Tópico anterior: Protegendo o serviço de controlePróximo tópico: Abrir o gerenciador para usar o cenário do serviço de controle de alta disponibilidade


Criar cenários de alta disponibilidade para o serviço de controle

Ao criar cenários do serviço de controle, a recuperação garantida não é suportada e a opção permanece indisponível.

Importante: Antes de criar um cenário de alta disponibilidade para o serviço de controle, é preciso verificar se você tem dois serviços de controle instalados, um como o serviço de controle do mestre (ativo) e outro como o serviço de controle da réplica (em espera). O serviço de controle da réplica deve ser desativado. Além disso, um mecanismo deve ser instalado e executado nos hosts mestre e de réplica.

Para criar um cenário de alta disponibilidade para o serviço de controle

  1. Abra o gerenciador do Arcserve RHA. No menu Cenário, selecione a opção Novo ou clique no botão Novo na barra de ferramentas padrão.

    O Assistente de criação de cenários é exibido.

  2. Selecione as opções de cenário necessárias, da seguinte forma:
  3. Clique em Avançar. A página Selecionar o servidor e o tipo de produto é exibida.

    Uma lista de aplicativos e de tipos de cenários disponíveis é exibida.

    Observação: a lista de aplicativos disponíveis depende das licenças aplicadas.

     Selecione as opções de cenário necessárias, da seguinte forma:

  4. Clique em Avançar. A página Hosts mestre e de réplica é exibida.
  5. Especifique as seguintes informações:

    Observações:

  6. Após selecionar as opções desejadas, clique em Avançar. A página Configuração do mestre é exibida.

    O componente de detecção automática do Arcserve RHA exibe automaticamente os diretórios e arquivos que estão no serviço de controle. Esses diretórios e arquivos são os dados que serão replicados e protegidos.

    Os itens replicados do serviço de controle incluem:

    Observação: em cenários do serviço de controle de alta disponibilidade, não é possível excluir os itens do serviço de controle da replicação. Em cenários do serviço de controle de replicação, é possível excluir os itens que você não desejar replicar, desmarcando as caixas de seleção.

  7. Clique em Avançar. A página Propriedades do cenário é exibida.

    A página Propriedades do cenário permite configurar as propriedades que afetam todo o cenário. Normalmente, os valores padrão são adequados.

    Se desejar configurar as propriedades do cenário nesta fase, consulte Compreendendo as propriedades do cenário. Se desejar configurar as propriedades do cenário posteriormente, consulte Configurando as propriedades do cenário.

  8. Clique em Avançar. A página Propriedades do mestre e da réplica é exibida.

    A página Propriedades do mestre e da réplica permite configurar as propriedades relacionadas ao host mestre ou de réplica. Normalmente, os valores padrão são adequados.

    Se desejar configurar as propriedades do mestre e da réplica nesse estágio, consulte Definindo propriedades do mestre e da réplica. Para configurar as propriedades do mestre e da réplica posteriormente, consulte Configurando propriedades do servidor mestre ou de réplica.

    Observação: É possível modificar todas as configurações deste painel depois que o cenário estiver criado. Porém, antes de alterar propriedades de spool (que podem ser configuradas aqui), consulte as informações do spool para conhecer detalhes da configuração.

  9. Quando estiver satisfeito com as propriedades do mestre e da réplica, clique em Avançar.

    A página Propriedades de alternância é exibida.

    A página Propriedades de alternância permite modificar os parâmetros da alternância. Como nas etapas anteriores, nenhuma alteração é necessária.

    Se desejar configurar as propriedades da alternância nesta fase, consulte Compreendendo as propriedades da alta disponibilidade. Para configurar as propriedades da alternância posteriormente, consulte Configurando as propriedades da alta disponibilidade.

    Observações: 

  10. Clique em Avançar. Uma mensagem de notificação é apresentada, informando que o Arcserve HA verifica a validade do novo cenário e dos inúmeros parâmetros diferentes entre os servidores mestre e de réplica, para garantir uma alternância bem-sucedida.

    Observação: no cenário do serviço de controle de alta disponibilidade, uma vez detectada uma falha no mestre, um cenário de alternância e um de retorno são sempre iniciados automaticamente. Não é possível desativar esse início automático. No entanto, também é possível iniciar manualmente uma alternância, clicando no botão Executar a alternância.

  11. Concluída a verificação, a página Verificação de cenário é exibida.
  12. Se o cenário não tiver sido configurado corretamente ou se ocorreram problemas nos hosts de participação ou na conexão entre os componentes do Arcserve RHA, serão exibidos os erros e avisos detectados, bem como dois botões adicionais: Repetir e Mais informações.
  13. Para repetir o processo de verificação, clique no botão Repetir.
  14. Para exibir informações adicionais sobre os erros e avisos, clique no botão Mais informações.

    A caixa de diálogo Resultados de verificação é aberta, listando todos os erros e avisos detectados.

    A caixa de diálogo Resultados de verificação oferece informações detalhadas sobre as verificações executadas para ajudar a diagnosticar problemas. Ele se destina a ajudar a solucionar qualquer problema encontrado na execução do software. Também é possível entrar em contato com o Suporte Técnico para obter mais assistência.

    A página Execução do cenário é exibida.

  15. Agora, a configuração do cenário está concluída e você é solicitado a executá-lo. Executar o cenário inicia o processo de sincronização dos dados, seguido pela replicação e verificações da atividade.
  16. O processo de sincronização é iniciado. A sincronização pode demorar um pouco, dependendo do tamanho dos dados e da largura de banda da rede entre o mestre e a réplica. Quando a sincronização terminar, o painel Evento exibirá esta mensagem: Todas as modificações durante o período de sincronização foram replicadas.

    Nesse ponto, a replicação em tempo real é realizada e a solução de alta disponibilidade fica ativa.