) será usado. O campo ficará em branco se a função selecionada estiver inativa. |
* A função obtida para o atributo Função.
|
Copyright © 2013 CA.
Todos os direitos reservados.
|
|