Tópico anterior: Planejamento de recursosPróximo tópico: Cenários de planejamento de capacidade


Visão geral da capacidade

Esta seção contém os seguintes tópicos:

Portlet Visão geral da capacidade

Portlets Drill-Down

Portlet Visão geral da capacidade

É possível usar o portlet Visão geral da capacidade para obter uma visualização agregada da capacidade disponível, da demanda solicitada, da capacidade restante e das horas trabalhadas fornecidas por qualquer unidade na organização a partir de uma exibição hierárquica de ORG do recurso. As informações desse portlet são convertidas no nível da unidade de ORG do recurso selecionado na seção Filtro. É possível expandir o ORG para obter mais detalhes sobre as informações dos descendentes.

Os dados do portlet são gerados da seguinte maneira:

Importante: Verifique se você executa a rotina Extração do datamart com êxito para ajudar a garantir que a informação filtrada seja exibida nos portlets.

Exemplo: exiba a capacidade e a demanda de uma unidade de ORG do recurso

A Forward, Inc. usa seus relacionamentos de relatórios para modelar uma de suas unidades de ORG do recurso. Mary possui uma equipe de funcionários subordinados diretos e funcionários indiretos que enviam relatórios diretos a ela. Como uma gerente, Mary deseja entender a demanda total de investimentos de recursos na empresa, inclusive a equipe alocada e as funções não preenchidas.

Mary pode ir para o portlet Visão geral da capacidade e pode definir os critérios de filtro para obter uma exibição consolidada da capacidade e da demanda.

A lista a seguir define os termos no portlet:

Capacidade

Capacidade é o tempo total que um recurso nomeado disponibiliza à empresa e também é conhecida como disponibilidade agregada. Capacidade inclui apenas os recursos nomeados que pertencem ao ORG do recurso ou ORG descendente e não inclui as funções. Alguns exemplos de capacidade são os seguintes:

Alocação

Alocação, também conhecida como Demanda, é o tempo total que é solicitado a um recurso ou a uma função na organização. A demanda tem por base a alocação planejada para os integrantes da equipe que estão alocados a um investimento. Demanda inclui as alocações de equipe nomeada e funções solicitadas de uma unidade organizacional e consiste em reserva definitiva e o tempo com reserva temporária. Independentemente da configuração do sistema, somente as horas de alocação planejada serão contadas em relação à demanda.

Apresentamos alguns exemplos de alocação a seguir e, nesses exemplos, John, Bill e Sue são os subordinados diretos de Mary:

Equipe de reserva definitiva

Representa recursos nomeados com status de reserva definitiva, não inclui métricas para funções. Um integrante da equipe alocada com Status de reserva definido para Definitiva significa que alocação definitiva e alocações planejadas são as mesmas.

Equipe de reserva temporária

Representa recursos nomeados com status de reserva temporário ou misto e não inclui métricas para funções. Um integrante da equipe alocada com reserva temporária só tem alocações planejadas e nenhuma alocação definitiva. Um integrante de equipe tem reserva mista quando a alocação planejada e a alocação definitiva não são iguais.

Nesse portlet, o status misto é relatado como equipe com reserva temporária. Um recurso tem reserva mista quando há uma alteração na maneira como o recurso está planejado para ser alocado.

Observação: o status da reserva mista requer a ativação da definição Permitir reserva mista nas Configurações do gerenciamento do projeto (Ferramenta do administrador). A definição Permitir reservas mistas ajuda a gerenciar a alocação planejada e a alocação definitiva separadamente.

Funções não preenchidas

Representa todas as funções e sua alocação, com base nos critérios de filtragem para o status de reserva. As funções podem ser alocadas para um projeto ou um investimento com status de reserva definitiva, temporária e mista e alocações planejada ou definitiva.

Capacidade - alocação

A capacidade restante é a diferença entre Capacidade e Alocação. A capacidade restante é o tempo total que uma organização tem disponível para trabalhar em projetos e ainda não está reservado ou solicitado para essa unidade.

Se a Capacidade restante for negativa, o investimento está superalocado e, se for positiva, o investimento está alocado de modo insuficiente.

Horas trabalhadas

As Horas trabalhadas são o número total de horas registradas pela equipe de geração de relatórios para uma unidade organizacional. O campo Horas trabalhadas nesse portlet exibe o número total de horas registradas por recursos nomeados para todos os investimentos que pertencem ao ORG do recurso selecionado na seção de filtro. As Horas trabalhadas são unidades de trabalho e não custo.

Por exemplo, se os integrantes da equipe são registrados em um total de 139 horas para vários projetos, o total de horas trabalhadas para a equipe será 139 horas.

Portlets Drill-Down

Use os ícones de detalhamento no portlet Visão geral da capacidade para visualizar os detalhes dos dados agregados para o ORG do recurso. As informações nos portlets detalhados correspondem aos dados que serão exibido no portlet Visão geral da capacidade. Os valores selecionados na ORG de recurso e o Modo de lista são o ponto focal para os dados que aparecem nos portlets principais e de detalhamento.

Os portlets de detalhamento fornecem valores padrão para os critérios de filtro com base no nó a partir dos quais você pode clicar para fazer uma busca detalhada. Cada um dos seguintes ícones de detalhamento representa um conjunto diferente de informação:

As ações a seguir ocorrem quando você clica nos ícones para abrir os portlets de detalhamento:

Portlet Visão geral da alocação da equipe

O portlet Visão geral da alocação da equipe exibe os dados de alocação para os recursos nomeados atribuídos ao ORG do recurso selecionado no filtro. A alocação está em branco para os recursos que são associados ao ORG do recurso, mas não estão alocados para os projetos. É possível refinar ainda mais os resultados da pesquisa no portlet Visão geral da alocação da equipe.

Portlet Funções não preenchidas

O portlet Funções não preenchidas representa todas as funções não preenchidas e sua alocação com base nos critérios de filtragem para o status de reserva. Cada linha corresponde a uma função não preenchida em um investimento.

Portlet Demanda de investimentos

O portlet Demanda de investimentos exibe uma lista de investimentos com os dados de alocação para recursos nomeados e funções. Cada linha nesse portlet corresponde a um investimento com os integrantes da equipe do ORG selecionado.