Em vez de usar o Programador, pode-se executar o teste de recuperação garantida manualmente.
- No gerenciador, verifique se o cenário de recuperação garantida está em execução.
- Para iniciar o teste de recuperação garantida, no painel Cenário, selecione a réplica que será testada. Em seguida, clique no botão Teste de integridade da réplica na barra de ferramentas padrão ou clique com o botão direito do mouse na réplica e selecione Teste de integridade da réplica no menu pop-up.
A caixa de diálogo Teste de integridade da réplica para recuperação garantida é exibida.
Essa caixa de diálogo exibe a configuração que você definiu para o teste de recuperação garantida.
- Para iniciar o teste manual de recuperação garantida, usando a configuração existente, marque a caixa de seleção Teste manual. Com essa caixa de seleção marcada, a caixa de diálogo se altera para exibir apenas as ações que serão executadas no modo manual.
Observações:
- Para alterar a configuração do teste antes de executá-lo, clique em Cancelar e consulte Definindo as propriedades da recuperação garantida.
- Para realizar automaticamente o teste de recuperação garantida, marque a caixa de seleção Teste manual, clique em OK e consulte Executar o teste de recuperação garantida automaticamente.
- Clique em OK para fechar a caixa de diálogo e iniciar o teste manual.
- Quando a propriedade Iniciar banco de dados está definida como Ativado ou um script definido pelo usuário está selecionado para substituí-lo, essas ações são realizadas e, em seguida, o teste é suspenso.
- Se nenhuma ação está definida para execução nesta etapa, a replicação e o teste são suspensos nesta fase.
- Nesta fase, a única ação automática que o Arcserve RHA executa, exceto se outras ações estão configuradas como Automático, é a suspensão de atualizações na réplica.
- Após a suspensão da replicação, o painel Evento exibe esta mensagem: A réplica está pronta para o teste de integridade manual.
Agora, você pode iniciar a execução de qualquer teste que desejar diretamente no host de réplica, incluindo alterações no banco de dados. Essas alterações não são salvas após a conclusão do teste de recuperação garantida, devido ao processo de retorno.
Importante: Não reinicie a réplica testada nesta fase. Se reiniciá-la, todas as alterações acumuladas no spool serão perdidas.
- Após concluir o teste do host de réplica, clique novamente no botão Teste de integridade da réplica para retomar a replicação.
Importante: se você não clicar uma segunda vez no botão Teste de integridade da réplica no final do teste, as alterações continuarão sendo armazenadas no spool do host de réplica. Por fim, o spool é excedido no host de réplica e o cenário é interrompido.
Uma mensagem de confirmação é exibida.
- Clique em Sim para interromper o teste de recuperação garantida. Se outras etapas e ações foram configuradas no teste de recuperação garantida, como a interrupção dos serviços de banco de dados, elas são executadas antes de o teste ser declarado como concluído. Quando o teste é considerado concluído, a replicação é retomada automaticamente.
- Após o teste ser concluído, a réplica é restaurada automaticamente para o estado exato em que se encontrava quando a replicação foi suspensa. Em seguida, as alterações que foram acumuladas no spool são aplicadas e a replicação é retomada e continua normalmente.
- Por padrão, após a execução do teste, é gerado um relatório de recuperação garantida.