Tópico anterior: Exemplo de fórmula inteira

Próximo tópico: Definições de módulos de lógica de negócios associados

Testar fórmulas de lógica de negócios

Testar uma fórmula de lógica de negócios significa que os testes são realizados para garantir que a fórmula esteja definida corretamente e sem erros, e que calcula os resultados necessários como esperado. É importante abranger todos os casos extremos de término como parte dos testes. O escopo de lógica de negócios é onde a fórmula é executada para fins de teste. Quando inicialmente definida, a fórmula é testada em sua totalidade. Em seguida, depois de ser aplicada a todas as métricas como um módulo, é importante executar cada métrica no escopo de lógica de negócios ao menos uma vez para ver se ela recebe eventos (isto é, se o registro está correto) e se está produzindo um resultado razoável.

Um contrato que possui erros de sintaxe de lógica de negócios não pode ser ativado. É possível testar a lógica de negócios e exibir os resultados antes da ativação de um contrato online. Cada métrica do contrato é testada individualmente.

Siga estas etapas:

  1. Na guia Gerenciamento de nível de serviço, selecione Escopo de lógica de serviço. A janela Escopo de lógica de negócios é aberta.
  2. Em Parte contratual, selecione a parte contratual que contém a métrica que você deseja testar na lista suspensa.
  3. Em Contrato, selecione o contrato da parte contratual que contém a métrica que você deseja testar na lista suspensa.
  4. Em Versão, selecione a versão de contrato do contrato selecionado que contém a métrica que você deseja testar na lista suspensa.
  5. Em métrica, selecione a métrica específica que você deseja testar na lista suspensa.
  6. Em Intervalo de datas, especifique o intervalo de datas a ser incluído no cálculo da fórmula.

    Observação: é possível selecionar as datas do calendário clicando em Abrir calendário.

    Clique em Datas da versão para inserir automaticamente as datas de início e de término da versão de contrato selecionada.

  7. Em Unidade de tempo, selecione qual instância de intervalo de tempo será calculada: hora, dia, semana, mês, trimestre, ano ou o período de monitoramento (padrão).
  8. Em Ignorar, selecione as caixas de seleção relevantes para excluir as correções e/ou exceções do cálculo, se necessário.

    Para obter mais informações sobre as correções de dados brutos e exceções, consulte o tópico Exceções.

  9. Em Executar lógica de negócios com, selecione qual versão dos módulos de lógica de negócios incluídos usar (preliminar ou vigente).

    Observação: não é necessário selecionar uma versão se a fórmula de lógica de negócios não tiver nenhum módulo incluído.

  10. Clique em Executar. Os resultados são exibidos na guia Resultados.
  11. Clique na guia Mensagens e erros para exibir mensagens de erro e informativas sobre os resultados do teste, se houver.
  12. Clique na guia Eventos recebidos para exibir uma lista de eventos recebidos de outras métricas.

    Observação: esta guia mostra a mensagem Você não tem autorização para exibir esta página se a caixa de seleção Exibição do gerenciamento de dados brutos em Administração, Gestão de usuários, Funções, Adicionar não estiver marcada.

  13. Clique na guia Eventos enviados para exibir uma lista de eventos enviados pelo SLO atual para outras métricas.

    Observações:

    Esta guia mostra a mensagem Você não tem autorização para exibir esta página se a caixa de seleção Exibição do gerenciamento de dados brutos em Administração, Gestão de usuários, Funções, Adicionar não estiver marcada.

    As listas de eventos são somente leitura e são classificadas pela data e hora do evento. Os campos exibidos são: Métrica (origem/destino), Recurso, Evento, Campos de evento (todos), Data e hora do evento, Data de criação do evento ou Anotação do evento