Esta seção contém os seguintes tópicos:
Sobre o gerenciamento de projeto
Planejamento antecipado do projeto
Como criar e gerenciar projetos
Informações sobre valor agregado
Projetos são conjuntos de atividades desenvolvidas para atingir um determinado objetivo. Seus principais elementos são as tarefas, que definem o trabalho do projeto, e os integrantes da equipe. que são os recursos que as executam. As restrições de tempo e de orçamento guiam os projetos. Essas restrições estimam e determinam quanto tempo cada tarefa (e, portanto, o projeto inteiro) leva e quanto ele custa.
Use os projetos do CA Clarity PPM para definir e acompanhar cada aspecto do seu projeto, desde as tarefas e as equipes de funcionários até os orçamentos, as horas trabalhadas e os riscos. Além disso, é possível criar projetos mestres que agrupam subprojetos relacionados. Os projetos mestres permitem visualizar e analisar os custos, as estimativas e as horas trabalhadas combinadas de seus subprojetos.
Projetos são usados como o exemplo de investimento. A funcionalidade do projeto e os componentes se aplicam a todos os investimentos com base no projeto, como propostas.
Os gerentes de projeto podem definir e gerenciar uma ampla variedade de elementos do projeto, como definição de equipe para o projeto, registro de riscos e ocorrências e ativação de processos.
Os projetos são compostos pelos seguintes componentes:
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Gerenciamento Financeiro.
Para obter mais informações, consulte o Guia Básico do Usuário.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Desenvolvedor do Studio.
Para criar um projeto, verifique se você tem uma ideia geral sobre o seu escopo, as tarefas que os recursos executam e um prazo para concluí-las. O planejamento avançado do projeto facilita a entrada inicial do campo e a configuração. Após inserir as tarefas e os recursos no projeto, é importante mantê-lo preciso e atualizado. Um plano de projeto detalhado, mantido regularmente, é a forma mais eficaz de medir o desempenho e o status. O plano do projeto também ajuda a realizar um bom trabalho.
Quanto mais detalhado e preciso for seu plano de projeto, mais útil ele será. Por exemplo, use estimativas de trabalho geradas pelo sistema ou crie suas próprias. As estimativas (EPT) ajudam a planejar as tarefas e a duração do projeto, também na comparação com as horas trabalhadas após o início dele. As linhas de base são outra ferramenta útil para ajudar a medir o andamento. Apesar de a criação de estimativas e linhas de base exigir um pouco mais de tempo, as vantagens a longo prazo para você e sua equipe poderão ser enormes.
Se você estiver utilizando projetos de CA Clarity PPM pela primeira vez, avalie a possibilidade de usar o processo a seguir para criar e gerenciar novos projetos:
É possível exibir campos de valor agregado em qualquer portlet ou página de lista, cujas informações se baseiam no projeto ou na tarefa. Para exibir os campos, personalize a página ou solicite que o administrador do CA Clarity PPM configure a página ou o portlet no nível do sistema usando o Studio.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Personalização do CA Clarity PPM.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Desenvolvedor do Studio.
É possível exibir as métricas de custo na visualização de Gantt sem precisar criar uma linha de base atual.
Os campos não são exibidos, por padrão, na página – requer personalização da página. Também é possível pedir que seu administrador do CA Clarity PPM configure a visualização de colunas da lista de Gantt para o objeto de tarefa, no nível do sistema, para exibir as colunas.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Personalização do CA Clarity PPM.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Desenvolvedor do Studio.
As seguintes métricas de custo estão disponíveis:
Exibe o valor calculado pelo sistema do CRTR (Custo real do trabalho realizado), que é o custo direto total incorrido na realização do trabalho com base nas horas trabalhadas registradas. O CRTR é calculado nos seguintes níveis:
CRTR = soma do custo real de todas as atribuições na tarefa
CRTR = Soma do CRTR de todas as tarefas detalhadas no projeto
CRTR = soma do CRTR de todas as tarefas do resumo no projeto
Linha de base atual obrigatória: não
Exibe o valor calculado pelo sistema da EPT (Estimate To Completion - Estimativa para terminar), e é calculado com base na fórmula a seguir:
EPT (Custo) = custo da mão-de-obra restante + custo não relacionado à mão-de-obra restante
Linha de base atual obrigatória: não
Exibe o valor calculado pelo sistema da ENT (Estimate At Completion - Estimativa no término). Esse cálculo é mais usado quando as variações atuais são vistas como típicas de variações futuras. O cálculo é baseado na fórmula a seguir:
ENT (T) = CRTR + EPT
Linha de base atual obrigatória: não
Para acessar os projetos, em Gestão de portfólio, clique em Projetos. A página de lista de projetos é exibida com os projetos que você criou e aos quais foi atribuído.
As seguintes rotinas podem influenciar as informações ou o desempenho de projetos:
Entre em contato com o administrador do CA Clarity PPM ou consulte o Guia de Administração para obter mais informações.
Os grupos de acesso estão associados a determinados direitos de acesso que permitem que os integrantes do grupo acessem páginas, portlets, relatórios e consultas seguros.
A seguir estão os grupos de acesso do projeto:
|
Copyright © 2013 CA.
Todos os direitos reservados.
|
|