Tópico anterior: Limites

Próximo tópico: Atualização do painel

Métodos de cálculo de acúmulo

O painel usa métodos de acúmulo para calcular as gravidades de entidades de nível mais elevado na hierarquia. Esses métodos de acúmulo são personalizáveis para permitir a reflexão de questões importantes e um controle melhor da influência de cada um dos componentes no cenário geral. Os métodos de acúmulo disponíveis são:

Contagem

Neste método, se mais de X por cento (o padrão é 33,5%) das entidades filho forem vermelhas, a entidade pai é vermelha. Se mais de Y por cento (o padrão é 33,5%) das entidades filho forem amarelas, a entidade pai é amarela. Caso contrário, a entidade pai é verde. Se o cálculo de acúmulo terminar com mais de um resultado, a pior gravidade é utilizada (por exemplo, vermelho em vez de amarelo). Os parâmetros X e Y são configuráveis em Administração, Configurações do site, Avançado, Painel, Acúmulo de contagem personalizada.

Por exemplo (consulte a figura), um contrato composto por dois serviços (S1 e S2). S1 é composto por sete métricas e S2 é composto por três métricas. Para S1, o número de métricas vermelhas (duas, na figura) é dividido pelo número total de métricas para S1 (sete, na figura). O valor (28,6, na figura) é comparado ao valor definido em Administração, Configurações do site, Avançado, Painel, Acúmulo de contagem personalizada (33,5, na figura). Como o valor é inferior, a gravidade do S1 é verde. Para o S2, não há gravidade vermelha ou amarela, portanto a gravidade do S2 é verde. Esse processo é repetido para o contrato para determinar sua gravidade.

Exemplo de acúmulo médio do painel

Média

Neste método, uma pontuação representativa é atribuída para cada gravidade: Vermelho = X, Amarelo = Y e Verde = Z (os valores padrão são X = 0, Y = 50, Z = 100). A pontuação pai é a média de suas pontuações filho. A cor pai é determinada através da correspondência da sua pontuação com os limites.

Os parâmetros X, Y e Z são configuráveis em Administração, Configurações do site, Avançado, Painel, Acúmulo de pontuação média.

Por exemplo (consulte a figura abaixo), um contrato composto por dois serviços (S1 e S2). S1 é composto por sete métricas e S2 é composto por três métricas. Para o S1, é atribuída uma pontuação para a gravidade de cada métrica, as pontuações são adicionadas e, em seguida, divididas por sete para obter o valor médio (71,4 na figura abaixo). Esse valor é comparado aos limites (33 para vermelho e 66 para amarelo) e a gravidade é determinada (verde na figura abaixo). Para o S2, é atribuída uma pontuação para a gravidade de cada métrica, as pontuações são adicionadas e, em seguida, divididas por três para obter o valor médio (100 na figura abaixo). Esse valor é comparado aos limites (33 para vermelho e 66 para amarelo) e a gravidade é determinada (verde na figura abaixo). Esse processo é repetido para o contrato para determinar sua gravidade.

Exemplo de acúmulo médio do painel

Pior caso (padrão)

Neste método, se uma ou mais entidades filho forem vermelhas, a entidade pai é vermelho. Se uma ou mais entidades filho forem amarelas, a entidade pai é amarela. Caso contrário, a entidade pai é verde.

Por exemplo (consulte a figura abaixo), um contrato composto por dois serviços (S1 e S2). S1 é composto por sete métricas e S2 é composto por três métricas. Se ao menos uma das gravidades da métrica para qualquer serviço for vermelha, o serviço será vermelho e, por sua vez, o contrato.

Exemplo de pior caso de acúmulo do painel

Os métodos de acúmulo também levam em consideração as situações que uma das gravidades é cinza. As possíveis razões para uma entidade cinza são:

Em todas essas situações, exceto para uma métrica cujo resultado ainda não esteja calculado, todos os métodos de acúmulo calculam a gravidade como se a entidade não estivesse ali (isto é, a ignoram).

Quando uma entidade complexa monitora os resultados do status atual e algumas métricas não estão ativadas para o status atual, essas métricas não são exibidas na janela Análise e são ignoradas durante o cálculo de acúmulo.

Quando o resultado de uma métrica não é calculado, os métodos de acúmulo calculam a gravidade da entidade de nível mais elevado, como a seguir:

Ao configurar os métodos de acúmulo, o usuário pode controlar:

Quando uma métrica está definida para ser uma métrica agrupada, o painel leva em conta os resultados dos níveis intermediários na árvore de agrupamento. O painel então calcula as gravidades de cada nó na árvore tomando os resultados do nível de serviço ou do desvio para cada nó e comparando-os aos limites da métrica.

Uma métrica agrupada é considerada no painel uma entidade complexa, contendo recursos e/ou grupos de recursos. A métrica agrupada é calculada e exibida no painel de acordo com cada modo de agrupamento definido para a métrica, como a seguir:

Primeiro nível

Quando uma métrica é agrupada usando esta opção, os resultados de cálculo só estão disponíveis para os nós, conforme indicado no diagrama abaixo.

Métrica agrupada de primeiro nível

Quando o usuário abre a página Análise para essa métrica, a seguinte estrutura é exibida, onde a gravidade da métrica é calculada com base na agregação dos itens realçados e de acordo com o método de acúmulo selecionado para a métrica.

Painel_Métrica agrupada de primeiro nível

Agrupamento estático

Essa opção de agrupamento é um caso particular da opção de Primeiro nível, e as mesmas regras se aplicam aqui. O usuário pode selecionar itens individuais de primeiro nível e apenas esses itens são calculados e exibidos na página Análise.

Agrupamento recursivo - Somente recursos

Quando uma métrica é agrupada usando esta opção, os resultados de cálculo só estão disponíveis para os nós, conforme indicado no diagrama abaixo. O cálculo de gravidade para a métrica se baseia na agregação de gravidades de nós folha.

Somente recursos agrupados recursivos

Quando o usuário abre a página Análise para essa métrica, a seguinte estrutura é exibida, onde a gravidade da métrica é calculada com base em uma agregação dos itens realçados e de acordo com o método de acúmulo selecionado para a métrica.

Painel_Somente recursos agrupados recursivos

Recursivo total - Todos os níveis

Quando uma métrica é agrupada usando esta opção, os resultados do cálculo ficam disponíveis para todos os nós na árvore de agrupamento, conforme indicado no diagrama abaixo. Portanto, cada nó da árvore possui uma gravidade, com base nos resultados do nível de serviço ou desvio em comparação com os limites da métrica. Não há acúmulo de gravidades e a gravidade de cada item na árvore é calculada de forma independente.

Recursivo total todos os níveis

Quando o usuário abre a página Análise para essa métrica, todos os itens na hierarquia são exibidos (assim como o diagrama). Uma indicação clara de como a gravidade de cada item foi calculada é encontrada no painel Propriedades, em Descrição da gravidade.