Tópico anterior: Preço com base no usoPróximo tópico: Abordagens combinadas


Preço com base em vários níveis

O preço com base em vários níveis permite que a TI faça a cobrança reversa das unidades de negócios com base nos níveis de serviço. Uma estrutura com vários níveis pode ser construída ao associar diversas taxas a intervalos de níveis. Essa estratégia pode ser implementada no Componente de contabilidade por meio da criação de um grupo de serviços com vários níveis para conter esses intervalos e as taxas correspondentes, e da definição de serviços para traçar suas informações de custo a partir deles com base em um valor transmitido. Esse valor pode ser usado para pesquisar e selecionar os níveis adequados.

Considere um grupo de serviço com vários níveis que contêm duas colunas. Na primeira coluna, é possível definir diversos intervalos, tais como valores numéricos de 1 a 100, 101 a 1000 etc. Na segunda coluna, é possível definir as taxas associadas. É possível configurar vários elementos de grupo de serviços para usar esse grupo de serviço com vários níveis para determinar seu custo.

Por exemplo, um elemento de grupo de serviços do aplicativo pode ser criado para usar esse grupo de serviço com vários níveis ao selecionar Com base em vários níveis como sua Estrutura de preço. Durante o cálculo de custo desse elemento, o valor da métrica deve ser usado para selecionar o(s) nível(eis) correspondente(s) e as respectivas taxas. A especificação da unidade na taxa pode ser originada de diversas maneiras como, por exemplo, uma quantidade fixa predefinida ou o próprio valor da métrica. De maneira semelhante, os elementos do grupo de serviços do contrato podem usar os grupos de serviços com vários níveis para atribuir um custo com base no número de violações.

Dependendo da disposição, pode ser usada uma estrutura com base em vários níveis para impor a equidade e permitir que as unidades de negócios tomem decisões que afetem diretamente os custos.