Tópico anterior: Registrar métricas de consumo de eventosPróximo tópico: Eventos de métrica


Depurar uma métrica

Uma métrica que usa eventos de outras métricas ou uma métrica que envia eventos para outras métricas pode ser depurada usando o recurso de Escopo de lógica de negócios.

Observação: a permissão para exibir contratos, modelos de contratos e modelos de nível de serviço é necessária para depurar métricas.

Siga estas etapas:

  1. Na página Contratos clique em Botão Abrir métricas ao lado do contrato que contém a métrica a ser depurada.

    A guia Todas as métricas na página Detalhes do contrato é aberta.

  2. Clique em Botão Editar ao lado da métrica a ser depurada.

    A guia Métricas é aberta.

  3. Clique em Botão Escopo de lógica de negócios.

    A página Escopo de lógica de negócios é aberta.

  4. Em Intervalo de datas, selecione a data a partir da qual a métrica estará vigente ou clique em Datas da versão para preencher os campos automaticamente, de acordo com as datas definidas no sistema. Esse é um campo obrigatório.
  5. Em Unidade de tempo, selecione o tempo da unidade de tempo a ser usada para exibir os resultados da lista. Esse campo é obrigatório.
  6. Em Ignorar, selecione Correções ou Exceções para que os resultados mostrem eventos de métrica enviados somente de um modo de correção ou de exceção (modo principal).
  7. Em Executar lógica de negócios com, selecione preliminar para que o sistema use a versão preliminar da métrica (isto é, se houver métricas que enviam eventos para a métrica atual e pertencem ao contrato da métrica atual). Selecione a versão vigente dos módulos para que o sistema use as versões vigentes da métrica (isto é, se estiver processando métricas que enviam eventos para a métrica atual).
  8. Clique em Executar.

    Os resultados são exibidos na guia Resultados.

Importante: Para fornecer uma solução básica para o uso de eventos de métrica no Escopo de lógica de negócios, é possível ativar a depuração de métrica com base em eventos de métrica virtuais manualmente. Isso significa que o Escopo de lógica de negócios deve ser executado primeiro na métrica que cria os eventos e, em seguida, na métrica que os consome. Esses eventos de métrica são virtuais.