Tópico anterior: Painel do serviço (Acelerador BRM)Próximo tópico: Vigilância do cliente para o serviço (Acelerador BRM)


Saúde do serviço (Acelerador BRM)

Esse portlet contém uma lista de métricas. Cada métrica aparece com um semáforo para indicar o status correspondente. O proprietário do serviço pode determinar rapidamente as áreas do serviço que:

Os dados são exibidos para investimentos atualmente ativos e aprovados, pedidos de mudança e riscos ou para investimentos que estão aguardando para iniciar. Os investimentos cancelados ou concluídos não estão incluídos.

Os dados desse portlet são obtidos de um conjunto de métricas principais definidas pelo usuário na página Métricas principais das propriedades da assinatura. As métricas incluem uma data alvo e real de início e término exibidas por período.

A saúde do serviço é apresentada em uma grade hierárquica que contém as colunas Métrica e Status. Cada métrica de nível superior do portlet (Suporte ao serviço, Gerenciamento, Projetos e Pedidos de mudança) possui um semáforo. Os semáforos de nível superior agregam ou acumulam todos os semáforos incluídos.

Quando você expande as métricas de nível superior, as seguintes métricas adicionais ficam disponíveis:

Valor

Exibe todas as métricas principais que têm o tipo Valor. Se valores abaixo do limite forem desejáveis, os seguintes semáforos serão exibidos:

Se valores acima do limite forem desejáveis, os seguintes semáforos serão exibidos:

Clique no link da métrica Valor para ir para o portlet Métricas pré-filtrado para exibir somente as métricas principais de valor marcadas para assinaturas de departamentos. O portlet exibe dados em um formato de grade com gráficos TSV (de valor na escala de tempo) incorporados. O número de linhas nesse portlet tem como base o número de métricas principais existentes para um determinado tipo. O número de linhas também tem como base o valor selecionado no menu suspenso (ou seja, Incidentes fechados, Incidentes criados, Outros, Utilização ou Valor).

Por padrão, a seção TSV utiliza um período dos últimos três meses e dos próximos três meses com base na data atual. O valor real e o valor limite são exibidos para comparação.

ROI

Indica o retorno sobre o investimento. Clique no link da métrica ROI para ir para a página Propriedades do serviço: Orçamento do serviço selecionado. São exibidos os seguintes semáforos:

Utilização

Exibe todas as métricas principais que têm o tipo Utilização. Se valores abaixo do limite forem desejáveis, os seguintes semáforos serão exibidos:

Se valores acima do limite forem desejáveis, os seguintes semáforos serão exibidos:

Clique no link da métrica Utilização para ir para o portlet Métricas pré-filtrado para exibir somente as métricas principais de utilização marcadas para assinaturas de departamentos. O portlet Métricas é descrito na seção sobre a métrica Valor.

Incidentes

Essa métrica é determinada com base na agregação de incidentes abertos para todos os clientes que assinam o serviço. O atributo Limite de incidentes na página de propriedades da assinatura armazena o valor limite do incidente. Os seguintes semáforos são exibidos, dependendo do número de incidentes abertos:

Clique no link da métrica Incidentes para ir para a página Análise de incidentes de serviço. A página de portlets hospeda os portlets de incidentes que são partes de subitens hierarquizados do Painel de serviço, incluindo:

Nova tendência de incidentes

Fornece informações sobre o número de incidentes criados ou novos registrados em um período de seis meses, incluindo o mês atual. Os dados de incidentes são recuperados do Service Desk através da rotina Importar dados. Você também pode inserir manualmente os dados de incidentes criados na página Propriedades da assinatura: Métricas principais. Selecione Incidentes criados como tipo de métrica principal e insira valores-alvo e valores reais para cada período desejado.

A Nova tendência de incidentes é apresentada em uma grade com um histograma. A coluna Cliente exibe o nome do departamento, e a coluna Serviço exibe o nome do serviço que o cliente assinou. Uma parte do histograma exibe o número total de novos incidentes por cliente para este serviço específico nos últimos seis meses (incluindo o mês atual). A segunda parte exibe a linha limite para os incidentes criados. Quando a linha de limite pode ser diferente para cada cliente e é parte dos valores-alvo de cada linha de incidente criada.

Incidentes abertos por cliente

Exibe graficamente os incidentes abertos categorizados por cliente. Os dados de incidentes são recuperados do Service Desk através da rotina Importar dados. Os dados aparecem em colunas e mostram o número total de incidentes abertos para este serviço específico para cada cliente. O eixo X exibe clientes e o eixo Y exibe o número de incidentes.

SLA

Essa métrica é baseada nas violações de SLA (Service Level Agreement – Contrato de Nível de Serviço) de cada cliente assinante. Tudo que estiver acima do limite é considerado indesejável. Os seguintes semáforos são exibidos, dependendo do número de violações do SLA:

Clique no link da métrica SLA para ir para o portlet Scorecard do cliente, que lista as métricas específicas do serviço divididas pelos clientes desse serviço. Os dados aparecem em formato de grade mostrando semáforos e barras verticais para certas métricas de todos os clientes do serviço selecionado. Inclui as colunas a seguir:

Cliente

O nome do departamento do cliente que assina o serviço.

Encargos

Os encargos da assinatura para o departamento.

Incidentes

O número total de incidentes abertos em todos os clientes para esse serviço específico. São exibidos os seguintes semáforos:

  • Vermelho. Os incidentes estão > 30% acima do limite designado.
  • Amarelo. Os incidentes estão >10% acima do limite designado.
  • Verde. Os incidentes estão <= 10% acima do limite designado.
Satisfação

Essa coluna se refere ao campo Classificação de satisfação do cliente na página Propriedades da assinatura. São exibidos os seguintes semáforos:

  • Vermelho. O cliente está < 50% satisfeito.
  • Amarelo. O cliente está <80% satisfeito.
  • Verde. O cliente está >= 80% satisfeito.
SLA

Essa coluna se refere ao campo Limite de violações de SLA na página de propriedades da assinatura. São exibidos os seguintes semáforos:

  • Vermelho. O cliente está acima do limite correspondente.
  • Amarelo. O cliente está entre 1 e o limite correspondente. Por exemplo, se o limite for 3, então os números para um semáforo amarelo podem ser 1, 2 e 3.
  • Verde. Nesse caso, as violações de SLA são zero.
Satisfação

Essa métrica obtém seus dados a partir do campo Classificação de satisfação do cliente localizado na página de propriedades da assinatura. O valor nesse campo é uma porcentagem entre 1 e 100. Os seguintes semáforos são exibidos, dependendo da classificação de satisfação:

Clique no link da métrica Satisfação para ir para o portlet Scorecard do cliente. Esse portlet é descrito na seção sobre a métrica SLA.

Orçamento

A métrica é determinada com base na comparação dos custos reais e dos custos planejados. A comparação é feita desde o início do ano até a data das últimas horas trabalhadas. Clique no link de métrica para ir para a página do plano financeiro de serviços, que lista os planos de custo do serviço específico. Os seguintes semáforos aparecem para essa métrica, dependendo do valor de comparação:

Recuperação de custo

Essa métrica se baseia nos custos recuperados em comparação com os custos totais do serviço no ano atual. Os custos totais são os custos reais do serviço conforme calculados na página de acúmulo financeiro da hierarquia do serviço. Os custos recuperados são calculados a partir das transações listadas na página de cobranças reversas e incluem todos os custos recuperados do ano calendário atual. Clique no link Recuperação de custo para atualizar a página.

Os seguintes semáforos aparecem para essa métrica, dependendo dos custos recuperados:

Carga de trabalho

Essa métrica se baseia na soma das horas trabalhadas e da EPT do último mês e do mês atual em comparação com o trabalho de linha de base no serviço durante o mesmo período. Ela não inclui horas trabalhadas, EPT e trabalho de linha de base dos investimentos filho do serviço. Clique no link de métrica para ir para a página de acúmulo de esforço da hierarquia do serviço. Essa página mostra como as alocações dos investimentos filhos são acumuladas no investimento pai na hierarquia de serviço.

Os seguintes semáforos aparecem para essa métrica, dependendo da carga de trabalho:

Conformidade

Essa métrica agrega todos os fatores de conformidade com o serviço. Clique no link de métrica para ir para a página de conformidade de propriedades do serviço. As seguintes definições de semáforo baseiam-se no semáforo geral Conformidade, que agrega todos os campos de conformidade da página de conformidade:

Ativos e aplicativos

Esse semáforo representa um único valor de conformidade agregado para as páginas de conformidade de Ativos e aplicativos. Clique no link da métrica para ir para a página de ativos do serviço, que exibe portlets dos ativos e dos aplicativos atribuídos a esse serviço.

As seguintes definições de semáforo baseiam-se no semáforo geral Conformidade, que agrega todos os campos de conformidade da página de ativos de serviço:

Projetos

Essa métrica se baseia na agregação do campo Indicador de status de todos os projetos associados ao serviço por meio da hierarquia.

Os seguintes semáforos são exibidos, dependendo do status do projeto:

Marcos

Essa métrica se baseia na data de conclusão das tarefas principais pertencentes aos projetos associados à hierarquia de serviço. Todas as tarefas marcadas como Pedidos de mudança não são incluídas.

Os seguintes semáforos são exibidos, dependendo dos marcos das tarefas principais:

Riscos

Essa métrica se baseia na agregação de riscos de projetos e riscos de (tarefa de) pedido de mudança. O risco do projeto é um atributo do objeto Projeto. Os riscos de tarefa e pedido de mudança são atributos do objeto Tarefa. Os dados são obtidos dos investimentos na hierarquia do serviço.

Os seguintes semáforos são exibidos, dependendo da natureza dos riscos:

Clique no link da métrica Riscos para ir para a página de riscos do serviço, que inclui o portlet Riscos. Esse portlet é semelhante ao portlet Marcos e inclui riscos de projetos e pedidos de mudança (tarefas), que fazem parte da hierarquia do serviço.

Os dados são selecionados com base nos seguintes valores de campo:

O portlet exibe dados em formato de grade de até três meses à frente, incluindo o mês atual. Todas as tarefas associadas a um projeto são exibidas, incluindo as que têm associações de pedido de mudança.

São incluídas as seguintes colunas:

Probabilidade

O atributo Probabilidade no objeto Risco. São exibidos os seguintes semáforos:

  • Vermelho. A probabilidade do risco é alta.
  • Amarelo. A probabilidade do risco é média.
  • Semáforo verde. A probabilidade do risco não é alta nem média.
Status

O valor do menu suspenso do campo Status (Aberto, Trabalho em andamento, Resolvido ou Fechado).

Pedidos de mudança

O atributo Data de conclusão da tarefa é usado nesse semáforo. As tarefas rotuladas como Pedidos de mudança no atributo Tipo de tarefa são selecionadas. Clique no link de métrica para atualizar a página. São exibidos os seguintes semáforos:

Mais informações:

Integração com o Service Desk