

Alocações de recursos › Como localizar, reservar e alocar recursos › Substituir recursos em investimentos
Substituir recursos em investimentos
É possível gerar uma lista de recursos com a mesma função e disponibilidade durante o período do investimento. Também é possível usar esse procedimento para substituir um recurso em um projeto. As seguintes regras são aplicáveis:
- A substituição de um recurso não transfere as horas trabalhadas, as horas trabalhadas pendentes e a linha de base do integrante original da equipe para o novo integrante. Somente a EPT restante será transferida para o novo integrante da equipe.
- O integrante original da equipe deve preencher todas as entradas de horas pendentes para que os dados reais sejam registrados antes que a substituição ocorra.
- A função de projeto do integrante original da equipe será transferida para o novo integrante (a menos que você esteja substituindo uma função por outra diferente).
- Se um projeto estiver bloqueado, não será possível substituir os integrantes da equipe existentes, resultando na exclusão de um integrante da equipe e na transferência de atribuições. O botão Substituir, nesse caso, aparecerá desativado. Além disso, você pode ter permissão para substituir apenas uma função de recurso (sem substituir a atribuição de tarefa) com base nas configurações de substituição da função. Para obter mais informações sobre essa configuração, entre em contato com o administrador.
Siga estas etapas:
- Com o recurso aberto, clique em Alocações.
- Para substituir um recurso, clique no ícone Localizador de recursos ao lado do investimento.
- Para restringir a lista de recursos, insira valores de filtro.
- Para visualizar todos os recursos, clique em Mostrar tudo.
- Examine os campos a seguir:
- Disponibilidade
-
Identifica o período do projeto e a quantidade de horas que o recurso que está substituindo foi alocado para o projeto. Tanto as datas quanto as horas alocadas são transferidas para o novo substituto.
- Grau de disponibilidade
-
Exibe uma média ponderada que decompõe o período de trabalho e a disponibilidade de cada recurso. Se você não adicionar nenhuma especificação de habilidade aos critérios de pesquisa, a coluna Pontuação total duplicará o número do Grau de disponibilidade. A coluna Grau de habilidades ficará em branco. A pesquisa por critérios de habilidades e disponibilidade exibe uma média dos dois na coluna Pontuação total.
- A mensagem a seguir pode ser exibida na parte superior da página:
As pontuações correspondentes podem não ser exatas se as datas de disponibilidade não estiverem dentro do seguinte intervalo: ddmmaa - ddmmaa
A mensagem indica uma discrepância entre o intervalo de datas da mensagem e as datas do campo Disponibilidade. Isto é, a pontuação Grau de disponibilidade pode não ser precisa. Por exemplo, as datas do campo Disponibilidade são 01/09/15 - 07/02/16 e o intervalo de datas da mensagem é 07/09/15 - 07/09/15. Não há uma comparação de um para um para nenhum recurso, o que reduz as pontuações de correspondência de disponibilidade geral.
- Para substituir o recurso anterior, selecione um ou mais recursos e clique em Substituir.
- Confirme a seleção clicando em Sim.
A página Alocações é exibida. Como resultado da substituição do recurso, o investimento não aparece mais na lista de investimentos do recurso.
- Se o número de horas disponíveis de um recurso for inferior ao número total de horas, a página de confirmação de disponibilidade restante (não a reserva) será exibida. Se você adicionar recursos ao projeto ou investimento, a página de confirmação de disponibilidade restante indicará superalocação do recurso. Se você reservar 100% (padrão) da disponibilidade do recurso, a coluna de 100% de Alocação de recursos listará o número de horas utilizadas. A coluna Disponibilidade restante indica o número real de horas de trabalho disponíveis para que o recurso trabalhe no projeto.
Selecione um dos valores a seguir:
- Superalocar para superalocar o recurso.
- Somente restante para reservar o recurso pela quantidade listada na coluna Disponibilidade restante.
Exemplos de disponibilidade do recurso
Este tópico explica as relações entre um calendário de recursos e os ajustes de turnos, um calendário base e o campo Disponibilidade. Esses valores relacionados influenciam os cálculos de disponibilidade do recurso, os gráficos de planejamento de tempo e o relatório de Horas ausentes.
A disponibilidade do recurso é baseada no calendário do recurso. Se um recurso tiver um calendário com turnos, sua disponibilidade nos portlets de planejamento de recursos e nos relatórios refletirá os turnos.
Exemplo: calendários com turnos irregulares
Como um gerente de recursos, é recomendável que você implemente os seguintes turnos de trabalho:
- Horas normais de 1º de janeiro a 30 de junho e de 1 de setembro a 31 de dezembro
-
- Segunda a quinta-feira: 08h30 às 14h00 e 15h30 às 18h30
- Sexta-feira: 08h30 às 14h30
- Horário de verão de 1º de julho a 31 de agosto
-
- Segunda-feira a sexta-feira das 08h00 às 14h30
Siga estas etapas:
- Clique em Administração. Em Gestão de projetos, clique em Calendários base.
- Criar um calendário base para os dias úteis normais com dois turnos e o turno curto exclusivo Somente sexta-feira.
- Selecione segunda, terça, quarta e quinta-feira e defina os dois turnos em um calendário.
- Selecione sexta-feira e defina o turno que começa às 08h30 no mesmo calendário.
- Aplique essa disposição para os meses seguintes: janeiro a junho e setembro a dezembro.
- Crie um calendário base para os dois meses de verão.
- Para os meses de julho e agosto, defina o novo turno de verão que começa às 08h00 em todos os dias úteis.
Observação: também é possível usar um calendário e ajustar cada dia útil em julho e agosto.
- Navegue até o perfil de recursos de cada recurso e atribua um calendário.
Você verá os turnos em seus calendários. O campo Disponibilidade do recurso varia de um recurso para outro, mesmo que eles estejam atribuídos ao mesmo calendário.
- Cada recurso trabalha 8,5 horas por dia por 4 dias e 6 horas na sexta-feira. Sua disponibilidade é de 40 horas por semana ou 160 horas a cada mês.
- Nos dois meses de verão, cada recurso trabalha 6,5 horas por dia durante cinco dias. Sua disponibilidade é de 32,5 horas por semana ou 130 horas a cada mês.
- É possível ter outros recursos atribuídos a um calendário diferente. Por exemplo, 8 horas por dia, 5 dias por semana. Sua disponibilidade é de 40 horas por semana ou 160 horas a cada mês.
- É possível ajustar um calendário atribuído no nível de recurso. Por exemplo, adicione um ou mais dias de férias no calendário do recurso. Um recurso de férias por 2 dias mostra uma redução da disponibilidade. A disponibilidade de um recurso que trabalha 8,5 horas por dia cai 17 horas para um período de férias de dois dias. A disponibilidade de um recurso que trabalha 6,5 horas por dia apenas cai 13 horas para um período de férias de dois dias.
- Os portlets, as páginas e os relatórios usam o intervalo de disponibilidade para obter os valores de disponibilidade. A disponibilidade é sempre derivada do calendário do recurso. O valor original inserido no campo Disponibilidade no perfil do recurso não é usado nos cálculos de disponibilidade.
Observação: em vez de horas, também é possível usar ETIs para medir a disponibilidade do recurso. Para calcular a disponibilidade do ETI, o aplicativo divide a disponibilidade do recurso pelo calendário padrão.
- Clique no menu Página inicial. Em Gestão de recursos, clique em Recursos.
- Abra um recurso.
- Para refletir a disponibilidade atual, defina o campo Disponibilidade para cada recurso individual. A disponibilidade pode ser diferente, até mesmo para os recursos que estão atribuídos ao mesmo calendário base. Por exemplo, você atribui um recurso que fica geralmente disponível 6 horas por dia a um calendário base com turnos de 8 horas. O campo Disponibilidade mostra 5,65. Ao alterar o calendário base para um com turnos de 8,5 horas, o campo Disponibilidade mostra 6,38. Também é possível ajustar os turnos no calendário de recursos individuais. O valor que definir por último (Disponibilidade ou Calendário base com ou sem ajustes) determina a sua disponibilidade mais atual.
Observação: os valores de disponibilidade nos portlets e relatórios também são calculados da mesma maneira.
Exemplo: disponibilidade do recurso
Este exemplo mostra a disponibilidade mensal do recurso.
- Crie um calendário base para dezembro com turnos de 5 horas por dia.
Dezembro tem 22 dias. O total de horas é (5 x— 22)=110.
- Atribua este calendário base a um recurso.
A disponibilidade diária do recurso é 5.
- Altere o valor do campo Disponibilidade de 5 para 8.
O calendário ainda mostra turnos de 5 horas.
Os portlets mostram a disponibilidade de dezembro como (8 x— 22) =176 horas.
- Altere o calendário de recursos para refletir turnos de 4 horas para dezembro para este recurso. A disponibilidade do recurso é maior que 4 porque já indicou um valor de 8.
- O campo Disponibilidade mostra 8, o calendário base mostra 5 e o calendário de recursos mostra 4. A disponibilidade calculada em horas para o recurso para dezembro é a seguinte:
(4/5) × 8 × 22 = 140,8
Exemplo: alocações de recursos
Ao reservar um recurso como um integrante da equipe alocada de um investimento, o aplicativo gera um valor de alocação para cada recurso. É possível calcular a alocação de recursos usando a seguinte equação:
Valor de alocação do recurso = (disponibilidade) x (número de dias úteis do recurso durante o período do investimento)
O número de dias úteis de um recurso individual durante um investimento se baseia no calendário de recursos. São contados todos os dias em que um recurso está disponível durante um período de investimento, inclusive as datas de início e de término.
Por exemplo, a seguinte lista mostra a disponibilidade semanal de alguns recursos durante um período de investimento:
- O recurso A trabalha quatro horas por dia, cinco dias por semana
- O recurso B trabalha oito horas por dia, cinco dias por semana
- O recurso C trabalha oito horas por dia, três dias por semana
Se todos os recursos forem alocados em 100% para o investimento por três semanas, a alocação deles será a seguinte:
- Recurso A = 60 horas
- Recurso B = 120 horas
- Recurso C = 72 horas
Se você tentar superalocar um recurso colocando-o na equipe de outros investimentos, você será avisado. Um recurso superalocado não pode executar o trabalho com eficiência nem concluí-lo até À data de término estabelecida. Por esse motivo, é importante estar ciente de como os recursos estão alocados aos investimentos.
Nestes exemplos, John, Bill e Sue são os subordinados diretos de Mary:
- John tem reserva definitiva de 20 horas na próxima semana para o projeto A e reserva temporária de 10 horas para o Projeto B. A demanda total para John na próxima semana será de 30 horas.
- Bill tem reserva definitiva de 40 horas na próxima semana para o projeto A e reserva temporária de 20 horas para o Projeto B. A demanda total para Bill na próxima semana será de 60 horas.
- Sue não está alocada a qualquer projeto. A demanda para Sue é 0 horas.
- Uma função é designada e reservada temporariamente para 35 horas na próxima semana para o projeto A. Nas propriedades da função desse projeto, a equipe de Mary está designada como a unidade de ORG de equipe. A demanda dessa função para a equipe de Mary é de 35 horas na próxima semana.
- A alocação total ou demanda da próxima semana para os recursos na organização de Mary é de 125 horas: 60 horas com equipe de reserva definitiva, 30 horas com equipe de reserva temporária e 35 horas de reserva temporária com funções não preenchidas.
Copyright © 2014 CA Technologies.
Todos os direitos reservados.
 
|
|