Tópico anterior: Como criar contratos (Gerente de contratos)

Próximo tópico: Criar modelos de nível de serviço

Criar contratos de um serviço

Criar contratos no sistema usando um catálogo de serviços, a partir de um modelo ou sem um modelo (com base em diversos modelos de nível de serviço), fornece uma eficácia muito maior e alto nível de reutilização, aplicável em muitos contratos diferentes. Em geral, os modelos de nível de serviço contêm um conjunto de métricas predefinidas aplicáveis a determinados componentes de serviço. Se necessário, você também pode ter mais de um serviço (e métricas associadas) em um único modelo de nível de serviço. Em geral, o conteúdo de um modelo de nível de serviço é definido pela maneira como será usado, e pode variar de acordo com os requisitos.

Como exemplo, considere um serviço de hospedagem de aplicativos que é oferecido por uma organização. A organização pode oferecer aos seus clientes três pacotes de serviço diferentes, como Ouro, Prata e Bronze, dependendo do que está incluído no pacote. Um bom exemplo do uso dos modelos de nível de serviço pode ser criar um modelo para cada um dos pacotes.

Uma vez criadas, essas definições podem ser usadas para criar um contrato de cliente com muita eficácia. Por exemplo, o Cliente ABC decide se inscrever em um pacote de hospedagem de aplicativos Ouro. É possível criar esse contrato no sistema usando diretamente o modelo de nível de serviço, da seguinte forma:

Na página Contratos, clique em Adicionar, usando o catálogo de serviços e selecione Com base em modelo ou Sem modelo. Em seguida, execute o Assistente de contrato para concluir a criação do contrato. Se você escolher Com base em modelo, será necessário especificar as configurações do modelo.

O Assistente de contrato exibirá uma lista de modelos de nível de serviço, e você poderá especificar quais deles deseja incluir no contrato. Observe que é possível selecionar métricas específicas de vários modelos de nível de serviço ou selecionar a definição inteira para inclusão. Nesse exemplo, todas as métricas do pacote de hospedagem Ouro foram usadas. Observe que a seleção do nível superior seleciona automaticamente todos os nós filho. Além disso, observe que é possível atribuir as métricas para um serviço diferente, se necessário. No entanto, o padrão é mantê-las atribuídas aos mesmos componentes de serviço, como na definição.

Depois que todas as métricas necessárias estiverem selecionadas, clique no botão Avançar para transferir essas métricas para o novo modelo de contrato e solicitar que um nome do contrato e detalhes gerais sejam inseridos. Clique em Salvar e Avançar para criar o contrato.

Assim que isso for concluído, você terá as seguintes opções: