Tópico anterior: Configurando a biblioteca de modelos (Gerente de contratos)

Próximo tópico: Criar contratos de um serviço

Como criar contratos (Gerente de contratos)

Nessa etapa, os contratos e suas entidades relacionadas que foram definidas na fase de design são criados no sistema.

Siga estas etapas:

  1. Adicionar um novo contrato e aplicar os detalhes gerais do contrato.
  2. Para cada contrato, definir suas métricas e aplicar os detalhes gerais.

Somente os detalhes gerais do conteúdo de um contrato são aplicados nessa etapa, sem incluir a lógica de negócios e o agrupamento das métricas do contrato.

A seguinte descrição dessas etapas enfatiza alguns pontos importantes que devem ser considerados nessa etapa. Essas etapas são descritas em detalhes na Ajuda Online.

Etapa 1: Adicionar um novo contrato e aplique os detalhes gerais do contrato.

A definição de contrato deve incluir:

Etapa 2: Adicionar detalhes gerais das métricas.

Quando o contrato estiver em vigor, é hora de criar as métricas nele. No processo de definição das métricas, as seguintes etapas devem ser executadas:

Nessa etapa, a definição de métrica ainda não possui os seguintes itens:

Esses itens são incluídos nas métricas do contrato apenas depois que a infraestrutura do sistema tiver sido criada e as fórmulas de lógica de negócios tiverem sido desenvolvidas e testadas.

Observação: um método alternativo para a abordagem acima é desenvolver modelos de nível de serviço no sistema, em vez de definir diretamente os contratos. Isso permite criar o modelo que depois poderá ser usado para criar outros contratos. Em alguns casos, modelos de nível de serviço preexistentes podem ser importados para o sistema de outra instância da CA. Isso pode permitir uma vantagem inicial, quando comparado com a criação de contratos a partir do zero. Para obter mais detalhes sobre a criação de seus próprios modelos de nível de serviço, consulte Criando modelos de nível de serviço.

Em alguns casos, é recomendável criar um modelo de contrato inicialmente, para testar se tudo está funcionando corretamente e conforme o esperado. Em seguida, é possível criar os modelos de nível a partir desse contrato e armazená-los no catálogo de serviços, proporcionando um excelente ponto de partida para todos os contratos no sistema.