Tópico anterior: Histórico de recálculoPróximo tópico: Singularidade do evento


Motivos do recálculo

A seguir está uma lista de eventos no sistema que forçam o recálculo pelo mecanismo:

Novos dados brutos

Dados brutos e intermediários podem ser adicionados após o tempo efetivo no qual ocorreram. Por exemplo, em uma instância em que alguma origem de evento está inativa e não recebe dados. Uma vez que os novos dados são adicionados, o mecanismo recalcula a partir da data e hora do evento adicionado. Por exemplo, o valor do dólar foi inserido no fim do mês. Os cálculos para o mês todo foram com base no valor do dólar nesse momento. Quando o mecanismo retorna ao início do mês, ele calcula novamente usando o novo valor.

Correção

Os dados podem ser corrigidos até mesmo depois que eles já tenham sido calculados. Substituição de correções de dados brutos.

Observação: esta situação não é o caso com dados intermediários, no qual as correções não pode ser adicionadas.

Quando uma correção é adicionada, o mecanismo deve encontrar um estado antes da instância da alteração. O mecanismo então inicia o recálculo da métrica com os novos dados corrigidos incluídos no recálculo a partir daquele ponto no tempo.

Por exemplo, se um usuário inseriu, por engano, o número de 5 como dado bruto da última semana. O usuário substitui o 5 por 3. O mecanismo deverá recalcular a partir da data na qual 5 foi inserido. O número 3 é usado no lugar de 5.

OBSERVAÇÃO: A correção pode ser uma exclusão de dados incorretos sem substitui-los com novos dados.

Nova Versão do recurso

Os eventos são recebidos com base no registro para:

Alterações em um atributo personalizado do recurso

Quando uma alteração é feita no atributo personalizado de um recurso, o mecanismo recalcula todas as métricas que são associadas ao recurso. As métricas são recalculadas a partir da data na qual o atributo personalizado foi alterado.

Por exemplo, em um cenário onde os servidores estão localizados em Nova Iorque, Chicago e Los Angeles. O usuário decide incluir os servidores de Chicago no grupo de Nova York. O gerente então decide que os servidores de Chicago fazem parte atualmente do grupo de servidores de Los Angeles e altera o status dos servidores de Chicago. O mecanismo deve recalcular agora.

Adicionar Nova/ativação/desativação de uma exceção

As exceções podem ser criadas para a definição de períodos de tempo. Por exemplo, há um período de tempo definido como no horário normal de trabalho, mas existe uma exceção devido a uma queda de energia. Esta exceção removerá o intervalo de tempo especificado do horário normal de trabalho. Os eventos ainda são processados, embora sejam considerados agora fora do período de atividade. Quando esse tempo é diferenciado da rotina normal, uma rotina pode definir o comportamento fora do período de atividade no script da lógica de negócios. No entanto, os usuários já não pode definir como o mecanismo funciona durante o período de tempo da exceção. O comportamento não pode ser modificado do comportamento fora do período de atividade padrão. As exceções podem ser definidas antes do período de tempo atual ou posteriormente. Quando uma exceção é adicionada a um período de tempo que foi calculado pelo mecanismo, ele a recalcula considerando a exceção.

Por exemplo, há um caso no qual uma notificação de interrupção de energia foi feita há uma semana. O sistema faz os cálculos até a hora atual, sem levar em conta a falta de energia. É necessário um recálculo neste caso.

Versão do Módulo de lógica de negócios

A lógica de negócio definida pelo usuário pode ser criada em cada métrica. Além disso, se a lógica é central e deve ser reutilizada, ela pode ser colocada dentro de um módulo de lógica de negócios. Esta disposição permite que o usuário crie a lógica uma vez e a use em diversas métricas. No entanto, quando o módulo é alterado para corrigir um erro na lógica, todas as métricas que estão vinculadas ao módulo que foi alterado. Essas métricas devem ser recalculadas considerando esta correção.

Por exemplo, se o usuário tiver diversos clientes e todos eles desejam uma métrica de help desk. O lógica do help desk pode ser colocada em um módulo de lógica de negócios.

Novos Eventos de Dados intermediários

A reusabilidade do evento é um recurso que permite ao usuário criar métricas que usam os resultados do cálculo de outras métricas como entrada. Esse tipo de dados é conhecido como dados intermediários. Esses dados são criados com uma métrica enviar eventos que são semelhantes na estrutura de dados brutos. Por que o help ontem a noite?O recebimento de métrica, pelo envio para essa métrica e recebe os eventos enviados da mesma maneira como uma métrica recebe os dados de eventos brutos. Se o envio de métrica recalcula, é necessário excluir os eventos enviados anteriormente e recalcular o período de tempo que requer o recálculo. Isso significa que os dados intermediários que foram enviados anteriormente não estão mais atualizados. As métricas que se registram para receber esses dados também devem ser recalculados para contabilizar os novos dados.

Nova Versão do contrato

Ao criar uma versão do contrato, algumas ou todas as métricas contidas são recalculadas a partir do início da versão do contrato. Esse recálculo é feito apenas para métricas que tiveram alguma mudança na versão anterior. Você não recebe nenhum recálculo se criar uma versão do contrato e, em seguida, executar diretamente. Nenhum recálculo ocorre porque as métricas contém alterações.

Os seguintes são casos nos quais não há um recálculo:

Uma nova versão do contrato é considerada um cálculo, não um recálculo de modo que não aparece no histórico de recálculo.

Por exemplo, há um contrato de três anos com a empresa ABC. É possível estender o contrato em um ano. Essa alteração conduz para uma nova versão do contrato. Recalcular métricas ACE1 a partir de 1º de janeiro de 2005.

Nenhuma alteração ocorrerá se você possuir um contrato com 100 métricas e criar uma versão e alterar o parâmetro de UMA das métricas. As outras métricas não são recalculadas.

Observação: se as alterações forem feitas em uma data muito distante, isso causará um recálculo demorado. Esse recálculo leva muito tempo, pois o recálculo das métricas afetadas tem que ser realizado a partir da data da alteração.