Tópico anterior: Implementar destinos dinâmicos

Próximo tópico: Otimizar o sistema para recálculo

Fazer backup de estados

Durante o processo contínuo de calcular os níveis de serviço para cada uma das métricas, o mecanismo é frequentemente forçado a executar um cálculo parcial para um período que ainda não foi concluído. Para garantir que não precisará voltar ao início do cálculo quando novos dados chegarem ao longo do tempo, ele executa um tipo de backup de seu "estado" atual antes de passar para a próxima tarefa de cálculo. Nesse momento, obtém um instantâneo das variáveis e valores atuais naquele ponto do cálculo e salva esse "estado" no banco de dados.

O processo de backup da lógica de negócios é um mecanismo por meio do qual o código da lógica de negócios, incluindo os valores das variáveis, é codificado em um fluxo binário e salvo no banco de dados. Esse mecanismo também é necessário para acelerar o desempenho do mecanismo de cálculo em casos de recálculos. O estado é submetido a backup periodicamente e usado em recálculos e como uma medida de eficácia para cálculos contínuos.

Por exemplo, se um recálculo for necessário para o mês de forma retroativa, em vez de recalcular os resultados desde o início do contrato, o estado de backup mais próximo antes da data de recálculo é usado, e os cálculos são feitos a partir desse estado.

O mecanismo de cálculo usa heurística predefinida para determinar quando o backup é necessário, e usa os recursos de backup para armazenar o estado codificado no banco de dados.

Na figura a seguir, os pontos em vermelho representam um estado de backup. Quanto mais antiga for a consideração, menor será o número de estados submetidos a backup que são considerados. A lógica por trás desse mecanismo é a premissa de que o recálculo geralmente é necessário para o período inferior a um mês.

Fazendo backup de estados