Tópico anterior: Gerenciador de conectores

Próximo tópico: Criando conectores

Configurando conectores

Antes de usar o Gerenciador de conectores pela primeira vez em um servidor, é necessário definir as suas configurações para o ambiente.

  1. Execute o utilitário AdaptersManager.exe. A janela Gerenciador de conectores é exibida.
  2. Na barra de ferramentas, selecione Ferramentas/Opções. A janela Opções é exibida.
  3. Em Geral, marque a pasta raiz de conectores, que é onde o gerenciador de conectores coloca todos os conectores. Cada um dos conectores é criado em sua própria pasta, abaixo desta. O campo da pasta raiz de conectores controla o nome e o caminho da pasta onde todos os conectores estão localizados. É dentro desta pasta que o Gerenciador de conectores cria uma pasta individual para cada novo conector e coloca os arquivos relevantes.
  4. Em Conectores genéricos, digite o nome e o caminho completo dos arquivos executáveis do conector nos campos Conector de arquivo de texto e Conector do SQL (ou use Procurar para localizá-los). O Gerenciador de conectores requer essas informações para criar uma cópia destes arquivos ao criar um novo conector. Para cada conector criado pelo utilitário Gerenciador de conectores, uma cópia de um dos arquivos executáveis (de acordo com o tipo dos conectores; SQL ou Arquivo) é criada.
  5. Em Servidor de logs, digite o endereço IP do servidor de logs no campo de endereço de rede. Este é o IP do servidor de aplicativos, se remoto, e o localhost, se o Gerenciador de conectores estiver localizado no mesmo computador que o servidor de aplicativos.

    Digite o número da porta do servidor de logs no campo Porta (geralmente 4040).

    Observação: o número da porta e o endereço IP do servidor de logs estão definidos no arquivo Registry.xml.

  6. Na barra de ferramentas, selecione Ferramentas/Modelos. A janela Opções de configuração é exibida.
  7. O arquivo de modelo de configuração é um arquivo de configuração do conector que contém a estrutura XML solicitada que o mecanismo de XML do conector precisa. Há alguns modelos disponíveis (por exemplo, modelos de conector de arquivo e de conector do SQL), cada um com a estrutura relevante. Para cada um desses modelos existe uma versão mínima e uma máxima.

    Observação: use os modelos de configuração como uma base para seus arquivos de configuração. Eles tornam a tarefa fácil e segura.

  8. Marque a caixa de seleção Usar modelos de configuração para que o Gerenciador de conectores crie uma cópia do modelo para cada conector criado.
  9. Digite o nome e o local do modelo de configuração para cada tipo de conector nos campos Conector de arquivo e Conector do SQL.
  10. Na barra de ferramentas, selecione Ferramentas/RegEdit. A janela do Editor de registros é exibida.

    Observação: o Editor de registros é aberto diretamente na entrada do conector.

    Para cada conector criado, uma nova entrada com as propriedades relacionadas é criada na seção de conectores principais. O Gerenciador de conectores manipula o registro dos conectores, portanto, não é necessário executá-lo manualmente.

    Observação: quando alterações são feitas nas propriedades do conector ou erros são cometidos ao criar um novo conector, os valores podem ser alterados manualmente, diretamente no registro, a qualquer momento.