Tópico anterior: Requisitos de configuração do servidor Hyper-VPróximo tópico: Detecção automática de VM no Hyper-V


Configuração de alta disponibilidade do Hyper-V

Como o Hyper-V é um recurso do Windows Server, é necessário configurar duas máquinas com Windows Server 2008, uma mestre e uma réplica, para ativar o Arcserve RHA. É possível usar o Arcserve RHA com apenas um servidor do Hyper-V, mas sua proteção será limitada apenas à replicação.

Observação: Para as versões do Hyper-V com suporte, consulte a Matriz de compatibilidade do Arcserve RHA no Suporte da Arcserve.

Para alta disponibilidade, você deve instalar os componentes de integração do Hyper-V em cada SO convidado no seu ambiente do Hyper-V. Isso é feito para que o Arcserve HA possa determinar os nomes de host da VM. Para obter uma lista dos sistemas operacionais convidados suportados, consulte o site da Microsoft.

Instale o Arcserve RHA em cada computador com Windows Server 2008 no nível do servidor (Partição pai). Para alcançar uma tolerância a falhas no nível VM individual, em vez de apenas no Hyper-V Server, você precisa criar cenários para cada VM no ambiente. O Arcserve RHA permite a seleção de mais de uma VM durante a criação do cenário e divide toda a seleção em "subcenários", atribuindo com eficácia uma VM a um cenário. Os nomes de cada cenário baseiam-se nos nomes de suas respectivas máquinas virtuais.

Na imagem a seguir, duas máquinas virtuais foram configuradas em um sistema com Hyper-V. Os componentes de integração foram instalados em cada sistema operacional convidado. O mecanismo é instalado no computador com Hyper-V, não nas VMs.

Observação: o Arcserve RHA oferece suporte a máquinas virtuais com Windows como sistema operacional convidado.

Arquitetura Hyper-V