Tópico anterior: Visão geral das guiasPróximo tópico: Cardinalidade das associações de componentes


Relacionamentos entre os componentes

Como um administrador do CA Process Automation, suas responsabilidades incluem:

Antes de começar, é útil entender os relacionamentos entre essas entidades físicas e lógicas. A paleta Navegador de configuração na guia Configuração exibe uma árvore da hierarquia lógica, o nó Orquestradores e o nó vazio Agentes. A hierarquia lógica consiste inicialmente sob o nó Domínio com o nó Ambiente padrão. O nó Ambiente padrão expandido exibe o orquestrador, o nó vazio Todos os touchpoints vazios em branco e o nó vazio Todos os grupos de hosts.

A hierarquia Domínio é exibida na parte superior do Navegador de configuração. Os aplicativos Orquestrador e Agente são exibidos sob os nós Orquestradores e Agentes.

O domínio é o nó raiz da hierarquia lógica. Todos os orquestradores que você instala são exibidos sob o nó Orquestradores. Todos os agentes que você instala são exibidos sob o nó Agentes (não exibido).

O termo touchpoint refere-se à associação entre um orquestrador e um ambiente; um touchpoint também se refere à associação entre um agente e um ambiente. A ilustração mostra o Navegador de configuração exibido logo após a primeira instalação do CA Process Automation. Portanto, não inclui agentes ou touchpoints do agente. Os criadores de conteúdo usam os touchpoints como destinos nos processos que automatizam. (O uso e as vantagens dos touchpoints são informados em outro lugar.)

O ambiente padrão geralmente é dedicado à criação de processos automatizados. Os criadores de conteúdo desenvolvem processos que são executados no touchpoint do orquestrador de domínio. Quando o primeiro processo estiver pronto para fazer a transição para a produção, você cria um ambiente; um ambiente de produção é adicionado ao domínio.

A ilustração a seguir mostra o touchpoint como um bloco com uma borda tracejada. A ilustração mostra a associação entre o touchpoint e o orquestrador de domínio como uma linha tracejada.

Associar um Touchpoint ao Orquestrador do domínio torna o Orquestrador "endereçável" por operadores dentro de um processo.

Um processo que é executado em um orquestrador pode incluir operadores que precisam usar outros hosts como destino. Esses destinos geralmente exigem que você instale um agente do CA Process Automation e, em seguida, associe touchpoints ao agente. Os criadores de conteúdo acessam o agente por meio do nome do seu touchpoint. Quando não é possível instalar um agente em um host de destino, os touchpoints do proxy são usados. Um touchpoint do proxy amplia o uso de touchpoints, de modo que os orquestradores possam executar operadores em um host remoto (ou seja, um host sem um agente instalado). Quando um touchpoint está configurado com uma conexão SSH entre o host do agente e um host remoto, é um touchpoint do proxy.

Hosts com Agentes fazem parte do domínio; hosts sem Agentes estão fora do domínio.

Para cada touchpoint com uma associação ao ambiente de criação, adicione um touchpoint com o mesmo nome e associe-o ao ambiente de produção. Assim, um operador que é executado no touchpoint ABC no ambiente de criação também pode ser executado em um touchpoint chamado touchpoint ABC no ambiente de produção. No ambiente de teste, o touchpoint pode ser associado a um único agente. Para oferecer suporte à alta disponibilidade no ambiente de produção, o touchpoint correspondente pode ser associado a dois agentes.

O mesmo nome de touchpoint é usado para associar um agente ao ambiente de produção que foi usado para associar o agente correspondente ao ambiente de criação.

 

Mais informações:

Sobre a hierarquia de domínio, orquestradores e agentes