Tópico anterior: Planejamento de capacidade de recursosPróximo tópico: Portlets de planejamento de recursos


Termos de planejamento de capacidade de recursos

Como um gerente de recursos trabalhando com recursos e funções, familiarize-se com os seguintes termos:

Disponibilidade

Define o número de horas de um dia útil que o recurso está disponível ou que deverá estar livre para trabalhar.

Valor padrão: 8

É possível calcular a disponibilidade semanal usando a seguinte equação:

Disponibilidade semanal = (disponibilidade) x (número de dias úteis atribuídos por semana no calendário de recursos)

Por exemplo, o valor de Disponibilidade do recurso for oito e o número de dias úteis por semana no calendário de recursos atribuído é cinco:

Disponibilidade semanal = 8 x 5 = 40 horas por semana
Alocação

Reservar um recurso como um integrante da equipe para um investimento. Um valor de alocação é gerado para cada recurso. É possível calcular a alocação de recursos usando a seguinte equação:

Valor de alocação do recurso = (disponibilidade) x (número de dias úteis do recurso durante o período de tempo do investimento) 

O número de dias úteis de um recurso individual durante um investimento se baseia no calendário de recursos. São contados todos os dias em que um recurso está disponível durante um período de investimento, inclusive as datas de início e de término.

Por exemplo, a seguinte lista mostra a disponibilidade semanal de alguns recursos durante um período de investimento:

Se todos os recursos forem alocados em 100% para o investimento por três semanas, a alocação deles será a seguinte:

Se você tentar superalocar um recurso colocando-o na equipe de outros investimentos, você será avisado. Um recurso superalocado não pode executar o trabalho com eficiência nem concluí-lo até À data de término estabelecida. Por esse motivo, é importante estar ciente de como os recursos estão alocados aos investimentos.

Nestes exemplos, João, Marcos e Sueli são os subordinados diretos de Maria:

Trabalho restante

O trabalho futuro de um recurso em um investimento. Este termo também é conhecido como EPT (Estimativa para terminar).

Horas trabalhadas

As Horas trabalhadas são o número total de horas registradas pela equipe de geração de relatórios para uma unidade organizacional. As Horas trabalhadas são unidades de trabalho e não custo. As horas trabalhadas referem-se ao trabalho que foi concluído e enviado para um investimento.

Por exemplo: última semana, três integrantes da equipe de Maria registraram um total de 139 horas de tempo no sistema para diversos projetos. O total de horas trabalhadas na semana passada para a equipe do Maria foi 139 horas.

Planejamento de capacidade

O Planejamento de capacidade é a prática de avaliação de recursos, demanda e desempenho para melhorar a utilização a fim de obter o máximo de produtividade. O Planejamento de capacidade inclui os seguintes processos:

O principal objetivo do portlet Visão geral do planejamento de capacidade é fornecer uma visão completa da capacidade, demanda, capacidade restante e horas reais fornecida por qualquer unidade dada na organização a partir de uma exibição hierárquica de ORG do recurso.

Capacidade

A Capacidade é definida como a quantidade total de tempo que um recurso torna disponível para a organização como parte do seu contrato de trabalho. A capacidade também é conhecida como disponibilidade agregados. A capacidade de uma unidade organizacional é a quantidade total de tempo coletivo para todos os recursos nessa unidade. As hierarquias de ORG de recurso podem ser definidas para modelar as necessidades de definição de equipe. Com frequência, essas unidades de ORG representam relacionamentos de relatórios, áreas geográficas ou unidades de negócios. O Clarity usa as hierarquias de ORG do recurso para filtrar os resultados de capacidade nos portlets. A capacidade inclui os recursos nomeados que pertencem ao ORG ou ao ORG descendente e não inclui as funções.

Por exemplo, se uma pessoa for contratada para trabalhar 40 horas por semana, ele tem 40 horas de capacidade.

Mary tem uma equipe de três subordinados diretos que trabalham 40 horas por semana. A capacidade da unidade organizacional de Maria para qualquer semana determinada é de 120 horas. Observe que Maria não está incluída na capacidade de sua equipe. Se Maria tiver funcionários recrutados como subordinados de seus subordinados diretos, a capacidade total da organização de Maria é composta da capacidade agregada de todas as organizações subordinadas a ela.

Demanda

A demanda é definida como a quantidade total de tempo solicitado em um recurso ou função na organização. A demanda tem por base a alocação planejada para integrantes da equipe que estão alocados a um investimento. A demanda inclui as alocações tanto para a equipe nomeada quanto para as funções solicitadas de uma unidade organizacional. O Clarity usa a unidade de ORG da Equipe de funcionários para qualificar a demanda ao filtrar por ORG. A demanda é composto de tempo de reserva definitiva e tempo com reserva temporária. Se o ORG de equipe de funcionários estiver em branco, ele se refere ao ORG do recurso.

Exemplos:

A demanda total dos recursos da organização de Maria é 115 horas para a semana seguinte, 60 dessas horas são de funcionários reservados definitivamente, 20 reservados temporariamente e 35 funções não processadas.

Capacidade restante

A Capacidade restante é definida como a quantidade de tempo total que uma organização tem disponível para trabalhar em projetos e que ainda não foi reservada nem solicitada dessa unidade. É a diferença entre a capacidade e demanda. Capacidade - Demanda = Largura de banda restante.

No exemplo acima, a organização de Maria tem 15 horas de largura de banda disponível para a semana seguinte.

Equipe de reserva definitiva

Representa recursos nomeados com status de reserva definitiva, não inclui métricas para funções. Um integrante da equipe alocada com Status de reserva definido para Definitiva significa que alocação definitiva e alocações planejadas são as mesmas.

Equipe de reserva temporária

Representa recursos nomeados com status de reserva temporário ou misto e não inclui métricas para funções. Um integrante da equipe alocada com reserva temporária só tem alocações planejadas e nenhuma alocação definitiva. Um integrante de equipe tem reserva mista quando a alocação planejada e a alocação definitiva não são iguais.

Nesse portlet, o status misto é relatado como equipe com reserva temporária. Um recurso tem reserva mista quando há uma alteração na maneira como o recurso está planejado para ser alocado.

Observação: o status da reserva mista requer que a opção Permitir reserva mista esteja ativada nas opções de Configurações localizadas em Gestão de projetos, no menu Administração. A definição Permitir reservas mistas ajuda a gerenciar a alocação planejada e a alocação definitiva separadamente.

Funções não preenchidas

Representa todas as funções e sua alocação, com base nos critérios de filtragem para o status de reserva. As funções podem ser alocadas para um projeto ou um investimento com status de reserva definitiva, temporária e mista e alocações planejada ou definitiva.

Demanda não preenchida

A demanda à qual as funções são alocadas a um investimento.

Capacidade não utilizada/disponível

A capacidade total menos a demanda de alocação total. Uma capacidade não utilizada negativa indica superalocação.

Trabalho não atribuído

A alocação de investimento total menos a alocação da atribuição de investimento total. Um trabalho não atribuído negativo mostra onde a alocação de atribuição ultrapassa a alocação de investimento.