Tópico anterior: Comparação e histórico de relacionamento do ICPróximo tópico: Usos do Versioning


Versão

O controle de versão proporciona controle sobre a infraestrutura de TI acompanhando e gerenciando os ciclos de vida de todos os ICs que constituem o estado autorizado do CMDB. O controle de versão também se aplica à auditoria do histórico de um objeto. O controle de versão fornece as seguintes funções para controlar a infraestrutura de TI:

Instantâneos

Gravado automaticamente para as mudanças que você fez ao valor de qualquer atualização de um objeto, por exemplo, quando você atualiza um IC. O controle de versão cria um instantâneo que registra o estado completo do IC de hardware depois que o tamanho da memória de um computador é modificado. O controle de versão pode exibir o instantâneo e pode indicar quais atributos do IC foram alterados. O controle de versão também pode compara-lo com todos os outros instantâneos históricos daquele IC. Essas informações são vitais para compreender o impacto de mudanças na disponibilidade e desempenho de um IC.

Marcos

Registrados como instantâneos para finalidade especial com um rótulo definido pelo usuário, como Primeiro dia de produção ou Linha de base de janeiro. Tais rótulos podem ajudar a localizar instantâneos específicos mais rapidamente.

Importante: Marcos não se aplicam às especificações de mudança, políticas de verificação, estados de mudança gerenciada e atributos gerenciados.

Comparações

Comparar um IC a outro IC que age como padrão. É possível usar qualquer IC como padrão para fins de comparação; entretanto, recomendamos dedicar ICs específicos à finalidade de atuar como ICs padrão. Um IC padrão permite definir uma configuração padrão com a qual outros ICs operacionais na mesma família podem ser comparados. Por exemplo, uma organização pode optar por definir Servidor grande como IC padrão para definir os valores de atributos que definem esse tipo de servidor. O IC padrão de uma família pode ser transformado em um atributo de um IC operacional em tal família, o que permite comparar o estado atual ou qualquer estado histórico de um IC para sua configuração padrão associada. Como outras comparações, é possível imprimir estas informações ou exportá-las como um arquivo delimitado por vírgula.

Embora marcos possam atuar como linhas de bases não compartilhadas e inalteráveis, os ICs padrão fornecem linhas de base dinâmicas compartilhadas aos ICs.

Importante: Um IC padrão nunca deve conter valores para nenhum atributo que seja usado para reconciliação do IC.

Especificações de mudança

Exibir especificações agendadas pendentes ou mudanças não programadas que um usuário especificou em relação a Requisições de mudança do IC. Você pode comparar a especificação de mudança com o estado atual do IC. Por exemplo, a comparação de um valor planejado com o estado atual de um IC. Essa comparação pode mostrar conflitos com as mudanças, identificar mudanças que se sobrepõem no cronograma, e assim por diante.

O controle de versão permite executar as seguintes tarefas:

Mais informações:

Usos do Versioning

Ativo compartilhado e registros de trilha de auditoria de IC

Terminologia de versões

Origens de dados de versão

Integração do gerenciamento de mudança do CA SDM

Integração do CA APM

Gerenciamento de controle de versão de IC

Gerenciamento de mudança do CA SDM

CACF (Configuration Audit and Control Facility)

Controle de versão do IC e Estado futuro