Esta seção contém os seguintes tópicos:
Sobre o ciclo de vida do projeto
Processos de ciclo de vida do projeto
Como trabalhar com o processo de revisão da ideia
Como trabalhar com o processo Criar projeto de TI principal
Como trabalhar com processos de revisão de documentos
Criar um projeto a partir de um modelo de projeto
Como trabalhar com o processo de revisão e escalonamento de problema
A ideia pode passar por um processo de aprovação ou ser rapidamente rastreada para a criação do projeto. Quando a ideia estiver pronta para ser convertida, o processo de Revisão da ideia iniciará o processo de criação de um projeto. O processo é baseado no seguinte tipo de ideia e em combinações de categorias de ideia. O processo de criação do projeto converte a ideia em um projeto usando o modelo aplicável. Também copia os valores dos campos da ideia no projeto.
|
Tipo de ideia |
Categoria da ideia |
Processo de criação do projeto |
Modelo do projeto |
|---|---|---|---|
|
Projeto principal |
Não aplicável |
Criar projeto de TI principal |
Modelo do projeto principal |
|
Implantação de infraestrutura |
Não aplicável |
Criar projeto de infraestrutura |
Modelo de implantação da infraestrutura |
|
Alteração do aplicativo |
Aprimoramento |
Criar projeto de alteração de aplicativo |
Modelo de alteração de aplicativo |
|
Alteração do aplicativo |
Avaliação de COTS |
Criar projeto COTS do aplicativo |
Modelo COTS do aplicativo |
Os seguintes processos automatizados estão incluídos para ajudar a gerenciar o ciclo de vida do projeto a partir da revisão e da aprovação da ideia até a criação do projeto:
O processo Revisão do documento gerencia o fluxo de trabalho para o tipo de documento Proposta ou Operações.
As ideias permitem conduzir uma análise mais prática em uma etapa inicial. A análise é uma tentativa de filtrar ideias ruins ou financeiramente inviáveis antes que se transformem em investimentos. Você pode acompanhar e converter ideias em oportunidades de investimento.
O processo Escalonamento e revisão da ocorrência gerencia o fluxo de trabalho de revisão para ocorrências prioridade.
O processo Criar projeto de alteração de aplicativo cria um projeto com base no Modelo de alteração de aplicativo.
O processo Criar projeto COTS do aplicativo cria um projeto com base no modelo de COTS do aplicativo.
O processo Criar projeto de infraestrutura cria um projeto com base no Modelo de implantação de infraestrutura.
O processo Criar projeto principal de TI cria um projeto com base no Modelo de projeto principal.
Os modelos de projeto permitem criar projetos com base nas tarefas padrão e atribuições de função para o tipo de projeto. Os modelos ajudam a garantir a consistência e a eficiência na criação de projetos.
O processo Revisão da ideia usa esses modelos para criar esses tipos de projetos para você. Como alternativa, pode-se usar esses modelos para criar projetos.
Você pode alterar esses modelos para atender às necessidades e requisitos de sua organização. Também é possível duplicar esses modelos para criar novos modelos de projeto para cada um dos tipos de projeto da sua organização.
Importante: Para usar os processos de aprovação e de análise da passagem do Projeto de TI principal, altere os nomes e as propriedades das últimas tarefas de cada fase. Mas não altere as IDs. O processo de análise da passagem começa quando tarefas com as IDs específicas são concluídas.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Gerenciamento de Projetos.
Os seguintes modelos de projeto estão incluídos:
O modelo Alteração do aplicativo ajuda a gerenciar projetos para alterar os aplicativos de software.
O processo Criar projeto de alteração de aplicativo usa o modelo de projeto. O processo fornece um fluxo de trabalho automatizado para criar projetos. Você também pode usar o modelo para criar novos projetos de alteração de aplicativo.
O modelo COTS de aplicativo foi projetado para gerenciar uma seleção de aplicativos COTS (Commercial Off-the-Shelf). Use este modelo de projeto para gerenciar atividades ao selecionar um fornecedor para fornecer um novo produto.
O processo Criar projeto COTS do aplicativo usa o modelo de projeto. O processo fornece um fluxo de trabalho automatizado para criar projetos. Também é possível usar o modelo para criar projetos COTS de aplicativo.
O modelo Implantação de infraestrutura ajuda a gerenciar a implantação de um aprimoramento na infraestrutura.
O processo Criar projeto de infraestrutura usa o modelo de projeto. O processo fornece um fluxo de trabalho automatizado para criar projetos. Também é possível usar o modelo para criar projetos de implantação de infraestrutura de TI.
O modelo Projeto principal fornece uma estrutura para os processos de aprimoramento e desenvolvimento de aplicativo. Este modelo ajuda o gerente de projeto a conduzir o projeto por todas as revisões de passagem.
O processo Criar projeto de TI principal usa o modelo de projeto. O processo fornece um fluxo de trabalho automatizado para criar projetos e gerenciar os fluxos de trabalho de aprovação e de análise da passagem. Também é possível usar o modelo para criar projetos. Este modelo inclui uma amostra de EAP (Estrutura Analítica do Projeto). A EAP possui seis principais fases, cada uma com subtarefas.
As seguintes tarefas estão envolvidas no processo Revisão da ideia:
Se a caixa de seleção Fast Track estiver marcada, o processo de criação de projeto é iniciado com base na combinação de tipo de ideia e categoria de ideia selecionada. Uma EAP e uma linha de base são criadas. O processo termina para todos os processos de criação de projeto, exceto para o processo Criar projeto de TI principal.
Se a caixa de seleção Fast Track estiver desmarcada, um item de ação é enviado para o proprietário do negócio para analisar a ideia.
O tipo de processo que se inicia tem como base a combinação de um tipo de ideia e uma categoria de ideia. Uma EAP e uma linha de base são criadas. O processo de criação do projeto termina, exceto pelos projetos de TI principais.
Use a página Ideias para criar uma ideia. Você pode salvar a ideia e enviá-la quando estiver pronta para aprovação. Como alternativa, é possível fazer um rastreamento rápido da ideia e ignorar o processo de aprovação, convertendo a ideia em um projeto.
Antes de criar uma ideia, a numeração automática deve ser configurada para a ID do projeto.
Entre em contato com o administrador do CA Clarity PPM ou consulte o Guia de Administração para obter mais informações.
Siga estas etapas:
A página de ideias é exibida.
A página de criação é exibida.
Define o resumo/nome da ideia. O assunto vincula o investimento à ideia quando a ideia é convertida em um projeto. O assunto da ideia se torna a descrição do investimento.
Define a ID exclusiva da ideia.
Especifica o tipo de ideia.
Valores: Projeto principal, Implantação de infraestrutura ou Alteração de aplicativo
Obrigatório: não
Especifica a categoria da ideia. Os valores que estão disponíveis dependem do tipo de ideia selecionado. O administrador do CA Clarity PPM define as associações do campo.
Valores: Novo desenvolvimento, Conformidade/regulatório, Novo produto ou serviço, Outros, Aprimoramento, Avaliação de COTS, Distribuído, Rede/telecomunicações ou Área de trabalho.
Obrigatório: não
Especifica a prioridade da ideia.
Valores: Baixo, Médio e Alto
Especifica se a ideia será convertida em projeto ignorando as etapas de revisão e aprovação do processo de Revisão da ideia.
Padrão: desmarcado
Obrigatório: não
Define o objetivo da ideia.
Limite: 200 caracteres
Define o nome do recurso que originou a ideia.
Padrão: o nome do recurso conectado no momento.
Define o nome do proprietário do negócio que é o proprietário da ideia e aprova a conversão da ideia em um projeto. O proprietário do negócio da ideia se torna o proprietário do negócio para o projeto assim que a ideia é convertida.
Observação: se a caixa de seleção Fast Track estiver desmarcada, o processo de Revisão da ideia exigirá um valor para o campo.
Define o nome do recurso que gerencia e é o proprietário da ideia. O gerente da ideia tem acesso às propriedades do orçamento e do cronograma da ideia.
Define a data de início da ideia.
Define a data de término da ideia.
Define o objetivo da ideia.
Limite: 200 caracteres
Define o ORG organizacional da ideia.
Define o ORG do departamento da ideia.
A ideia é criada.
O processo para gerenciar projetos de TI principais é feito usando os seguintes processos:
As seguintes tarefas estão envolvidas no gestão do ciclo de vida de um projeto de TI principal, usando um processo automatizado:
Com o projeto aberto, vá para a página de propriedades e, na seção Partes interessadas, selecione a parte interessada do PMO. Em seguida, clique em Enviar.
Um item de ação é enviado à parte interessada PMO para revisar e aprovar o projeto.
Um item de ação é enviado à parte interessada PMO para aprovação para passar para a próxima passagem.
Um item de ação é enviado à parte interessada PMO para aprovar o projeto e passar para a próxima fase.
O processo Revisão do documento submete uma proposta enviada ou um documento de operações aos seguintes ciclos de revisão:
Um item de ação é enviado ao gerente de projeto.
Uma ação é enviada ao proprietário do documento que foi notificado sobre a decisão do gerente de projeto.
Você pode usar o processo Revisão do documento para submeter os documentos relacionados ao projeto ao processo de revisão e aprovação. Esse processo é iniciado quando a categoria está definida como Proposta ou Operações, e o status do documento está definido como "Enviado".
Siga estas etapas:
A página Propriedades é exibida.
A página de colaboração é exibida.
A página de adição de vários documentos é exibida.
Exibe o local atual do documento.
Especifica os arquivos que estão sendo adicionados à pasta.
Limite: cinco arquivos de cada vez
Especifica o status do documento.
Valores: Enviado, Aprovado ou Rejeitado
Inicia o processo de revisão: enviado
Especifica a categoria do documento.
Valores: Proposta, Planejamento, Desenvolvimento, Implementação e Operações
Inicia o processo de revisão: Proposta ou Operações
Define a data em que o documento é carregado.
Define o proprietário que gerencia o documento. O recurso verifica se o documento está devidamente gerenciado e acompanhado durante todo o seu ciclo de vida.
Indica o tipo de acesso do documento.
Valores:
Padrão: todos os participantes
Indica que não participantes podem acessar o documento.
Padrão: desmarcado
Indica se os recursos com o acesso apropriado podem fazer check-out e editar o documento.
Padrão: selecionado
Indica que os recursos com o acesso apropriado podem criar outra versão do documento.
Padrão: selecionado
Indica se os recursos que têm acesso aos arquivos são notificados quando os documentos forem adicionados.
Padrão: desmarcado
Define a descrição do documento.
Especifica quaisquer comentários sobre o documento.
O documento é carregado e enviado para revisão.
Siga estas etapas:
A página da lista é exibida.
A página de seleção é exibida.
A página Criar projeto é exibida.
Define o nome do projeto.
Limite: 80 caracteres
Obrigatório: sim
Define o identificador exclusivo do projeto, que geralmente é numerado automaticamente.
Limite: 20 caracteres
Obrigatório: sim
Exibe a data de início do projeto.
Exibe a data de conclusão do projeto.
Define os objetivos para o projeto.
Limite: 200 caracteres.
Indica o status da tarefa.
Valores: Iniciado, Não iniciado e Concluído.
Indica o nível do trabalho concluído nas tarefas.
Valores:
Padrão: Não iniciado
Obrigatório: sim
Especifica o agrupamento de recursos permitido ao atribuir recursos a projetos.
Valores:
Especifica a visualização de painel selecionada para o projeto. Clique na lista suspensa para selecionar uma opção de visualização.
Exemplo: use o valor de Layout padrão do projeto para visualizar os gráficos de utilização padrão de mão-de-obra e da equipe na página do painel do projeto.
Valores: PMO-Status do projeto, PMO-Status do programa, PMO-Roteiro do projeto, Layout do programa ou Layout padrão do projeto
Padrão: Layout padrão do projeto
Define o método a ser usado para calcular a porcentagem concluída das tarefas do projeto.
Valores: Manual, Esforço, Duração
Define o ORG organizacional associado ao projeto.
Define o ORG departamental associado ao projeto.
Exibe o nome do modelo.
Define a porcentagem de aumento ou de redução nas estimativas do trabalho em cada tarefa do novo projeto em relação ao modelo.
Padrão: zero por cento indica que não houve nenhuma alteração
Define a porcentagem (positiva ou negativa) como o fator de escala para os valores em dólares definidos nos planos de custos e de benefícios do projeto.
Padrão: zero por cento indica que não houve nenhuma alteração
Selecione a opção para converter todos os recursos do modelo de projeto em funções no novo projeto.
Padrão: desmarcado
O projeto é criado.
O processo Escalonamento e revisão da ocorrência foi projetado para submeter as ocorrências de alta prioridade do projeto a um fluxo de trabalho de revisão e escalonamento. Para iniciar o processo para uma ocorrência existente, abra a ocorrência e inicie o processo no menu Processos.
Para obter mais informações, consulte o Guia do Usuário de Gerenciamento de Projetos.
As seguintes tarefas estão envolvidas no escalonamento de uma ocorrência:
O processo Escalonamento e revisão da ocorrência é iniciado. Um item de ação é enviado ao gerente de projeto solicitando a revisão da ocorrência.
Siga estas etapas:
Define o nome do recurso que gerencia o risco. Esse recurso é responsável por assegurar que a ocorrência seja devidamente gerenciada e acompanhada durante todo o seu ciclo de vida. Se você criar uma ocorrência a partir de um risco fechado, o valor desse campo virá do campo Proprietário, na página Propriedades do risco.
Padrão: o recurso conectado no momento
Exibe o nome do recurso que criou a ocorrência.
Padrão: o recurso conectado no momento
|
Copyright © 2013 CA.
Todos os direitos reservados.
|
|