

Primeiros passos para a gestão de portfólios › Como começar a trabalhar com o gerenciamento de portfólio › Avaliar os requisitos do portfólio › Explorar as alternativas para investimentos
Explorar as alternativas para investimentos
É possível definir planos específicos dentro dos limites do portfólio para determinar qual é a melhor forma de atingir suas metas do portfólio. Com o conjunto de conteúdo maior definido, o planejamento permite que você execute análises iterativas no portfólio. Por exemplo, é possível criar os seguintes planos para o portfólio de projetos de TI, que abrange os anos fiscais de 2013 e 2014.
- Plano de projetos de TI para o ano fiscal de 2013
- Plano de projetos de TI para o ano fiscal de 2014
É possível criar versões de plano diferentes ou cenários alterando os parâmetros específicos para explorar diferentes opções de planejamento contínuo. Em última instância, é possível optar por aprovar um Plano de registro.
Para planejar de maneira eficiente, considere os seguintes fatores:
- Processo de planejamento formal versus informal. Entender se o processo de planejamento da organização é formal, informal ou uma combinação de ambos.
- Em um processo de planejamento formal, as revisões do plano são mais demoradas e as alterações são implementadas de maneira disciplinada. Esse processo de planejamento é aplicável quando as alterações recomendadas são extensivas ou as alterações exigem mais revisões antes de implementá-las. Por exemplo, aprovar um investimento que requer mais orçamento. Em geral, no planejamento formal, há um processo bem definido de propostas e aprovações nos planos para poder alterar alguma coisa.
- Em um processo de planejamento informal, as organizações implementam mudanças de maneira mais rápida, seguindo as revisões. As alterações são menores e suportam as metas existentes. Por exemplo, adiar um pouco a data de início de um investimento. O planejamento informal pode ser tão simples como alguém entrar no sistema e marcar uma alteração como aprovada sem nenhuma aprovação formal.
- Em um processo de planejamento misto, as organizações implementam alterações menores, seguindo um processo de planejamento informal e alterações mais amplas após um processo de aprovação mais formal.
- Horizonte de planejamento. Determine o período de seu portfólio que especifica o intervalo de dados do planejamento. Para permitir o planejamento dos investimentos atuais e futuros, verifique se o horizonte do portfólio cobre os horizontes de planejamento.
- Ritmo de revisão. Determine o ritmo de suas revisões do plano. Em seguida, é possível configurar a programação de sincronização para o seu portfólio, para refletir os dados reais do investimento no momento em que você precisar deles.
- Dados necessários para revisões do portfólio. Determinar o tipo de dados necessário para suas revisões. Em seguida, configure seu portfólio para capturar os dados necessários dos investimentos. Por exemplo, para revisar o custo e as informações do recurso, é possível capturar as seguintes métricas essenciais de investimentos de seu portfólio:
- Dias de atraso
- Variação de custo
- Variação de esforço
- Risco
- ROI
- Valor agregado
Copyright © 2013 CA.
Todos os direitos reservados.
 
|
|