Tópico anterior: Introdução

Próximo tópico: Instalação

Preparações

Para garantir uma instalação eficiente, é importante que algumas coisas sejam preparadas com antecedência:

  1. A exportação de banco de dados do ambiente de desenvolvimento. Essa exportação deve ser executada usando o os scripts aprovados da CA, que criam um arquivo de extração (despejo) para que seja possível importá-lo de volta ao software do sistema de produção.

    Observação: é importante que a exportação seja executada por um usuário do banco de dados que tenha privilégios suficientes, e que esse mesmo usuário esteja acessível ao importar no banco de dados. Para este fim, a conta oblicore pode ser usada, uma vez que é sempre criada em cada sistema ou, como alternativa use a conta do sistema. No entanto, certifique-se de que a senha do sistema esteja disponível no banco de dados de destino para permitir o processo de importação.

  2. Scripts do banco de dados - se o DBA deseja alterar os scripts de criação do banco de dados, eles devem ser verificados por um DBA da CA com antecedência. Esses scripts devem ser verificados e estarem prontos, com antecedência, para permitir uma instalação tranquila. É comum que diferentes organizações tenham comentários e alterações que devem ser aprovados pelo administrador de banco de dados da CA, a fim de garantir que a configuração do banco de dados esteja em conformidade com as diretivas locais.

    Observações:

    1. O Microsoft Terminal Server se conecta ao servidor simulando um logon do servidor, diferentemente do PcAnyWhere, VNC, Proxy e outras ferramentas.
    2. Alguns softwares Oracle não podem ser instalados por meio do Microsoft Terminal Server e devem ser instalados localmente.

  3. Acessibilidade da origem de dados - a origem de dados deve ser acessível para manipulação manual, e a conexão ODBC deve ser configurada para permitir que os conectores se conectem à origem de dados.
  4. Segurança do servidor - um perfil de usuário com direitos de administrador local é necessário tanto no aplicativo quanto no servidor web. Se a plataforma do banco de dados for um sistema operacional Windows padrão, também será necessário um perfil de usuário com direitos de administrador local. Em plataformas UNIX, o administrador do banco de dados deve ter os privilégios adequados para criar o banco de dados no servidor.
  5. Acesso à internet - permite que o administrador do sistema se conecte à internet para fazer atualizações no sistema operacional ou no aplicativo, se necessário.
  6. Uma área de trabalho de usuários padrão para testar a funcionalidade do aplicativo. Observe que o aplicativo requer o uso de controles ActiveX a serem instalados, os quais normalmente estão bloqueados por diretivas de segurança da organização.
  7. Programação de treinamento com equipe relevante - treinamento de introdução que permite que a equipe faça o treinamento de aceitação do usuário e comece a trabalhar com o sistema