Tópico anterior: Modificar a tabela ou colunaPróximo tópico: Recuperar as mudanças do WSP durante falha de servidor de segundo plano


Publicar modificações de esquema

Assim que estiver satisfeito com as modificações do esquema, você poderá disponibilizá-las a todos os usuários por publicá-las. O WSP armazena as tabelas e colunas novas ou atualizadas nas tabelas wsptbl e wspcol do banco de dados, respectivamente.

Siga estas etapas:

  1. Crie ou atualize arquivos que descrevam o esquema modificado para o Mecanismo de objeto e os programas utilitários do CA SDM. O WSP cria os seguintes arquivos no mecanismo da web designado pela opção wsp_webengine (que usa como padrão web:local);
    wsp.mods

    Descreve todas as alterações de esquema mantidas pelo Pintor de telas da web para o Mecanismo de objeto.

    wsp_schema.sch

    Descreve todas as tabelas e colunas mantidas pelo Pintor de telas da web.

    wsp_index.sch

    Descreve os índices do DBMS para tabelas mantidas pelo Pintor de telas da web.

    wsp.altercol

    Atribui nome às novas colunas criadas pelo WSP mas ainda não definidas para o DBMS.

    wsp.altertbl

    Atribui nome às novas tabelas criadas pelo WSP mas ainda não definidas para o DBMS. Além disso, o WSP distribui o arquivo wsp.mods para todos os servidores do CA SDM com Mecanismo de objeto.

  2. Selecione Arquivo, Salvar e publicar.

    Esse procedimento cria os arquivos necessários nos servidores do CA SDM, mas não recicla nenhum deles. Sendo assim, os novos arquivos não têm um impacto imediato. No entanto, uma vez criados, esses arquivos serão usados na próxima vez que os serviços do CA SDM forem reciclados.

  3. Se estiver usando a configuração convencional, execute as seguintes etapas:
  4. Se estiver usando a configuração de disponibilidade avançada, execute as seguintes etapas:
    1. Execute o seguinte comando no servidor de segundo plano para notificar todos os usuários ativos por meio da automação de suporte para salvar seu trabalho:
      sa_server_notifier [-h] | [-q seconds] | [-c]
      
      -h

      Exibe a página de ajuda.

      -q seconds

      Essa opção notifica um servidor local (de segundo plano) para ficar inativo em um intervalo de tempo especificado. Este intervalo é o número de segundos antes que o servidor fique offline. Esta opção não pode ser usada para um servidor em espera ou um servidor de aplicativos.

      -c

      Esta opção cancela uma solicitação de inatividade enviada previamente.

      Uma mensagem pop-up é exibida para todos os usuários ativos usando a automação de suporte no servidor de segundo plano. Essa mensagem avisa os usuários sobre o encerramento do servidor e o tempo restante programado para o encerramento. Os usuários devem salvar seu trabalho e efetuar logoff no horário programado.

    2. Encerre os serviços do CA SDM no servidor de segundo plano.

      Importante: Não reinicie os serviços do CA SDM em servidores em espera ou de aplicativos depois que a ação "salvar e publicar" for executada no WSP. Esta ação corrompe a configuração de disponibilidade de avançada. Se os serviços do CA SDM em servidores em espera ou servidores de aplicativos forem interrompidos, e você desejar iniciá-los, execute o comando pdm_server_control -v nos servidores para suprimir o controle de versão antes de iniciar os serviços do CA SDM.

      Importante: Se ocorrer uma falha no servidor de segundo plano durante a atividade de publicação, certifique-se de recuperar as alterações do WSP. Para obter mais informações, consulte o tópico Recuperar alterações do WSP mediante falha no servidor de segundo plano.

    3. Execute o seguinte comando no servidor em espera que você deseja promover como o novo servidor de segundo plano:
      pdm_server_control -b
      
      -b

      Notifica um servidor em espera local para que se torne o servidor de segundo plano. O servidor em espera já deve estar em execução. Se o servidor não estiver em execução, ele será iniciado, mas nenhuma tolerância a falhas será executada. Para iniciá-la, execute o comando novamente.

      O servidor de segundo plano é encerrado automaticamente, e o servidor em espera é promovido como o novo servidor de segundo plano. Essa alteração não afetará as sessões do usuário final. As atualizações em andamento (se houver) são armazenadas e adiadas até que o novo servidor de segundo plano fique online.

    4. Execute o seguinte comando no servidor de segundo plano original (agora o servidor em espera) para atualizar o DBMS com as alterações de esquema:
      pdm_publish
      

      O comando pdm_publish cria um arquivo de controle que faz com que a próxima inicialização do CA SDM suprima a sincronização do servidor em espera com o servidor de segundo plano. Essa ação é necessária para preservar as alterações no arquivo de esquema feitas pelo pdm_publish. Esse comando executa a segunda opção de tolerância a falhas após a publicação bem-sucedida de alterações no esquema. A mensagem a seguir é enviada para o usuário no final da publicação bem-sucedida:

      Deseja que o pdm_publish inicie o CA Service Desk Manager no servidor em espera e execute uma tolerância a falhas (S/N)?
      
      • Se você digitar S, o pdm_publish iniciará os serviços do CA SDM no servidor em espera e executará uma tolerância a falhas automaticamente. Vá para a etapa g para aplicar as alterações de esquema a todos os servidores de aplicativos.
      • Se você digitar N, vá para a etapa e.
    5. Inicie os serviços do CA SDM no servidor em espera (servidor de segundo plano original).

      A inicialização detecta o arquivo de controle criado pelo pdm_publish, mas não sincroniza o servidor em espera com o servidor de segundo plano. Essa falta de sincronização preserva as alterações feitas pelo pdm_publish para a inicialização.

      Importante: Certifique-se de seguir as seguintes instruções corretamente, pois um erro na tolerância a falhas no servidor de segundo plano original após o pdm_publish resultará em serviços corrompidos.

    6. Execute o seguinte comando no servidor em espera (servidor de segundo plano original) para torná-lo o servidor em segundo plano novamente:
      pdm_server_control -b 
      

      Este comando também exclui o arquivo de controle, fazendo com que o controle de versão funcione normalmente quando este servidor se tornar novamente um servidor em espera.

    7. Execute o seguinte comando no servidor de aplicativos:
      pdm_server_control -q interval -s server_name
      
      -q interval -s server_name

      Notifica um servidor de aplicativos local ou remoto para ficar inativo em um intervalo de tempo especificado.  Este intervalo é o número de segundos antes que o servidor fique offline.  Ao usar essa opção sem um server_name, o servidor local é notificado para ficar inativo. Esta opção não pode ser usada para um servidor de segundo plano ou um servidor em espera.

      Uma mensagem pop-up é exibida para todos os usuários ativos sobre o servidor de aplicativos especificado. Essa mensagem avisa os usuários sobre o encerramento do servidor e o tempo restante programado para o encerramento. Os usuários devem salvar seu trabalho e efetuar logoff no horário programado. Os usuários devem efetuar logon no servidor de aplicativos atualizado para retomar seu trabalho.

    8. Reinicie todos os servidores em espera.