Antes de atualizar para o CA SDM r12.9, considere as seguintes informações do banco de dados:
- Faça o backup do banco de dados existente usando os procedimentos de backup de banco de dados típicos.
- (Aplicável a todos os computadores não Windows) Se as releases anteriores do CA SDM estiverem configuradas com o banco de dados Oracle 10gr2, instale o Oracle 11gr2 cliente antes de atualizar para o CA SDM r12.9.
Importante: Antes de atualizar, altere o caminho inicial do Oracle para o caminho do Oracle11gr2 cliente no arquivo $NXROOT/NX.env.
- Após a atualização, todas as versões (ativas e inativas) de webLicenseCt KPIs não estão mais disponíveis e todos os dados KPI se tornam inválidos. Esses dados ainda permanecem na tabela usp_kpi_data, mas não são obtidos durante a geração de relatórios. Os clientes podem optar por executar a Regra OOTB KPI, Dados de KPI (Sistema) (inativos por padrão), para remover esses dados.
Importante: Recomendamos que você verifique os dados disponíveis na tabela usp_kpi_data, pois a execução dessa regra KPI também irá arquivar e/ou limpar os dados coletados de outro sistema KPI .
Observação: um novo KPI, webConcurrentTotalLicenseCt é usado no CA SDM r12.9 para calcular o número de usuários exclusivos conectados ao CA SDM durante esse intervalo. Para obter mais informações, consulte o Guia de Implementação.
- Arquive a pasta de instalação ($NX_ROOT) usando os procedimentos de arquivamento típicos. Essa ação reduz o volume de movimentação de dados e economiza espaço em disco.
- Execute o script apropriado a partir de um prompt de comando para identificar quaisquer registros duplicados no banco de dados:
Observação: execute esse script nos servidores secundários. Se você deseja executar esse script usando o SQL Query Analyzer, edite o script SQLCHECK.SQL e remova o argumento EXIT, antes de executar o comando.
- (Oracle) Execute OracleCheckr12UniqueIndexes.sql, localizado na pasta \Migrate da mídia de instalação.
- (SQL Server) Abra uma janela de prompt de comando e execute o SQLCHECK.SQL da seguinte forma:
cd $NX_ROOT\samples\views\SQLServer
Digite o comando:
Sqlcmd -E -e < SQLServer\SQLCHECK.SQL
Observação: após atualizar para o CA SDM r12.9, você pode encontrar esses arquivos em $NX_ROOT/samples/views/SQLServer ou $NX_ROOT/samples/views/Oracle no servidor.
Importante: Esses scripts identificam seus registros duplicados. Exclua os registros duplicados identificados antes de continuar com a migração.
- No Windows, é possível atualizar diretamente de r11.2, r12.0, r12.1, r12.5, r12.6 e r12.7.
- Se você instalou o CA SDM no UNIX ou Linux, é possível fazer atualização de r12.5, r12.6 e r12.7.
- Se sua instalação tiver uma versão anterior do produto, como o CA SDM r11.2, r12.0 ou r12.1 em um sistema operacional e banco de dados sem suporte UNIX/Linux, você deverá atualizar para o CA SDM r12.5. Em seguida, mova o CA SDM para um ambiente operacional e banco de dados com suporte, antes de atualizar.
- Atualize o sistema do CA SDM r11.2 para um banco de dados suportado (SQL Server e Oracle).
Observação: para obter mais informações sobre bancos de dados suportados, consulte Notas da versão.
- Atualize do Unicenter Service Desk r11.0 para CA SDM r11.2 antes de migrar seus dados para um banco de dados suportado.
- Caracteres especiais do Windows, como um travessão no CA SDM ou Gerenciamento de conhecimento em um sistema não Windows não são armazenados corretamente no banco de dados.
- Ingres—Se estiver usando um banco de dados Ingres, converta seus dados em Oracle ou SQL Server antes de atualizar.
Observação: para obter informações sobre o processo de conversão, consulte a documentação do banco de dados.
- Oracle—Oracle não oferece suporte a índices com diferenciação entre maiúsculas e minúsculas para registro de item de configuração. Antes de iniciar a migração no Oracle, verifique se o SQLPlus e o Oracle DB se comunicam usando o nome do host. Se a comunicação falhar, verifique se o Oracle está configurado com o adaptador de loopback.
Observação: quando você migrar em um ambiente de caractere de dois bytes com um banco de dados do Oracle, aumente o limite máximo de cursor aberto para no mínimo 500. Para obter mais informações, consulte os documentos do Oracle sobre o ORA-01000 (máximo de cursor aberto excedido).
- SQL Server: em relação a uma atualização do SQL Server para a release atual do CA SDM, o banco de dados padrão para a ID de usuário do banco de dados configurado deve ser o CA MDB. Se o banco de dados padrão não for CA MDB, o console de migração falhará e exibirá a seguinte mensagem:
"The acctyp_v2 table does not exist on the MDB"
- Tomcat: (para o Unicenter Service Desk r11.0, r11.1 ou r11.2 do CA SDM) se você configurou o Tomcat para autenticação externa, reconfigure-o manualmente para autenticação externa depois de atualizar para a release atual do produto.
- Atualizações de tabela—Considere as seguintes atualizações de tabela que ocorrem durante a migração:
- Tabelas de status: essas tabelas serão também atualizadas com os registros de status apropriados quando os mesmos valores de código não existirem no seu banco de dados. Por exemplo, Cr_Status será atualizado com o código AEUR (Awaiting End User Response - Aguardando resposta do usuário final).
- Áreas funcionais—Para cada função, a migração adiciona automaticamente uma linha para cada registro usp_functional_access. A migração define o nível de acesso no mesmo nível para cada área funcional do CA SDM r12.0, r12.1 que a tabela usp_role inclui. Novas áreas funcionais são mapeadas com o uso de um campo de referência.
- Chaves estrangeiras—Considere as seguintes informações:
- As chaves estrangeiras (SRELs) que fazem referência a tabelas, cuja chave principal é uma UUID, são alteradas de tipo de número inteiro para tipo de UUID (ou BYTE 16).
Observação: para obter informações sobre a configuração de atributos SREL com valores de chaves estrangeiras, consulte o Guia de Referência Técnica do CA SDM.
- Se tiver suspendido as restrições de chave estrangeira do sistema do CA SDM anterior para agrupar dados de carregamento, lembre-se de recriar as restrições de chave estrangeira antes da atualização. Os scripts que suspendem as restrições são encontrados nos seguintes locais:
Observação: reaplique as restrições suspensas executando o script apropriado OracleAddConstraints.sql ou SQLServer/SQLAddConstraints.sql. Esses scripts são encontrados na mesma pasta das restrições e contêm instruções nos arquivos mencionados.
- MDB—O MDB fornece um esquema de banco de dados consistente para vários dados de gerenciamento de TI. Durante o desenvolvimento do MDB, os elementos de dados do ambiente anterior do CA SDM foram incorporados a esse esquema. O tamanho dos elementos de dados pode aumentar e, portanto, aumentar o tamanho total do banco de dados.
Observação: quando os elementos de dados padrão se estenderem além da largura de coluna definida para o MDB, o processo de atualização pode truncar os dados desses elementos. As mensagens alertam para qualquer truncamento que ocorrer durante a atualização.
- Configuração distribuída – É recomendável atualizar os servidores na seguinte ordem, dependendo da configuração do CA SDM:
- Convencional
- Servidor principal
- (Opcional) Um ou mais servidores secundários
- Disponibilidade avançada
- Servidor de segundo plano
- Um ou mais servidores em espera
- Um ou mais servidores de aplicativos
- Configuração de banco de dados remoto—Considere as seguintes informações:
Recomendamos atualizar o servidor de bancos de dados com um novo MDB antes de atualizar o servidor principal. Caso o servidor seja remoto, execute a instalação do CA MDB no servidor de banco de dados antes de executar a atualização.
- Se você estiver usando um banco de dados SQL Server MDB, sqlcmd deverá estar no computador cliente antes da conexão com o MDB remoto.