Tópico anterior: Preço com base em assinaturaPróximo tópico: Preço com base em vários níveis


Preço com base no uso

O preço com base no uso permite que TI efetue o estorno dos custos da Unidade de negócios com base na proporcionalidade ao seu consumo de recursos. Essa estratégia pode ser implementada no CA Service Accounting usando o elemento de opção de serviço do tipo Aplicativo e escolhendo a seleção Com base em uso para essa Estrutura de preços ao definir os serviços para uma unidade de negócios. Esse tipo de elemento permite a especificação de um custo unitário e um tipo de métrica.

Uma vez que os dados com base no uso são importados para o sistema usando a mediação de dados, o resultado da métrica pode ser usado para calcular o custo total de tal serviço para uma conta. Além das cobranças globais da conta, esses valores com base no uso podem ser processados por usuário.

A implementação do faturamento com base no uso envolve conhecimento e decisões em diversos níveis de uma organização. Por exemplo, as decisões financeiras determinam como apresentar e estabelecer preços para esses serviços. Além disso, o processo envolve decisões técnicas de TI sobre onde e como coletar e processar os dados de uso úteis, e como tratar casos excepcionais, como ajustes e promoções.

O estorno com base no uso assume que os recursos associados são compartilhados entre diversas Unidades de negócios e seu custo unitário é bastante estático. A uniformidade é obtida em algum nível aqui, pois o consumo é diretamente vinculado aos custos incorridos. Deve haver algumas questões, por exemplo, de como as cobranças são influenciadas pelas demandas de outras Unidades de negócios e como isso pode afetar os controles de custo.

Por exemplo, quando os serviços estão definidos para usar a distribuição ponderada como meio de distribuir as cobranças, a redução dos níveis de uso desses serviços nem sempre garante a redução do custo. Nesse caso, é possível que uma Unidade de negócios decida reduzir o uso em 5% e, dessa forma, espere uma alteração relativa no custo alocado. Entretanto, se todas as outras Unidades de negócios que competem pelos mesmos recursos também decidirem reduzir o uso, mas em uma taxa superior, a Unidade de negócios original será obrigada a pagar mais do que anteriormente. Embora o controle possa ser um problema, esse modelo afeta o comportamento da unidade de negócios.

Mais informações:

Como implementar o faturamento com base no uso