Esta seção contém os seguintes tópicos:
Use a página de visão geral do patrocinador para analisar a visualização do patrocinador do alinhamento, do risco, do orçamento e do cronograma do projeto. Essa página consiste nos portlets a seguir:
Siga estas etapas:
A página de visão geral é exibida.
A página de visão geral do patrocinador é exibida.
Use o filtro de nível de página para filtrar todos os portlets de uma vez por proprietário do negócio.
O portlet KPIs por ORG do projeto exibe os KPIs (principais indicadores de desempenho) dos projetos organizados por ORG. O portlet fornece uma atualização rápida sobre os KPIs, como o alinhamento do negócio, o % de programação, os dias de atraso, o % de variação do custo e do esforço projetado, os riscos, as ocorrências e as solicitações de mudança.
O portlet exibe informações a partir da perspectiva de um ORG e de um projeto. As informações do projeto são acumuladas para cada nível do ORG.
Esse portlet inclui os campos a seguir:
Exibe o ORG ou o nome do projeto. Expanda um nome de ORG para exibir todos os projetos pertencentes a esse ORG. Clique no link de um projeto para ir para as propriedades do projeto.
Exibe o gerente de projeto. Clique no link de um gerente para ir até a página de propriedades do recurso.
Exibe um ícone de email. Clique no ícone para enviar um email ao gerente de projeto.
Indica o quanto o projeto está alinhado com o objetivo de negócio da organização. Quanto mais alto o valor, mais forte o alinhamento. A métrica é usada na análise do portfólio quando critérios de alinhamento do negócio comparáveis são usados em todos os investimentos do portfólio. Para cada unidade de ORG, é calculado o alinhamento médio.
Exibe um semáforo que indica os dias de atraso como uma porcentagem do período de tempo do projeto, que é a data de término menos a data de início. O cálculo considera o andamento e a linha de base (se houver) do projeto. A cor do semáforo indica se o projeto está no prazo ou atrasado. Para cada unidade de ORG, é calculada a porcentagem média do cronograma.
Semáforos:
Exibe a quantidade de dias de atraso de um projeto considerando o seguinte:
■ A existência ou não de uma linha de base
■ Andamento do projeto
Para cada unidade de ORG, é calculada a média de dias de atraso.
Se existir uma linha de base, os dias de atraso serão calculados como a data de término do projeto menos a data de término da linha de base. Um número positivo indica que o projeto está atrasado de acordo com a linha de base. Um número negativo indica que o projeto está adiantado de acordo com a linha de base.
Se existir uma linha de base e a data de término do projeto for igual a data de término da linha de base, o projeto será considerado como atrasado se não estiver concluído e era devido antes da data de hoje. Nesse caso, os dias de atraso serão calculados como a data de hoje menos a data de término do projeto.
Se não existir nenhuma linha de base, os dias de atraso serão calculados se o projeto não tiver sido concluído e era devido antes da data de hoje. Nesse caso, os dias de atraso serão calculados como a data de hoje menos a data de término do projeto.
Exibe um semáforo que indica a variação do custo projetado como uma porcentagem do custo de ONT. Para cada unidade de ORG, é calculada a porcentagem de variação média do custo projetado.
Fórmula: (((Custo da EPT + Custo real (CRTR)) - Custo de ONT) / Custo de ONT) * 100
Semáforos:
Exibe um semáforo que indica a variação do esforço projetado como uma porcentagem do esforço de ONT. Para cada unidade de ORG, é calculada a porcentagem de variação média do esforço projetado.
Fórmula: ((Esforço de ENT – Esforço de ONT) / Esforço de ONT) * 100
Semáforos:
Exibe um semáforo com base na pontuação do risco do projeto. A pontuação total do risco do projeto determina a cor do semáforo. Para cada unidade de ORG, é calculada a pontuação média dos riscos.
Semáforos:
Exibe um semáforo com base na prioridade mais alta das ocorrências do projeto. Ocorrências com um status de "Resolvido" ou "Fechado" são excluídas. Para cada unidade de ORG, o semáforo de ocorrência é calculado como a prioridade mais alta das ocorrências dos respectivos projetos.
Exibirá uma marca de seleção se existir pelo menos uma solicitação de mudança no projeto. As solicitações de mudança com um status de "Resolvido" ou "Fechado" são excluídas. Para cada unidade de ORG, a marca de seleção será exibida se pelo menos um projeto do ORG tiver uma solicitação de mudança.
Os seguintes campos estão disponíveis para este portlet, e você pode adicioná-los por meio da opção de configuração:
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Personalização do CA Clarity PPM.
Exibe os dias de atraso como uma porcentagem do período de tempo do projeto, que é a data de término menos a data de início. O cálculo considera o andamento e a linha de base (se houver) do projeto. A porcentagem de dias de atraso mostra a proporção na qual um projeto está atrasado. Um dia de atraso em um projeto de seis meses não tem o mesmo impacto que um dia de atraso em um projeto de um mês. Para cada unidade de ORG, é calculada a porcentagem média de dias de atraso.
Exibe um semáforo que indica a quantidade de dias de atraso de um projeto, considerando o andamento do projeto e a existência ou não de uma linha de base do projeto. A cor do semáforo indica se o projeto está no prazo ou atrasado. Para cada unidade de ORG, é calculado o cronograma médio.
Semáforos:
Exibe a variação entre o custo estimado mais o real e o custo da linha de base. Para cada unidade de ORG, é calculada a variação média do custo projetado.
Fórmula: ((Custo da EPT + Custo real (CRTR)) - Custo de ONT)
Exibe a variação entre o esforço de ENT e o esforço da linha de base. Para cada unidade de ORG, é calculada a variação média do esforço projetado.
Fórmula: (Esforço de ENT – Esforço de ONT)
O portlet Cronograma do projeto exibe o tipo de projeto, o risco, o custo planejado e o cronograma no formato de um gráfico de Gantt.
Os seguintes campos são exibidos no portlet:
Exibe um ícone que vincula-se ao painel do projeto.
Exibe o nome do projeto. Clique no link do nome de um projeto para ir até a página de propriedades do projeto.
Exibe o tipo de projeto.
Exibe um semáforo que ajuda avaliar o risco de um projeto. A pontuação do risco total do projeto determina a cor do semáforo.
Exibe o valor do custo planejado do projeto.
Exibe um gráfico de Gantt. Cada barra de Gantt do gráfico representa a duração de um projeto.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Gerenciamento de Projetos.
Este portlet é baseado no provedor do objeto Projeto. Os campos incluídos no provedor do objeto estão disponíveis para esse portlet e podem ser adicionados durante a opção de configuração.
O portlet Custo planejado por tipo de projeto exibe um gráfico de pizza que mostra a porcentagem do custo planejado em relação a cada tipo de projeto. Cada fatia da pizza corresponde a um tipo de projeto. Passe o mouse sobre uma fatia para exibir o valor total do custo planejado em relação a um tipo de projeto.
Este portlet é baseado no provedor do objeto Projeto. Os campos incluídos no provedor do objeto estão disponíveis para esse portlet e podem ser adicionados durante a opção de configuração.
Use a página do painel de visão geral do programa para revisar o custo e o cronograma do programa. Compare esses dados com o custo e o cronograma do projetos pertencentes ao programa. A página fornece aos gerentes de programa mais visibilidade e controle na governança do programa.
A página do painel de visão geral do programa consiste nos seguintes portlets:
Siga estas etapas:
A página de visão geral é exibida.
A página do painel de visão geral do programa é exibida. Use o filtro de nível de página para filtrar os dois portlets de uma vez por programa.
O portlet Painel de custo de gerente de programa exibe o desempenho do custo e do esforço dos projetos pertencentes a um programa. Este portlet compara o orçamento de um programa com o desempenho de custo de seus projetos.
As informações exibidas no portlet também estão disponíveis nas propriedades Cronograma e desempenho e Resumo financeiro de cada projeto.
Consulte o Guia do Usuário de Gestão de Projetos e o Guia do Usuário de Gestão Financeira para obter mais informações.
Os seguintes campos são exibidos no portlet:
Exibe um ícone que vincula-se ao painel do projeto.
Exibe o nome do projeto. Clique no link do nome de um projeto para ir até a página de propriedades do projeto.
Exibe um semáforo com base na pontuação do risco do projeto. A pontuação total do risco do projeto determina a cor do semáforo.
Exibe a etapa do ciclo de vida do projeto.
Exibe a data de término do projeto.
Exibe a proporção do dinheiro obtido ou perdido neste projeto em relação ao valor investido.
Origem: página de Propriedades do Resumo financeiro do projeto.
Exibe a taxa interna de retorno ou a taxa de desconto usada para atingir VPL zero para um investimento.
Origem: página de Propriedades do Resumo financeiro do projeto.
Exibe o valor da linha de base calculado pelo sistema na conclusão, que é o custo da linha de base na hora da revisão da linha de base atual.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Exibe o valor do CRTR (Custo real do trabalho realizado) calculado pelo sistema, que é o custo total direto incorrido no trabalho realizado baseado nas horas trabalhadas registradas.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Exibe o valor calculado pelo sistema da estimativa no término, que é o custo total do trabalho real concluído até a data e o custo previsto para concluir o trabalho restante.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Exibe a variação entre o custo estimado mais o real e o custo da linha de base.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Fórmula: ((Custo da EPT + Custo real (CRTR)) - Custo de ONT)
Exibe um semáforo que indica a variação do custo projetado como uma porcentagem do custo de ONT.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Fórmula: (((Custo da EPT + Custo real (CRTR)) - Custo de ONT) / Custo de ONT) * 100
Semáforos:
Exibe um ícone que é um link para uma página com os seguintes portlets:
Os seguintes valores agregados são fornecidos na parte inferior da página:
Exibe as porcentagens de agregação e os valores dos custos dos projetos pertencentes ao programa. Os valores agregados são as médias do ROI planejado e da TIR planejada. Os valores agregados são as somas do Custo de ONT, do Custo real (CRTR), do Custo da ENT e da Variação do custo projetado.
Exibe o Custo orçado do programa.
Origem: página de propriedades do Resumo financeiro do programa.
Exibe a diferença entre o Custo orçado e o Custo total de ENT dos projetos do programa.
Os seguintes campos estão disponíveis para este portlet, e você pode adicioná-los por meio da opção de configuração:
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Personalização do CA Clarity PPM.
Exibe a data de início do projeto.
Exibe o gerente de projeto.
Exibe o custo planejado do projeto.
Origem: página de Propriedades do Resumo financeiro do projeto.
Exibe o custo de capital planejado do projeto.
Origem: página de Propriedades do Resumo financeiro do projeto.
Exibe a porcentagem do custo de capital planejado do projeto.
Origem: página de Propriedades do Resumo financeiro do projeto.
Fórmula: (Custo de capital planejado/Custo planejado) * 100
Exibe o custo operacional planejado do projeto.
Origem: página de Propriedades do Resumo financeiro do projeto.
Exibe a porcentagem do custo operacional planejado do projeto.
Origem: página de Propriedades do Resumo financeiro do projeto.
Fórmula: (Custo operacional planejado/Custo planejado) * 100
Exibe o benefício planejado do projeto.
Origem: página de Propriedades do Resumo financeiro do projeto.
Exibe o valor presente líquido do projeto por meio do cálculo do custo total de capital e uma série de receitas e pagamentos futuros.
Origem: página de Propriedades do Resumo financeiro do projeto.
Exibe a data em que o fluxo de caixa esperado é igual à saída de dinheiro do projeto. A data de ponto de equilíbrio corresponde ao período de retorno de investimento.
Origem: página de Propriedades do Resumo financeiro do projeto.
Exibe a Taxa interna de retorno modificada ou a taxa usada para avaliar a viabilidade do projeto.
Origem: página Resumo financeiro do investimento.
Exibe a quantidade de períodos (em meses) necessários para que a soma dos fluxos de caixa esperados seja igual à saída de dinheiro inicial do projeto.
Origem: página de Propriedades do Resumo financeiro do projeto.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço da linha de base (horas trabalhadas mais EPT restante) no momento da revisão da linha de base atual.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço real registrado para as tarefas do projeto.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço estimado para concluir o projeto.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço estimado no término (horas trabalhadas mais EPT restante) do projeto.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Exibe a variação entre o esforço de ENT e o esforço da linha de base.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Fórmula: (Esforço de ENT – Esforço de ONT)
Exibe um semáforo que indica a variação do esforço projetado como uma porcentagem do esforço de ONT.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Fórmula: ((Esforço de ENT – Esforço de ONT) / Esforço de ONT) * 100
Semáforos:
Exibe o valor calculado pelo sistema do COTA (custo orçado do trabalho agendado) ou do valor orçado que pode ser gasto no projeto em um determinado período. Se o período não for especificado, será usada a data atual do projeto ou a data do sistema. O COTA também é conhecido como valor planejado (VP)
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Exibe o valor calculado pelo sistema do COTR (custo orçado do trabalho realizado). O valor é calculado e registrado quando você determina a linha de base de um projeto ou quando atualiza os totais dos valores agregados. O COTR também é conhecido como VA (valor agregado) e representa o valor do custo orçado (ONT) concluído com base no desempenho. O desempenho é medido usando o método de Cálculo de VA de tarefa.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Exibe o valor da variação de custo calculado pelo sistema. A variação de custo é o valor do que foi realizado até a data versus o que foi gasto até a data.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Exibe o valor da variação do cronograma calculado pelo sistema. A variação do cronograma é o valor do que foi programado até a data versus o que foi realizado até a data. Um valor positivo indica que o trabalho está à frente do cronograma da linha de base. Um valor negativo indica que o trabalho está atrasado em relação ao cronograma da linha de base.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Exibe a variação de custo como uma porcentagem. Calculado como a porcentagem da variação de custo sobre o valor do COTR (Custo orçado do trabalho realizado).
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Fórmula: ((COTR – CRTR) / COTR) * 100
Exibe a variação do cronograma como uma porcentagem. Calculado como a porcentagem da variação do cronograma sobre o valor do COTA (Custo orçado do trabalho agendado).
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Fórmula: ((COTR – COTA) / COTA) *100
Exibe o valor calculado pelo sistema do IDC (Índice de desempenho de custos), que é uma classificação da eficiência do trabalho realizado. Um valor maior ou igual a um indica uma condição favorável. Um valor menor que um indica uma condição desfavorável.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Exibe o valor calculado pelo sistema do IDP (Índice de desempenho de prazos), que é a proporção do trabalho realizado em relação ao trabalho programado. Um valor maior ou igual a um indica que o trabalho está no prazo. Um valor menor que um indica que o trabalho está atrasado em relação ao cronograma.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
É possível detalhar as seguintes exibições de custos a partir do portlet Painel de custos do gerente do programa:
O portlet Custos do projeto por fase exibe os valores de desempenho de custos e as variações por fase. Use o portlet para identificar as fases do plano do projeto que estão acima da linha de base a partir de um ponto de vista de custo.
Para exibir este portlet, clique no ícone de Detalhamento de custos no portlet Painel de custos do gerente de programas.
Os seguintes campos são exibidos nesse portlet:
Exibe o nome do projeto. Clique no nome de um projeto para ir para a página de propriedades do projeto.
Exibe as fases de um projeto. Clique em uma fase para visualizar a página de propriedades da tarefa.
Exibe o status da fase (Iniciado, Não iniciado e Concluído.
Exibe a data de início da fase.
Exibe a data de término da fase.
Exibe o valor da linha de base calculado pelo sistema na conclusão, que é o custo da linha de base na hora da revisão da linha de base atual.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor do CRTR (Custo real do trabalho realizado) calculado pelo sistema, que é o custo total direto incorrido no trabalho realizado baseado nas horas trabalhadas registradas.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do custo estimado para concluir a tarefa. O custo da EPT é o total agregado da mão-de-obra restante e do custo não referente a mão-de-obra para concluir a tarefa.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema da estimativa no término, que é o custo total do trabalho real concluído até a data e o custo previsto para concluir o trabalho restante.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe a variação entre o custo estimado mais o real e o custo da linha de base.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Fórmula: ((Custo da EPT + Custo real (CRTR)) - Custo de ONT)
Exibe um semáforo que indica a variação do custo projetado como uma porcentagem do custo de ONT.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Fórmula: (((Custo da EPT + Custo real (CRTR)) - Custo de ONT) / Custo de ONT) * 100
Semáforos:
Os campos a seguir estão disponíveis para adição por meio da configuração desse portlet.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Personalização do CA Clarity PPM.
Exibe a data de início da linha de base da tarefa.
Exibe a data de término da linha de base da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço da linha de base (horas trabalhadas mais EPT restante) no momento da revisão da linha de base atual.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço real registrado para as tarefas do projeto.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço estimado para concluir a tarefa.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço estimado no término (horas trabalhadas mais EPT restante) da tarefa.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe a variação entre o esforço de ENT e o esforço da linha de base.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Fórmula: (Esforço de ENT – Esforço de ONT)
Exibe um semáforo que indica a variação do esforço projetado como uma porcentagem do esforço de ONT.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Fórmula: ((Esforço de ENT – Esforço de ONT) / Esforço de ONT) * 100
Semáforos:
Exibe o valor calculado pelo sistema do COTA (custo orçado do trabalho agendado) ou do valor orçado que pode ser gasto na tarefa em um determinado período. Se o período não for especificado, será usada a data atual da tarefa ou a data do sistema. O COTA também é conhecido como valor planejado (VP)
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do COTR (custo orçado do trabalho realizado). O valor é calculado e registrado quando você determina a linha de base de um projeto ou quando atualiza os totais dos valores agregados. O COTR também é conhecido como VA (valor agregado) e representa o valor do custo da linha de base (ONT) concluído com base no desempenho. O desempenho é medido usando o método de Cálculo de VA de tarefa.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor da variação de custo calculado pelo sistema. A variação de custo é o valor do que foi realizado até a data versus o que foi gasto até a data.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor da variação do cronograma calculado pelo sistema. A variação do cronograma é o valor do que foi programado até a data versus o que foi realizado até a data. Um valor positivo indica que o trabalho está à frente do cronograma da linha de base. Um valor negativo indica que o trabalho está atrasado em relação ao cronograma da linha de base.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe a variação de custo como uma porcentagem. A variação é calculada como a porcentagem de variação de custo sobre o valor do COTR (custo orçado do trabalho realizado).
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Fórmula: ((COTR – CRTR) / COTR) * 100
Exibe a variação do cronograma como uma porcentagem. A variação é calculada como a porcentagem de variação do cronograma sobre o valor do COTA (custo orçado do trabalho agendado).
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Fórmula: ((COTR – COTA) / COTA) *100
Exibe o valor calculado pelo sistema do IDC (Índice de desempenho de custos), que é uma classificação da eficiência do trabalho realizado. Um valor maior ou igual a um indica uma condição favorável. Um valor menor que um indica uma condição desfavorável.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do IDP (Índice de desempenho de prazos), que é a proporção do trabalho realizado em relação ao trabalho programado. Um valor maior ou igual a um indica que o trabalho está no prazo. Um valor menor que um indica que o trabalho está atrasado em relação ao cronograma.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
O portlet Custos do projeto por tarefa exibe os valores de desempenho de custos e as variações por tarefa. Você pode usar o portlet para identificar as tarefas do plano do projeto que estão acima da linha de base a partir de um ponto de vista de custo.
Para exibir este portlet, clique no ícone de Detalhamento de custos no portlet Painel de custos do gerente de programas.
Os seguintes campos são exibidos no portlet:
Exibe o nome do projeto. Clique no nome de um projeto para ir para a página de propriedades do projeto.
Exibe as fases de um projeto. Clique em uma fase para visualizar a página de propriedades da tarefa.
Exibe as tarefas de um projeto. Clique em uma tarefa para visualizar a página de propriedades da tarefa.
Exibe o status da tarefa (Iniciado, Não iniciado e Concluído.
Exibe a data de início da tarefa.
Exibe a data de término da tarefa.
Exibe o valor da linha de base calculado pelo sistema na conclusão, que é o custo da linha de base na hora da revisão da linha de base atual.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor do CRTR (Custo real do trabalho realizado) calculado pelo sistema, que é o custo total direto incorrido no trabalho realizado baseado nas horas trabalhadas registradas.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do custo estimado para concluir a tarefa. O custo da EPT é o total agregado da mão-de-obra restante e do custo não referente a mão-de-obra para concluir a tarefa.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema da estimativa no término, que é o custo total do trabalho real concluído até a data e o custo previsto para concluir o trabalho restante.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe a variação entre o custo estimado mais o real e o custo da linha de base.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Fórmula: ((Custo da EPT + Custo real (CRTR)) - Custo de ONT)
Exibe um semáforo que indica a variação do custo projetado como uma porcentagem do custo de ONT.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Fórmula: (((Custo da EPT + Custo real (CRTR)) - Custo de ONT) / Custo de ONT) * 100
Semáforos:
Os campos a seguir estão disponíveis para adição por meio da configuração desse portlet.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Personalização do CA Clarity PPM.
Exibe a data de início da linha de base da tarefa.
Exibe a data de término da linha de base da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço da linha de base (horas trabalhadas mais EPT restante) no momento da revisão da linha de base atual.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço real registrado para as tarefas do projeto.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço estimado para concluir a tarefa.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço estimado no término (horas trabalhadas mais EPT restante) da tarefa.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe a variação entre o esforço de ENT e o esforço da linha de base.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Fórmula: (Esforço de ENT – Esforço de ONT)
Exibe um semáforo que indica a variação do esforço projetado como uma porcentagem do esforço de ONT.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Fórmula: ((Esforço de ENT – Esforço de ONT) / Esforço de ONT) * 100
Semáforos:
Exibe o valor calculado pelo sistema do COTA (custo orçado do trabalho agendado) ou do valor orçado que pode ser gasto na tarefa em um determinado período. Se o período não for especificado, será usada a data atual da tarefa ou a data do sistema. O COTA também é conhecido como valor planejado (VP)
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do COTR (custo orçado do trabalho realizado). O valor é calculado e registrado quando você determina a linha de base de um projeto ou quando atualiza os totais dos valores agregados. O COTR também é conhecido como VA (valor agregado) e representa o valor do custo da linha de base (ONT) concluído com base no desempenho. O desempenho é medido usando o método de Cálculo de VA de tarefa.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor da variação de custo calculado pelo sistema. A variação de custo é o valor do que foi realizado até a data versus o que foi gasto até a data.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor da variação do cronograma calculado pelo sistema. A variação do cronograma é o valor do que foi programado até a data versus o que foi realizado até a data. Um valor positivo indica que o trabalho está à frente do cronograma da linha de base. Um valor negativo indica que o trabalho está atrasado em relação ao cronograma da linha de base.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe a variação de custo como uma porcentagem. A variação é calculada como a porcentagem de variação de custo sobre o valor do COTR (custo orçado do trabalho realizado).
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Fórmula: ((COTR – CRTR) / COTR) * 100
Exibe a variação do cronograma como uma porcentagem. A variação é calculada como a porcentagem de variação do cronograma sobre o valor do COTA (custo orçado do trabalho agendado).
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Fórmula: ((COTR – COTA) / COTA) *100
Exibe o valor calculado pelo sistema do IDC (Índice de desempenho de custos), que é uma classificação da eficiência do trabalho realizado. Um valor maior ou igual a um indica uma condição favorável. Um valor menor que um indica uma condição desfavorável.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do IDP (Índice de desempenho de prazos), que é a proporção do trabalho realizado em relação ao trabalho programado. Um valor maior ou igual a um indica que o trabalho está no prazo. Um valor menor que um indica que o trabalho está atrasado em relação ao cronograma.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
O portlet Custos do projeto por recurso exibe os valores de desempenho de custos e as variações por recurso. Use o portlet para identificar os recursos que estão acima da linha de base a partir de um ponto de vista de custo.
Para exibir este portlet, clique no ícone Detalhamento de custos no portlet Painel de custos do gerente de programas.
Os seguintes campos são exibidos no portlet:
Exibe o nome do projeto. Clique no nome de um projeto para ir para a página de propriedades do projeto.
Exibe um ícone que é um link para a página da equipe do projeto.
Exibe a função ou o recurso alocado para o projeto. Clique em um recurso ou função para visualizar a página de propriedades do recurso ou da função.
Exibe a função do projeto para o recurso.
Exibe o tipo de recurso (por exemplo, mão-de-obra, material, despesa ou equipamento).
Exibe o tipo de contratação do recurso (por exemplo, funcionário ou temporário).
Exibe o valor da linha de base calculado pelo sistema na conclusão, que é o custo da linha de base na hora da revisão da linha de base atual.
Exibe o valor do CRTR (Custo real do trabalho realizado) calculado pelo sistema, que é o custo total direto incorrido no trabalho realizado baseado nas horas trabalhadas registradas.
Exibe o valor calculado pelo sistema do custo estimado para concluir o projeto. O custo da EPT é o total agregado da mão-de-obra restante e do custo não referente a mão-de-obra para concluir o projeto.
Exibe o valor calculado pelo sistema da estimativa no término, que é o custo total do trabalho real concluído até a data e o custo previsto para concluir o trabalho restante.
Exibe a variação entre o custo estimado mais o real e o custo da linha de base.
Fórmula: ((Custo da EPT + Custo real (CRTR)) - Custo de ONT)
Exibe um semáforo que indica a variação do custo projetado como uma porcentagem do custo de ONT.
Fórmula: (((Custo da EPT + Custo real (CRTR)) - Custo de ONT) / Custo de ONT) * 100
Semáforos:
Os campos a seguir estão disponíveis para adição por meio da configuração desse portlet.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Personalização do CA Clarity PPM.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço da linha de base (horas trabalhadas mais EPT restante) no momento da revisão da linha de base atual.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço real registrado para as tarefas do projeto.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço estimado para concluir a tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço estimado no término (horas trabalhadas mais EPT restante) da tarefa.
Exibe a variação entre o esforço de ENT e o esforço da linha de base.
Origem: páginas de propriedade do desempenho da tarefa.
Fórmula: (Esforço de ENT – Esforço de ONT)
Exibe um semáforo que indica a variação do esforço projetado como uma porcentagem do esforço de ONT.
Fórmula: ((Esforço de ENT – Esforço de ONT) / Esforço de ONT) * 100
Semáforos:
O portlet Painel de cronograma do gerente de programa exibe o desempenho do cronograma de um programa e dos projetos pertencentes ao programa.
Os seguintes campos são exibidos no portlet:
Exibe um ícone que vincula-se ao programa ou ao painel do projeto.
Exibe o programa ou o nome do projeto. Clique no link de um programa ou projeto para abrir a página de propriedades do programa ou projeto.
Exibe a data de início do programa ou do projeto.
Exibe a data de término do programa ou do projeto.
Exibe uma luz que indica o status geral de cada programa ou projeto, com base no relatório de status com a data do relatório mais recente e um status do relatório final ou nenhum valor selecionado.
Exibe um semáforo que indica os dias de atraso como uma porcentagem do período de tempo do programa ou do projeto, que é a data de término menos a data de início. O cálculo considera o andamento e a linha de base (se houver) do programa ou do projeto. A cor do semáforo indica se o programa ou o projeto está no prazo ou atrasado.
Semáforos:
Exibe a quantidade de dias de atraso considerando o seguinte:
Se existir uma linha de base, os dias de atraso serão calculados como a data de término do projeto menos a data de término da linha de base. Um número positivo indica que o projeto está atrasado de acordo com a linha de base. Um número negativo indica que o projeto está adiantado de acordo com a linha de base.
Se existir uma linha de base e a data de término do projeto for igual a data de término da linha de base, o projeto será considerado como atrasado se não estiver concluído e era devido antes da data de hoje. Nesse caso, os dias de atraso serão calculados como a data de hoje menos a data de término do projeto.
Se não existir nenhuma linha de base, os dias de atraso serão calculados se o programa ou o projeto não tiver sido concluído e era devido antes da data de hoje. Nesse caso, os dias de atraso serão calculados como a data de hoje menos a data de término do programa ou projeto.
Cronograma de Gantt
Exibe um gráfico de Gantt para comparar a data de término do programa com os cronogramas dos projetos associados. A cor das barras de Gantt é baseada no % de programação, da seguinte maneira:
Os seguintes campos estão disponíveis para este portlet, e você pode adicioná-los por meio da opção de configuração:
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Personalização do CA Clarity PPM.
Exibe a data de início da linha de base do projeto.
Exibe a data de término da linha de base do projeto.
Exibe o gerente do programa ou do projeto.
Exibe os dias de atraso como uma porcentagem do período de tempo do programa ou do projeto, que é a data de término menos a data de início. O cálculo considera o andamento e a linha de base (se houver) do programa ou do projeto. A porcentagem de dias de atraso mostra a proporção na qual um programa ou projeto está atrasado. Um dia de atraso em um programa ou projeto de seis meses não tem o mesmo impacto que um dia de atraso em um programa ou projeto de um ano.
Exibe um semáforo que indica a quantidade de dias em que um programa ou projeto está atrasado, considerando o andamento do programa ou do projeto e a existência ou não de uma linha de base do projeto. A cor do semáforo indica se o programa ou o projeto está no prazo ou atrasado.
Exibe um semáforo que mostra o status de cada programa ou projeto com base no respectivo indicador de status.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do programa ou do projeto.
Semáforos:
A página de visão geral de alertas do PM fornece uma visualização de alto nível, com base em exceção das atividades do gerente de projeto. Os alertas indicam áreas potenciais de problemas a serem monitoradas no intervalo de perspectiva de dias. Por padrão, a perspectiva de dias considera 45 dias antes e 45 dias depois da data atual.
Se você fornecer um valor para o campo A partir da data, os portlets exibirão os resultados com base no valor do campo A partir da data em vez de usar a data atual. Os resultados com base no valor de A partir da data, são de 45 dias antes e 45 dias depois da data.
Se você fornecer um valor para Perspectiva de dias, os portlets exibirão os resultados com base na Previsão de dias especificada, em vez de usar o padrão de 45 dias.
Você também pode combinar as opções A partir da data e Perspectiva de dias.
A página de alertas do PM consiste nos seguintes portlets:
Siga estas etapas:
A página de visão geral é exibida.
A página de visão geral de alertas do PM é exibida.
Use o filtro de nível de página para filtrar todos os portlets de uma vez por ORG, Gerente de projeto, A partir da data e Perspectiva de dias.
O portlet Desempenho do cronograma exibe a quantidade de tarefas atrasadas categorizadas como atraso crítico, vencidas ou programadas com atraso dentro da perspectiva de dias, da seguinte maneira:
Tarefas de resumo e marcos não estão incluídos nesse portlet. Além disso, as tarefas com um status de "Concluída" não estão incluídas nesse portlet.
As tarefas serão consideradas como atrasadas se tiverem um valor de dias de atraso, que é calculado da seguinte maneira:
Nenhuma coluna do gráfico indica que todas as tarefas dentro da perspectiva de dias estão concluídas conforme o programado.
Clique em uma barra do gráfico para ir para a página de detalhamento do desempenho do cronograma. O portlet Desempenho do cronograma é exibido nessa página.
A página Detalhamento do desempenho do cronograma inclui o portlet Detalhes do desempenho do cronograma. Esse portlet exibe uma lista das tarefas com atraso crítico, vencidas ou programadas com atraso dentro da perspectiva de dias.
Tarefas de resumo e marcos não estão incluídos nesse portlet. Além disso, as tarefas com um status de "Concluída" não estão incluídas nesse portlet.
Para visualizar esse portlet, clique em uma barra do gráfico no portlet Desempenho do cronograma.
Os seguintes campos são exibidos no portlet:
Exibe um ícone que vincula-se ao painel do projeto.
Exibe o nome do projeto. Clique no link do nome de um projeto para ir até a página de propriedades do projeto.
Exibe o nome da tarefa. Clique em um nome de tarefa para visualizar as propriedades da tarefa.
Indica o status da tarefa.
Valores: Não iniciado e Iniciado
Exibe o agrupamento da tarefa.
Valores: Atraso crítico, Vencido e Programado com atraso.
Exibe a data de término da tarefa.
Exibe um semáforo que indica os dias de atraso como uma porcentagem do período de tempo da tarefa de resumo ou do projeto, que é a data de término menos a data de início. Se a tarefa tiver uma tarefa pai na EAP, o período de tempo da tarefa pai será usado no cálculo. Se a tarefa estiver no nível superior da EAP e não tiver uma tarefa pai, o período de tempo do projeto será usado no cálculo.
O cálculo considera o status e a linha de base (se houver) da tarefa. A cor do semáforo indica se a tarefa está no prazo ou atrasada.
Semáforos:
Exibe a quantidade de dias de atraso considerando o seguinte:
■ A existência ou não de uma linha de base
■ Status da tarefa
Se existir uma linha de base, os dias de atraso serão calculados como a data de término da tarefa menos a data de término da linha de base. Um número positivo indica que a tarefa está atrasada de acordo com a linha de base. Um número negativo indica que o projeto está adiantado de acordo com a linha de base.
Se existir uma linha de base e a data de término da tarefa for igual a data de término da linha de base, a tarefa será considerada como atrasada se não estiver concluída e era devida antes da data de hoje. Nesse caso, os dias de atraso serão calculados como a data de hoje menos a data de término da tarefa.
Se não existir nenhuma linha de base, os dias de atraso serão calculados se a tarefa não tiver sido concluída e era devida antes da data de hoje. Nesse caso, os dias de atraso serão calculados como a data de hoje menos a data de término da tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço da linha de base (horas trabalhadas mais EPT restante) no momento da revisão da linha de base atual.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço real registrado para a tarefa no projeto.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço estimado para concluir a tarefa.
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço estimado no término (horas trabalhadas mais EPT restante) da tarefa.
Exibe a variação entre o esforço de ENT e o esforço da linha de base.
Fórmula: (Esforço de ENT – Esforço de ONT)
Exibe um semáforo que indica a variação do esforço projetado como uma porcentagem do esforço de ONT.
Fórmula: ((Esforço de ENT – Esforço de ONT) / Esforço de ONT) * 100
Semáforos:
Os seguintes campos estão disponíveis para este portlet, e você pode adicioná-los por meio da opção de configuração:
Exibe a data de início da tarefa.
Exibe a data de início da linha de base da tarefa.
Exibe a data de término da linha de base da tarefa.
Exibe os dias de atraso como uma porcentagem do período de tempo da tarefa de resumo ou do projeto, que é a data de término menos a data de início. Se a tarefa tiver uma tarefa pai na EAP, o período de tempo da tarefa pai será usado no cálculo. Se a tarefa estiver no nível superior da EAP e não tiver uma tarefa pai, o período de tempo do projeto será usado no cálculo. O cálculo considera o status e a linha de base (se houver) da tarefa.
Exibe um semáforo que indica a quantidade de dias de atraso da tarefa, considerando o status da tarefa e a existência ou não de uma linha de base para a tarefa. A cor do semáforo indica se a tarefa está no prazo ou atrasada.
O portlet Marcos fornece uma lista de marcos e de indicadores do cronograma do projeto dentro da perspectiva de dias.
O portlet inclui os seguintes campos:
Exibe um ícone que vincula-se ao painel do projeto.
Exibe o nome do projeto. Clique no link do nome de um projeto para ir até a página de propriedades do projeto.
Exibe o nome do marco. Clique no nome do marco para ir para a página de propriedades da tarefa.
Exibe a data de término da conclusão do marco.
Exibe um semáforo que indica os dias de atraso como uma porcentagem do período de tempo da tarefa de resumo ou do projeto, que é a data de término menos a data de início. Se o marco tiver uma tarefa pai na EAP, o período de tempo da tarefa pai será usado no cálculo. Se o marco estiver no nível superior da EAP e não tiver uma tarefa pai, o período de tempo do projeto será usado no cálculo.
O cálculo considera o status e a linha de base (se houver) do marco. A cor do semáforo indica se o marco está no prazo ou atrasado.
Semáforos:
Exibe a quantidade de dias de atraso considerando o seguinte:
Se existir uma linha de base, os dias de atraso serão calculados como a data de término do marco menos a data de término da linha de base. Um número positivo indica que o marco está atrasado de acordo com a linha de base. Um número negativo indica que o projeto está adiantado de acordo com a linha de base.
Se existir uma linha de base e a data de término do marco for igual a data de término da linha de base, o marco será considerado como atrasado se não estiver concluído e era devido antes da data de hoje. Nesse caso, os dias de atraso serão calculados como a data de hoje menos a data de término do marco.
Se não existir nenhuma linha de base, os dias de atraso serão calculados se o marco não tiver sido concluído e era devido antes da data de hoje. Nesse caso, os dias de atraso serão calculados como a data de hoje menos a data de término do marco.
Os seguintes campos estão disponíveis para este portlet, e você pode adicioná-los por meio da opção de configuração:
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Personalização do CA Clarity PPM.
Exibe a data de início do marco.
Exibe a data de início da linha de base do marco.
Exibe a data de término da linha de base do marco.
Exibe os dias de atraso como uma porcentagem do período de tempo da tarefa de resumo ou do projeto, que é a data de término menos a data de início. Se o marco tiver uma tarefa pai na EAP, o período de tempo da tarefa pai será usado no cálculo. Se o marco estiver no nível superior da EAP e não tiver uma tarefa pai, o período de tempo do projeto será usado no cálculo. O cálculo considera o status e a linha de base (se houver) do marco.
Exibe um semáforo que indica a quantidade de dias de atraso do marco, considerando o status do marco e a existência ou não de uma linha de base para o marco. A cor do semáforo indica se o marco está no prazo ou atrasado.
Semáforos:
O portlet Ocorrências atuais exibe ocorrências dentro da perspectiva de dias, agrupadas por prioridade, em todos os projetos. As ocorrências não serão incluídas nesse portlet se seu status for "Resolvido" ou "Fechado".
Os dados são exibidos como um gráfico de pizza. Cada segmento da pizza reflete a quantidade de ocorrências por prioridade, fornecendo uma visão geral do status de um projeto em termos das ocorrências geradas. Clique em uma fatia da pizza para abrir os detalhes da ocorrência na página Detalhamento de ocorrências atuais. O portlet Lista de ocorrências atuais dessa página exibe detalhes sobre as ocorrências no intervalo da perspectiva de dias.
A página de detalhamento de ocorrências atuais inclui o portlet Lista de ocorrências atuais. Use esse portlet para avaliar a prioridade e o cronograma das ocorrências e decidir sobre os planos de ação para resolvê-las. As ocorrências não serão incluídas nesse portlet se seu status for "Resolvido" ou "Fechado".
Para exibir a página de detalhamento de ocorrências atuais, clique em uma fatia da pizza no portlet Ocorrências atuais.
As colunas a seguir são exibidas no portlet Lista de ocorrências atuais:
Exibe um ícone que vincula-se ao painel do projeto.
Exibe o nome do projeto. Clique no link do nome de um projeto para ir até a página de propriedades do projeto.
Exibe o nome da ocorrência.
Exibe a descrição da ocorrência.
Exibe um semáforo que indica a prioridade da ocorrência.
Semáforos:
Exibe um semáforo para o cronograma, que é um cálculo de dias de atraso. O semáforo do cronograma é calculado como a data de hoje menos a data-alvo para resolução da ocorrência. Um número positivo indica que a data-alvo para resolução da ocorrência está atrasada de acordo com a data de hoje. Um número negativo indica que está adiantada de acordo com a data de hoje. A cor do semáforo indica se a ocorrência está no prazo ou atrasada.
Valores:
Exibe a data-alvo para resolução da ocorrência.
Exibe a categoria atribuída à ocorrência.
Valores: Flexibilidade, Verba, Interface com o usuário, Implementação, Interdependências, Objetivos, Cultura organizacional, Disponibilidade do recurso, Patrocínio, Capacidade de suporte ou Nível técnico.
Exibe o nome do proprietário da ocorrência.
Exibe um ícone de email. Clique no ícone para enviar um email ao proprietário da ocorrência.
Os seguintes campos estão disponíveis para este portlet, e você pode adicioná-los por meio da opção de configuração:
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Personalização do CA Clarity PPM.
Exibe o nome do recurso que criou a ocorrência.
Exibe a data em que a ocorrência foi criada.
Exibe a ID, que é o identificador da ocorrência.
Exibe o nome do recurso que atualizou a ocorrência pela última vez.
Exibe a data em que a ocorrência foi atualizada pela última vez.
Exibe a prioridade como texto em vez de como semáforo.
Valores: Alto, Médio, Baixo
Exibe a resolução final da ocorrência.
Exibe a data em que a ocorrência foi resolvida.
Exibe o status da ocorrência.
O portlet Definição de equipe permite identificar os projetos em que os recursos não estão atribuídos a tarefas dentro da perspectiva de dias. O portlet exibe, em um formato de gráfico de barras, as horas de EPT sem definição de equipe, que são as horas atribuídas a uma função em vez de a um recurso. O eixo Y do gráfico exibe os nomes de projetos. O eixo X exibe a quantidade de horas atribuídas a funções em vez de recursos para cada projeto.
Tarefas de resumo e marcos não estão incluídos nesse portlet. Além disso, as tarefas com um status de "Concluída" não estão incluídas nesse portlet.
O portlet ajuda a identificar projetos com tarefas às quais não foram atribuídos recursos. Você pode analisar os resultados e substituir funções por recursos que podem realizar o trabalho. Clique em uma barra do gráfico para ir para a página Detalhamento da previsão de definição de equipe. O portlet Detalhes da definição de equipe é exibido nessa página.
A página Detalhamento de previsão da definição de equipe inclui o portlet Detalhes da definição de equipe. Use o portlet para visualizar uma lista das tarefas sem definição de equipe do projeto selecionado.
Para visualizar esse portlet, clique em uma barra do gráfico no portlet Definição de equipe.
O portlet Detalhes de definição de equipe inclui as seguintes colunas:
Exibe um ícone que vincula-se ao painel do projeto.
Exibir o nome do projeto. Clique no link do nome de um projeto para ir até a página de propriedades do projeto.
Exibe o nome da tarefa. Clique em um nome de tarefa para visualizar as propriedades da tarefa.
Exibe o ícone Recursos. Clique no ícone para ir para a página da equipe do projeto e atribuir recursos às funções sem definição de equipe.
Exibe o nome da função que está sem equipe. Clique no link da função para abrir a página de propriedades da função.
Exibe a data de início da atribuição para a tarefa.
Exibe a data de término da atribuição para a tarefa.
Exibe as horas da EPT sem definição de equipe para a atribuição.
Exibe um gráfico de Gantt que indica o início e o término da atribuição.
Os campos a seguir estão disponíveis para este portlet, e você pode adicioná-los por meio da opção de configuração:
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Personalização do CA Clarity PPM.
Exibe a ID, que é o identificador do projeto.
A página de visão geral do painel do projeto lista os projetos como uma hierarquia. A hierarquia permite detalhar um projeto por meio de sua estrutura analítica até o nível mais baixo de atribuições de recursos. A hierarquia também inclui a capacidade de analisar subprojetos. O painel fornece mais visibilidade e controle na governança do projeto por meio do uso do cronograma, do custo e das métricas de esforço do projeto.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Gerenciamento de Projetos.
Esta página de visão geral do painel do projeto consiste nos seguintes portlets:
Siga estas etapas:
A página de visão geral é exibida.
A página de visão geral do painel do projeto é exibida.
Use o filtro de nível de página para filtrar todos os portlets de uma vez por ORG e gerente de projeto.
O portlet Painel de cronograma do gerente de projetos exibe o desempenho do cronograma do projeto e um Gantt. Você pode filtrar os resultados de acordo com os projetos que você gerencia ou listar todos os projetos aos quais você tem acesso, incluindo os subprojetos. Os subprojetos sempre são incluídos sob os respectivos projetos mestres, mas também é possível exibir os subprojetos no nível superior da lista do portlet. A exibição dos subprojetos no nível superior permite filtrar os subprojetos, usando as opções de filtro disponíveis no portlet. Por esse motivo, há uma opção de filtro de Sim em Mostrar subprojetos na lista que permite incluir subprojetos no nível superior da lista do portlet.
Por padrão, essa opção de filtro está definida como Não, o que significa que os subprojetos não são exibidos no nível superior da lista do portlet.
Os seguintes campos são exibidos no portlet:
Exibe o nome do projeto, o elemento EAP ou o recurso. Clique em um link de Projeto/EAP/Recurso para abrir a respectiva página de propriedades do projeto, elemento EAP ou recurso.
Exibe um ícone que indica que o projeto é um subprojeto, e vincula para a página de propriedades do subprojeto. O título dessa coluna não é exibido para reduzir a largura.
Exibe a data de início do projeto, tarefa ou atribuição.
Exibe a data de término do projeto, tarefa ou atribuição.
Exibe o seguinte:
O cálculo da tarefa considera o status e a linha de base (se houver) da tarefa. A cor do semáforo indica se a tarefa está no prazo ou atrasada.
Não há nenhum cálculo para as atribuições de recursos, portanto, o % de programação será exibido como um semáforo branco.
Semáforos:
Exibe a quantidade de dias de atraso considerando o seguinte:
Se existir uma linha de base, os dias de atraso serão calculados como a data de término do projeto ou da tarefa menos a data de término da linha de base. Um número positivo indica que a tarefa ou o projeto está atrasado de acordo com a linha de base. Um número negativo indica que o projeto está adiantado de acordo com a linha de base.
Se existir uma linha de base e a data de término do projeto ou da tarefa for igual a data de término da linha de base, o projeto ou a tarefa será considerado como atrasado se não estiver concluído e era devido antes da data de hoje. Nesse caso, os dias de atraso serão calculados como a data de hoje menos a data de término do projeto ou da tarefa.
Se não existir nenhuma linha de base, os dias de atraso serão calculados se o projeto ou a tarefa não tiver sido concluída e era devida antes da data de hoje. Nesse caso, os dias de atraso serão calculados como a data de hoje menos a data de término do projeto ou da tarefa.
Não há nenhum cálculo para as atribuições de recursos, portanto, os dias de atraso não serão preenchidos.
Exibe um gráfico de Gantt que mostra as datas de início e de término dos projetos, subprojetos, elementos de EAP e atribuições. A cor das barras de Gantt é baseada na porcentagem do cronograma, da seguinte maneira:
O Painel de cronograma do gerente de projetos e o Painel de custo e esforço do gerente de projeto são baseados na mesma consulta. Portanto, é possível configurar campos de qualquer um dos portlets para serem exibidos no outro portlet.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Personalização do CA Clarity PPM.
Além disso, os seguintes campos estão disponíveis para serem adicionados por meio da opção de configuração:
Define a porcentagem de trabalho concluída no projeto ou na tarefa.
Origens:
Exibe a data de início da linha de base do projeto, tarefa ou atribuição.
Exibe a data de término da linha de base do projeto, tarefa ou atribuição.
Exibe o código de encargo do projeto ou da tarefa.
Origens:
Exibe um ícone do painel. Clique no link do ícone para abrir o painel do projeto.
Exibe o seguinte:
O cálculo da tarefa considera o status e a linha de base (se houver) da tarefa.
Não há nenhum cálculo para as atribuições de recursos, portanto, a porcentagem dos dias de atraso não será preenchida.
Exibe um semáforo que indica a quantidade de dias de atraso de um projeto ou tarefa, considerando o seguinte:
A cor do semáforo indica se a tarefa ou o projeto está no prazo ou atrasado.
Não há nenhum cálculo para as atribuições de recursos, portanto, os dias de atraso não serão preenchidos.
Semáforos:
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço estimado para concluir o projeto ou a tarefa.
Origens:
Exibe o valor calculado pelo sistema da estimativa para terminar, que é o custo previsto para concluir o trabalho restante.
Origens:
Indica se a tarefa ou o projeto está aberto para entrada de horas.
Exibe o gerente do projeto ou do subprojeto.
Exibe o andamento do projeto ou o status da tarefa.
Valores: Não iniciado, Iniciado e Concluído
O Painel de custo e esforço do gerente de projeto exibe os valores e as variações de custo e desempenho do esforço do projeto. Você pode filtrar os resultados de acordo com os projetos que você gerencia ou listar todos os projetos aos quais você tem acesso, incluindo os subprojetos. Os subprojetos sempre são incluídos sob os respectivos projetos mestres, mas também é possível exibir os subprojetos no nível superior da lista do portlet. A exibição dos subprojetos no nível superior permite filtrar os subprojetos, usando as opções de filtro disponíveis no portlet. Por esse motivo, há uma opção de filtro de Sim em Mostrar subprojetos na lista que permite incluir subprojetos no nível superior da lista do portlet.
Por padrão, esse filtro está definido como Não, o que significa que os subprojetos não são exibidos no nível superior da lista do portlet.
Marcos não têm horas ou custo e, portanto, não há valores para marcos neste portlet.
Os seguintes campos são exibidos no portlet:
Exibe o nome do projeto, EDT ou recurso. Clique em um link de Projeto/EAP/Recurso para abrir a respectiva página de propriedades do projeto, elemento EAP ou recurso.
Exibe um ícone que indica que o projeto é um subprojeto, e vincula para a página de propriedades do subprojeto. O título dessa coluna não é exibido para reduzir a largura.
Exibe o valor da linha de base calculado pelo sistema na conclusão, que é o custo da linha de base na hora da revisão da linha de base atual.
Origens:
Exibe o valor do CRTR (Custo real do trabalho realizado) calculado pelo sistema, que é o custo total direto incorrido no trabalho realizado baseado nas horas trabalhadas registradas.
Origens:
Exibe o valor calculado pelo sistema da estimativa no término, que é o custo total do trabalho real concluído até a data e o custo previsto para concluir o trabalho restante.
Origens:
Exibe a variação entre o custo estimado mais o real e o custo da linha de base.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Fórmula: ((Custo da EPT + Custo real (CRTR)) - Custo de ONT)
Exibe um semáforo que indica a variação do custo projetado como uma porcentagem do custo de ONT.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Fórmula: (((Custo da EPT + Custo real (CRTR)) - Custo de ONT) / Custo de ONT) * 100
Semáforos:
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço da linha de base (horas trabalhadas mais EPT restante) no momento da revisão da linha de base atual.
Origens:
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço real registrado para a tarefa no projeto.
Origens:
Exibe o valor calculado pelo sistema do esforço estimado no término (horas trabalhadas mais EPT restante) do projeto.
Origens:
Exibe a variação entre o esforço de ENT e o esforço da linha de base.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Fórmula: (Esforço de ENT – Esforço de ONT)
Exibe um semáforo que indica a variação do esforço projetado como uma porcentagem do esforço de ONT.
Origem: página de propriedades de Cronograma e desempenho do projeto.
Fórmula: ((Esforço de ENT – Esforço de ONT) / Esforço de ONT) * 100
Semáforos:
O Painel de cronograma do gerente de projetos e o Painel de custo e esforço do gerente de projeto são baseados na mesma consulta. Estão disponíveis vários campos para os dois portlets, que podem ser adicionados durante a opção de configuração. É possível configurar campos de qualquer um dos portlets para serem exibidos no outro portlet. Para obter a lista completa dos campos que você pode configurar, consulte a descrição do portlet Painel de cronograma do gerente de projetos.
A página de visão geral de ocorrências e riscos é um local para gerenciar todas as ocorrências e riscos acompanhados por você no CA Clarity PPM.
Essa página inclui os seguintes portlets:
Siga estas etapas:
A página de visão geral é exibida.
A página de visão geral de ocorrências e riscos é exibida com o portlet Gerenciamento da ocorrências maximizado.
Use o filtro de nível de página para filtrar os portlets de uma vez por ORG e gerente de projeto.
O portlet Gestão da ocorrência exibe uma lista das ocorrências associadas a projetos aos quais você tem acesso. O portlet tem um filtro padrão definido para limitar as ocorrências a apenas àquelas com um status de "Aberto" ou de "Trabalho em andamento".
Os seguintes campos são exibidos no portlet:
Exibe um ícone que vincula-se ao painel do projeto.
Exibe o nome do projeto. Clique no link do nome de um projeto para ir até a página de propriedades do projeto.
Exibe o nome da ocorrência. Clique no link de uma ocorrência para ir para a página de propriedades da ocorrência.
Exibe a descrição da ocorrência.
Prioridade
Exibe um semáforo que indica a prioridade de uma ocorrência.
Exibe um semáforo para o cronograma, que é um cálculo de dias de atraso. O semáforo do cronograma é calculado como a data de hoje menos a data-alvo para resolução da ocorrência. Um número positivo indica que a data-alvo para resolução da ocorrência está atrasada de acordo com a data de hoje. Um número negativo indica que está adiantada de acordo com a data de hoje. A cor do semáforo indica se a ocorrência está no prazo ou atrasada.
Valores:
Exibe a data-alvo para resolução da ocorrência.
Exibe a categoria atribuída à ocorrência.
Valores: Flexibilidade, Verba, Interface com o usuário, Implementação, Interdependências, Objetivos, Cultura organizacional, Disponibilidade do recurso, Patrocínio, Capacidade de suporte ou Nível técnico.
Exibe o nome do proprietário da ocorrência.
Exibe um ícone de email. Clique no ícone para enviar um email ao proprietário da ocorrência.
Os seguintes campos estão disponíveis para este portlet, e você pode adicioná-los por meio da opção de configuração:
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Personalização do CA Clarity PPM.
Exibe o nome do recurso que criou a ocorrência.
Exibe a data em que a ocorrência foi criada.
Exibe a ID, que é o identificador da ocorrência.
Exibe a data em que a ocorrência foi atualizada pela última vez.
Exibe a ID, que é o identificador do projeto.
Exibe os detalhes da resolução final da ocorrência.
Exibe a data em que a ocorrência foi resolvida.
Exibe o status da ocorrência.
Exibe o nome do recurso que atualizou a ocorrência pela última vez.
O portlet Gestão de riscos exibe uma lista dos riscos associados aos projetos aos quais você tem acesso. O portlet tem um filtro padrão definido para limitar os riscos a apenas àqueles com um status de "Aberto" ou de "Trabalho em andamento".
Os seguintes campos são exibidos no portlet:
Exibe um ícone que vincula-se ao painel do projeto.
Exibe o nome do projeto. Clique no link do nome de um projeto para ir até a página de propriedades do projeto.
Exibe o nome do risco. Clique em um link de risco para ir para a página de propriedades do risco.
Exibe a descrição do risco.
Exibe um semáforo que indica a prioridade do risco.
Exibe um semáforo que indica a probabilidade de o risco ocorrer.
Exibe um semáforo que indica o impacto do risco.
Exibe uma marca de seleção que indica que o risco calculado é maior do que o limite geral de risco no nível do sistema. O administrador do CA Clarity PPM define o limite geral de risco no nível do sistema nas definições de risco da gestão de projetos.
Um de dois indicadores é exibido na coluna:
Exibe a data-alvo para resolução do risco.
Exibe a categoria atribuída ao risco.
Valores: Flexibilidade, Verba, Interface com o usuário, Implementação, Interdependências, Objetivos, Cultura organizacional, Disponibilidade do recurso, Patrocínio, Capacidade de suporte ou Nível técnico.
Exibe o nome do proprietário do risco.
Exibe um ícone de email. Clique neste ícone para enviar um email ao proprietário do risco.
Os seguintes campos estão disponíveis para este portlet, e você pode adicioná-los por meio da opção de configuração:
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Personalização do CA Clarity PPM.
Define as premissas para determinar se este item é um risco. É possível verificar essas premissas para ajudar a garantir que elas permaneçam válidas durante a vida útil do risco. Se as premissas forem alteradas, o impacto ou a probabilidade do risco também poderá ser alterada.
Exibe a pontuação calculada com base nas seleções feitas nos campos Probabilidade e Impacto nas propriedades do risco.
Exibe a data em que o risco foi atualizado pela última vez.
Define a data em que as repercussões desse risco podem começar a afetar o projeto.
Define o impacto do risco no projeto.
Exibe a ID, que é o identificador do projeto.
Exibe a resolução final do risco.
Exibe a data em que o risco foi resolvido.
Define o tipo de resposta que você deseja estabelecer com esse risco.
Exibe a ID, que é o identificador do risco.
Define os sinais que identificam esse item como um risco.
Exibe o status do risco.
Exibe o nome do recurso que atualizou o risco pela última vez.
|
Copyright © 2013 CA.
Todos os direitos reservados.
|
|