

Planejamento › Como trabalhar com histórias de usuário
Como trabalhar com histórias de usuário
Uma história de usuário descreve um requisito de recurso ou funcionalidade do produto que a equipe confirma a entrega. Você pode associar uma história de usuário a apenas um produto. Como integrante da equipe, é possível criar uma história de usuário para rastrear o trabalho associado ao requisito. Inclua informações suficientes na história de usuário para a equipe para fornecer uma estimativa do esforço de trabalho necessário para implementá-la.
Por exemplo, para o produto Pass Management System, crie uma história de usuário chamada Pagar pelo passe de estacionamento com cartão de crédito. Inclua os detalhes do requisito na história de usuário, como a máscara do campo do código de segurança do cartão.
Por exemplo, para o produto Parking Pass Management System (Sistema de gerenciamento do passe de estacionamento), crie histórias de usuários para fornecer detalhes sobre os recursos e funcionalidades esperadas do produto. Alguns exemplos de histórias de usuário incluem:
- Como usuário, posso usar o cartão de crédito para comprar um passe de estacionamento.
- Como usuário, posso receber alertas quando meu passe de estacionamento estiver prestes a expirar.
- Como administrador, posso definir diferentes planos para passes de estacionamento.
Pré-requisitos
Familiarize-se com estes termos antes de trabalhar com histórias de usuário:
- Integrante da equipe – proprietário da história de usuário e responsável pela conclusão da história de usuário. As tarefas que são criadas para essa história de usuário são automaticamente atribuídas ao mesmo integrante da equipe. Você também pode alterar o proprietário da história de usuário.
- Critérios de aceitação – define os requisitos para determinar se a história de usuário está concluída.
- Dependência da história de usuário - uma história de usuário pode precisar de fornecimento de outra história de usuário ou de sua funcionalidade antes de ser implementada. Por exemplo, uma história de usuário que permite acessar a ajuda online depende da conclusão da história de usuário para um botão Ajuda.
Observação: a dependência da história de usuário deve estar no mesmo produto.
- Sinalizador de dependência – as histórias de usuário com relações de dependência têm os seguintes indicadores para sinalizar a relação:
- A página de detalhes de uma história de usuário exibe uma mensagem indicando dependências ativas.
- As páginas de lista mostram ícones para indicar as relações de dependência. Você pode ver os sinalizadores de dependência de uma história de usuário no backlog, no backlog da sprint e em outras listas que mostram histórias de usuário.
- Passe o cursor do mouse sobre o ícone de dependência para abrir uma dica de ferramenta, que lista as histórias de usuário em uma relação de dependência com a história de usuário sinalizada.
Observação: quando uma dependência de história é fechada, as dicas visuais como a seção de mensagens na página Detalhes da história de usuário e o ícone da coluna Sinalizador nas páginas de lista desaparecem. A dicas são visíveis se a história depender de outras histórias abertas.
- Observação e anexo – é possível adicionar observações ou anexos detalhados a uma história de usuário que são úteis para os integrantes da equipe.
- Comentário – adicione comentários detalhados à história de usuário.
- Link para ocorrências – é possível vincular uma história de usuário a uma ocorrência existente no produto. A ocorrência pode ser uma ocorrência genérica.
- Tarefa – itens de trabalho nos quais uma história de usuário é dividida para que os integrantes da equipe as executem.
- Fechar história de usuário – uma história de usuário é fechada quando todas as tarefas associadas estiverem concluídas.
- Clonar história de usuário – é possível dividir as histórias de usuário e mover as tarefas incompletas de uma iteração para a próxima iteração. É possível clonar uma história de usuário com suas tarefas associadas e associá-la a outra sprint.
Criar e configurar uma história de usuário
Ao criar uma história de usuário, é possível configurar a janela para remover os campos padrão, bem como adicionar novos campos ou atributos personalizados, incluindo campos de pesquisa de vários valores. As alterações de configuração não são feitas em nível de sistema, de modo que se aplicam somente ao produto e ao usuário.
Observação: não é possível remover os campos Título e Produto.
Por exemplo, João cria uma história de usuário Como usuário, posso usar o cartão de crédito para comprar um passe de estacionamento. João configura a janela pop-up Nova história de usuário. É possível ver as alterações de campo em todas as janelas pop-up da história de usuário do produto Parking Pass Management System (Sistema de gerenciamento do passe de estacionamento), mas não em outros produtos. De maneira semelhante, Carolina não consegue ver as alterações feitas por João.
Siga estas etapas:
- Clique em Agile e, em Planejamento, clique em Backlog.
- Selecione o nome do produto na lista suspensa Produto.
- Clique em Nova história de usuário.
- Clique em Configuração e selecione os campos a serem exibidos.
- Selecione o Tipo de layout.
- Salve as alterações.
Observação: para editar ou excluir uma história de usuário, selecione a história de usuário na página Backlog e clique em Detalhes ou Excluir.
Gerenciar uma história de usuário
É possível capturar os detalhes funcionais e não funcionais de um requisito em uma história de usuário. É possível atualizar uma história de usuário para o status Concluído quando todas as tarefas associadas tiverem sido fechadas. Qualquer integrante da equipe associado a uma equipe ativa no produto pode atualizar uma história de usuário para o status Concluído.
Por exemplo, para a história de usuário Como usuário, posso usar o cartão de crédito para comprar um passe de estacionamento, é possível adicionar os seguintes detalhes:
- Adicionar os integrantes da equipe que executarão o trabalho da história de usuário.
- Adicionar tarefas diferentes que concluirão a história de usuário.
Siga estas etapas:
- Clique em Agile e, em Planejamento, clique em Backlog.
- Selecione o nome do produto na lista suspensa Produto.
- Clique no link Detalhes da história de usuário, e para adicionar os detalhes necessários siga estas etapas:
- Adicionar um integrante da equipe:
- Procure e selecione os proprietários da história de usuário.
- Criar critérios de aceitação:
- Na seção Critérios de aceitação, clique em Novos critérios de aceitação e preencha os campos solicitados.
- Criar dependência:
- Na seção Dependências para esta história de usuário, clique em Nova dependência e preencha os campos solicitados.
Observação: depois de criar uma dependência, a página de detalhes da outra história de usuário exibirá informações sobre a relação na seção Dependências.
- Adicionar observações e anexos:
Na seção Observações e anexos, execute uma das seguintes ações:
- Clique em Nova observação e preencha os campos solicitados.
- Clique em Anexar arquivo e siga as instruções.
- Link para ocorrências:
- Navegue até a seção Ocorrências, clique em Link para a ocorrência e selecione uma ocorrência na lista suspensa.
Observação: para editar uma ocorrência, clique no link Detalhes da ocorrência. Para excluir a ocorrência, clique em Excluir.
- Adicionar comentários:
- Na seção Comentários, clique em Novo comentário e preencha os campos solicitados.
Observação: também é possível adicionar comentários a ocorrências na página Detalhes da ocorrência, seguindo as mesmas etapas.
- Adicionar tarefas:
- Na seção Tarefas, clique em Nova tarefa e preencha os campos solicitados.
Observação: para editar ou excluir uma tarefa, na página Detalhes da história de usuário, selecione a tarefa e clique em Detalhes ou Excluir.
- Fechar história de usuário:
- No campo Status, selecione Fechado.
Observação: o proprietário do produto ou o scrum principal fecha a história de usuário após a sua análise e aprovação se atender aos critérios de aceitação.
- Clonar história de usuário:
- Clique em Clonar e selecione as tarefas a clonar.
- Salve as alterações.
Copyright © 2013 CA.
Todos os direitos reservados.
 
|
|