Tópico anterior: Criar um objeto Operador personalizadoPróximo tópico: Operador personalizado: guia Formulário


Propriedades do operador personalizado

Você pode configurar um operador personalizado modificando as configurações padrão disponíveis para o operador de base. Também é possível adicionar parâmetros e páginas de entrada para apresentar configurações de entrada específicas a um usuário do operador personalizado.

Há sete tipos principais de propriedades para cada operador personalizado:

Para cada configuração, você normalmente:

Também é possível:

Exemplo: um operador personalizado básico

É possível criar um operador personalizado que recupere uma informação específica de um roteador de rede usando o operador Obter variável de SNMP como base. Como parte de seu operador personalizado, configure a OID adequada da variável de SNMP e a sequência de caracteres de comunidade e, em seguida, defina as propriedades, de modo que um usuário possa configurar o endereço IP da variável de SNMP. O operador Obter variável de SNMP tem as seguintes configurações específicas:

Normalmente, configura-se os valores predefinidos e marca-se todas as configurações como invisíveis, com exceção do Host do agente. Outra criador usando esse operador personalizado vê apenas a configuração Host do agente na paleta Propriedades. Todas as outras configurações estão ocultas. Outros usuários podem especificar o Host do agente para determinar o roteador de rede onde as informações se originam. No entanto, outros usuários não precisam conhecer as outras configurações de um operador Obter variável de SNMP. Contanto que eles configurem o endereço IP correto, as informações em questão são exibidas.

Exemplo: um operador personalizado avançado

Como um exemplo mais avançado, é possível criar uma interface para um aplicativo interno com o uso de scripts. Neste exemplo, use o operador Iniciar script como base para o operador personalizado. Em seguida, especifique a extensão do script, o script e as outras configurações como os parâmetros a serem passados ao script. Normalmente, esses parâmetros seriam definidos (na verdade, todos os parâmetros que vêm do operador de base) como invisíveis. Também é possível criar sua própria página de configurações para solicitar a um usuário do seu operador personalizado algumas configurações que são específicas para o operador. Como no exemplo simples acima, um usuário final pode usar o operador personalizado para atuar em seu aplicativo interno. Essa técnica estende processos integrados, sem a necessidade de conhecer detalhes específicos sobre como fazer interface com o aplicativo.

Mais informações:

Operador personalizado: guia Propriedades