Ao criar cenários do serviço de controle, a recuperação garantida não é suportada e a opção permanece indisponível.
- Abra o gerenciador do Arcserve RHA. No menu Cenário, selecione a opção Novo ou clique no botão Novo na barra de ferramentas padrão.
O Assistente de criação de cenários é exibido.
- Selecione as opções de cenário necessárias, da seguinte forma:
- Selecione o botão de opção Criar cenário.
- Na lista suspensa Grupo, selecione o grupo ao qual deseja atribuir o novo cenário ou digite um nome para um novo grupo de cenários.
- Clique em Avançar. A página Selecionar o servidor e o tipo de produto é exibida.
Uma lista de aplicativos e de tipos de cenários disponíveis é exibida.
Observação: a lista de aplicativos disponíveis depende das licenças aplicadas.
Selecione as opções de cenário necessárias, da seguinte forma:
- Na lista Selecionar o tipo de servidor, selecione Serviço de controle.
- Nas opções de Selecionar o tipo de produto, selecione Cenário de alta disponibilidade (HA).
- Observe que o teste de integridade para recuperação garantida não oferece suporte aos cenários de alta disponibilidade do serviço de controle.
- Clique em Avançar. A página Hosts mestre e de réplica é exibida.
- Especifique as seguintes informações:
- Na caixa Nome do cenário - aceite o nome padrão ou digite um novo nome para o cenário. Ao especificar um nome, escolha um nome exclusivo, porque não é possível usar o mesmo nome para mais de um cenário.
- Na caixa Nome do host/IP mestre – o sistema insere automaticamente o nome do host ou o endereço IP do serviço de controle do mestre (ativo), com base nos detalhes do serviço de controle inseridos para abrir e página de visão geral. Esses detalhes não podem ser alterados. Para utilizar um serviço de controle diferente, é preciso conectar-se a uma página de visão geral e, em seguida, abrir novamente o gerenciador.
- Na caixa Nome do host/IP da réplica – digite o nome do host ou endereço IP do serviço de controle da réplica (em espera) ou use os botões Procurar para localizá-lo.
- Nas caixas da Porta - aceite o número da porta padrão (25000) ou digite um novo número de porta para o mestre e a réplica.
Observações:
- A opção Modo de avaliação é desativada em cenários de alta disponibilidade.
- Caixa de seleção Verificar o mecanismo do Arcserve RHA nos hosts – marque essa caixa de seleção quando desejar que o sistema verifique se os mecanismos estão instalados e em execução nos hosts mestre e de réplica especificados nesta página. Se os mecanismos não estiverem instalados nos hosts selecionados, use esta opção para instalá-los remotamente em um ou nos dois hosts. Para obter mais informações sobre a página Verificação de host, consulte Criando um cenário.
- Após selecionar as opções desejadas, clique em Avançar. A página Configuração do mestre é exibida.
O componente de detecção automática do Arcserve RHA exibe automaticamente os diretórios e arquivos que estão no serviço de controle. Esses diretórios e arquivos são os dados que serão replicados e protegidos.
Os itens replicados do serviço de controle incluem:
- Registro do produto - chaves de registro do produto
- Cenários - arquivos xmc de definições de cenário
- Modelos - arquivos xmc de modelos definidos pelo usuário
- Relatórios - arquivos de relatórios de cenário
- Arquivos de configuração e gerenciamento
Observação: em cenários do serviço de controle de alta disponibilidade, não é possível excluir os itens do serviço de controle da replicação. Em cenários do serviço de controle de replicação, é possível excluir os itens que você não desejar replicar, desmarcando as caixas de seleção.
- Clique em Avançar. A página Propriedades do cenário é exibida.
A página Propriedades do cenário permite configurar as propriedades que afetam todo o cenário. Normalmente, os valores padrão são adequados.
Se desejar configurar as propriedades do cenário nesta fase, consulte Compreendendo as propriedades do cenário. Se desejar configurar as propriedades do cenário posteriormente, consulte Configurando as propriedades do cenário.
- Clique em Avançar. A página Propriedades do mestre e da réplica é exibida.
A página Propriedades do mestre e da réplica permite configurar as propriedades relacionadas ao host mestre ou de réplica. Normalmente, os valores padrão são adequados.
Se desejar configurar as propriedades do mestre e da réplica nesse estágio, consulte Definindo propriedades do mestre e da réplica. Para configurar as propriedades do mestre e da réplica posteriormente, consulte Configurando propriedades do servidor mestre ou de réplica.
Observação: É possível modificar todas as configurações deste painel depois que o cenário estiver criado. Porém, antes de alterar propriedades de spool (que podem ser configuradas aqui), consulte as informações do spool para conhecer detalhes da configuração.
- Quando estiver satisfeito com as propriedades do mestre e da réplica, clique em Avançar.
A página Propriedades de alternância é exibida.
A página Propriedades de alternância permite modificar os parâmetros da alternância. Como nas etapas anteriores, nenhuma alteração é necessária.
Se desejar configurar as propriedades da alternância nesta fase, consulte Compreendendo as propriedades da alta disponibilidade. Para configurar as propriedades da alternância posteriormente, consulte Configurando as propriedades da alta disponibilidade.
Observações:
- ao selecionar o método Redirecionamento do tráfego da rede, você pode utilizar somente dois métodos para esse cenário: Redirecionar o DNS e Alternar nome do computador. Não é possível utilizar o método de redirecionamento Mover IP.
- A propriedade Tempo limite da atividade (s) controla o tempo de espera após a detecção de uma falha, para então disparar uma alternância. O padrão é 300 segundos. Para obter mais detalhes, revise as informações da atividade.
- Clique em Avançar. Uma mensagem de notificação é apresentada, informando que o Arcserve HA verifica a validade do novo cenário e dos inúmeros parâmetros diferentes entre os servidores mestre e de réplica, para garantir uma alternância bem-sucedida.
Observação: no cenário do serviço de controle de alta disponibilidade, uma vez detectada uma falha no mestre, um cenário de alternância e um de retorno são sempre iniciados automaticamente. Não é possível desativar esse início automático. No entanto, também é possível iniciar manualmente uma alternância, clicando no botão Executar a alternância.
- Concluída a verificação, a página Verificação de cenário é exibida.
- Se o cenário não tiver sido configurado corretamente ou se ocorreram problemas nos hosts de participação ou na conexão entre os componentes do Arcserve RHA, serão exibidos os erros e avisos detectados, bem como dois botões adicionais: Repetir e Mais informações.
- Para repetir o processo de verificação, clique no botão Repetir.
- Para exibir informações adicionais sobre os erros e avisos, clique no botão Mais informações.
A caixa de diálogo Resultados de verificação é aberta, listando todos os erros e avisos detectados.
A caixa de diálogo Resultados de verificação oferece informações detalhadas sobre as verificações executadas para ajudar a diagnosticar problemas. Ele se destina a ajudar a solucionar qualquer problema encontrado na execução do software. Também é possível entrar em contato com o Suporte Técnico para obter mais assistência.
- Se algum erro for exibido, não será possível executar o cenário. Os erros devem ser corrigidos antes que você possa iniciar os processos de sincronização, replicação e alta disponibilidade.
- Se apenas avisos forem exibidos, é possível executar o cenário. Porém, é importante considerar cuidadosamente os avisos, porque eles indicam condições conhecidas como causa potencial de problemas com a replicação ou a alternância. Para fechar a caixa de diálogo e voltar para a página Verificação do cenário, clique no botão Cancelar.
- Quando o cenário for verificado com sucesso, na página Verificação de cenário clique em Avançar para continuar.
A página Execução do cenário é exibida.
- Agora, a configuração do cenário está concluída e você é solicitado a executá-lo. Executar o cenário inicia o processo de sincronização dos dados, seguido pela replicação e verificações da atividade.
- Para concluir a criação do cenário e executá-lo posteriormente, selecione Concluir.
- Para executar o cenário, clique em Executar agora.
- O processo de sincronização é iniciado. A sincronização pode demorar um pouco, dependendo do tamanho dos dados e da largura de banda da rede entre o mestre e a réplica. Quando a sincronização terminar, o painel Evento exibirá esta mensagem: Todas as modificações durante o período de sincronização foram replicadas.
Nesse ponto, a replicação em tempo real é realizada e a solução de alta disponibilidade fica ativa.