Tópico anterior: Operador Interromper: êxito ou falhaPróximo tópico: Adicionar portas e links do operador


Portas e links do operador de processo

Os links entre os operadores definem dependências. Os links atuam nos resultados produzidos por cada operador. Os links definem a ordem e a lógica de um processo durante seu fluxo.

Tipos diferentes de ações têm diferentes resultados ou efeitos predefinidos:

O aplicativo calcula esses resultados para determinar as próximas condições de saída, portas e links a serem ativados, em uma sequência lógica. Por exemplo, você pode adicionar uma porta personalizada em alguns operadores e pode definir a porta a ser ativada quando uma expressão retornar um valor Verdadeiro.

As condições de saída em um operador não são mutuamente exclusivas. Se o produto avaliar mais de uma condição de saída como Verdadeira, todas as condições de saída serão processadas. O processamento de várias condições de saída em um único operador pode iniciar o processamento simultâneo subsequente de várias ramificações.

Quando um processo é executado, o produto ativa seus operadores apenas uma vez. Quando um link leva a um operador ativado anteriormente, o produto não reprocessa o operador de destino e a ramificação que o link estende termina.

Observação: os links são unidos aos operadores em pequenos pontos de conexão chamados portas.

Este gráfico mostra um exemplo de portas e links do operador de processo.

Item:

Descrição:

Operador selecionado: clique em um operador para exibir suas variáveis do conjunto de dados, páginas e propriedades. Clique com o botão direito do mouse em um operador para adicionar uma porta de saída.

Propriedades do link: proceda de uma das seguintes maneiras para ajustar a aparência de um link:

  • Clique duas vezes em um link.
  • Clique com o botão direito do mouse em um link e selecione Propriedades do link

Selecione a espessura, a cor, a forma e a aparência tracejada de cada link.

Formato de linha do link: em vez de linhas ortogonais ordinárias, esse link roxo será exibido com segmentos em linha reta. Você pode alongar e posicionar todos os links conforme necessário.

Link parado: esse link foi forçado a parar. Como exemplo, considere um processo que está em loop, aguardando por um evento, processando esse evento e em loop novamente várias vezes. Quando uma ramificação paralela do processo determina que o processo de loop original deve parar, ela pode utilizar a porta e o link parados para interromper o loop.

Link interrompido: interrompa um link para dividir uma longa rota sinuosa em dois stubs numerados. Os links divididos são mais fáceis de visualizar e gerenciar. Para associar novamente os stubs numerados, clique com o botão direito do mouse no número do link circulado e selecione Associar link.

Link desativado: este link cinza tracejado indica que ele está temporariamente desativado. Clique com o botão direito do mouse no link para reativá-lo.