Tópico anterior: Criando cenários de replicação e alta disponibilidadePróximo tópico: Como criar cenários do Arcserve Central Host-Based VM Backup


Criar um cenário de replicação para o servidor de arquivos

O procedimento a seguir demonstra a criação de um cenário genérico de replicação de servidor de arquivos. Para obter instruções mais detalhadas envolvendo cenários ajustados para aplicativos específicos, como servidores Exchange ou SQL, consulte o Guia de Operações do Arcserve RHA adequado.

Siga estas etapas:

  1. Abra o Gerenciador. No menu Cenário, clique em Novo ou clique no botão Novo na barra de ferramentas Padrão.

    A tela de boas-vindas do assistente de criação de cenários é exibida.

    A tela Bem-vindo será exibida primeiro

    Essa tela de boas-vendas permite criar um cenário e atribuí-lo a um grupo de cenários. Nessa tela é possível criar um cenário diretamente ou a partir de um modelo, ou ainda criar um modelo. Para obter mais informações sobre como criar modelos, consulte o tópico Using Templates.

    Observação: para acessar outros recursos do gerenciador enquanto cria um cenário, minimize o Assistente de criação de cenários. O assistente de criação de cenários está vinculado à exibição de cenários. Se você alternar modos de exibição, o assistente é minimizado automaticamente.

  2. Selecione as opções necessárias, da seguinte forma:
    1. Selecione Criar cenário.
    2. Atribua o cenário ao grupo Cenários ou digite um nome para criar um grupo.
    3. Clique em Avançar.

    A caixa de diálogo Selecionar o tipo de servidor e de produto é aberta.

    Esta tela mostra os aplicativos suportados e os tipos de produto disponíveis, dependendo de como o Arcserve RHA foi licenciado.

  3. Selecione as opções de Servidor, Tipo de produto e integração, como segue:
    1. Na lista Selecionar o tipo de servidor, clique em Servidor de arquivos. Para obter mais informações sobre os tipos de servidor restantes, consulte o devido Guia de Operações.
    2. Na lista Selecionar o tipo de produto, clique em Cenário de replicação e de recuperação de dados (DR). Para obter mais informações sobre cenários de alta disponibilidade (HA), consulte o tópico Criar um cenário de alta disponibilidade para o servidor de arquivos.
    3. Selecione Teste de integridade para a recuperação garantida, se necessário. Para obter mais informações sobre o teste de integridade para a recuperação garantida, consulte o tópico File Server Assured Recovery.
    4. Na lista Opções de integração, selecione uma das seguintes opções:
      Nenhum

      Indica que você deseja criar o cenário sem os produtos integrados do Arcserve. Clique em Avançar.

      Arcserve Backup

      Indica se esse cenário usa o Arcserve Backup para fazer backup da réplica do RHA.

      Digite o nome do servidor de backup. Clique em Avançar.

      Observação: para obter mais informações sobre os backups, consulte o Guia de Administração do Arcserve Backup na biblioteca do Arcserve Backup.

    A tela Hosts mestre e de réplica é exibida.

    Especifique os servidores em um cenário na tela Hosts mestre e de réplica

    Nesta tela, especifique o host a ser protegido (mestre) e o host que contém os dados replicados (réplica).

  4. Selecione os hosts mestre e de réplica necessários, como segue:
    1. No campo Nome do cenário, aceite o nome padrão ou digite um nome exclusivo.
    2. No campo Nome do host/IP mestre, digite o nome do host ou o endereço IP do servidor mestre. Este é o servidor de origem. Use o botão Procurar para localizar.
    3. No campo Nome do host/IP de réplica, digite o nome do host ou o endereço IP do servidor de réplica. Este é o servidor de destino. Use o botão Procurar para localizar. Caso deseje incluir mais réplicas no cenário, digite aqui os detalhes do primeiro servidor ou do servidor mais ascendente. Ao terminar de usar o assistente para criação de cenários, você poderá fornecer outros servidores de réplica manualmente. Consulte o tópico Adicionar outros servidores de réplica.
    4. Nos campos de Porta, aceite o número de porta padrão (25000) ou digite novos números de porta para o mestre e a réplica.
    5. (Opcional) Se desejar coletar estatísticas sobre a utilização exata da largura de banda e o desempenho da taxa de compactação sem efetivamente replicar os dados, ative a opção Modo de avaliação. Se você selecionar essa opção, nenhuma replicação ocorrerá, mas será fornecido um relatório após a conclusão do processo de avaliação. Neste exemplo, não ative esta opção.
    6. (Opcional) Ative a opção Verificar o mecanismo do Arcserve RHA nos hosts para verificar se os mecanismos estão instalados e em execução nos hosts mestre e de réplica especificados. Se os mecanismos não estiverem instalados nos hosts especificados, use esta opção para instalá-los remotamente em um ou nos dois hosts. Neste exemplo, ative esta opção.
    7. Clique em Avançar.

      A tela Verificação de hosts é exibida quando a opção Verificar o mecanismo do Arcserve RHA nos hosts está ativada. O software verifica a existência e a conectividade dos hosts mestre e de réplica especificados na tela anterior. Após a verificação das conexões, o software verifica se existe um Mecanismo instalado em cada host. Se você efetuar logon no gerenciador com credenciais de usuário diferentes dos hosts remotos, o Status do servidor será informado como Não conectado. Em seguida, você é solicitado a digitar as credenciais de usuário para cada host selecionado. A verificação é repetida depois disso.

      Aguarde enquanto o software verifica a instalação do mecanismo

  5. Na tela de verificação de hosts, verifique se existe um mecanismo instalado nos hosts selecionados, usando a coluna Versão atual.

    Siga um destes procedimentos:

    1. Aguarde enquanto a instalação é concluída, e o número de versão do mecanismo é exibida na coluna Versão atual.
    2. Clique em Avançar.

    A tela Diretórios raiz do mestre é exibida.

    Essa tela exibe diretórios e arquivos existentes no servidor mestre. Esses diretórios e arquivos são os dados que podem ser replicados e protegidos. O software agrega automaticamente em um mesmo diretório os dados que têm um caminho comum.

    Ao selecionar os diretórios raiz do mestre e da réplica, tenha em mente que o tamanho dos nomes dos diretórios e subdiretórios não pode exceder 1024 bytes.

  6. Na tela Diretórios raiz do mestre, escolha os diretórios e arquivos que deseja replicar a partir do mestre na réplica, clicando em suas caixas de seleção. É possível excluir pastas e arquivos desmarcando as caixas de seleção.

    Quando você selecionar uma unidade ou diretório à esquerda, o software exibe seu conteúdo à direita. Para obter mais informações, consulte Filtrar arquivos do diretório do mestre.

    A replicação de pontos de montagem só terá êxito se os arquivos forem adicionados ao mestre antes de o mecanismo ser iniciado. Se tiver incluído pontos de montagem nos diretórios raiz do mestre quando o mecanismo já estava em execução, nenhum erro será relatado, mas a replicação não terá início. Nesse caso, é preciso reiniciar o mecanismo para a replicação começar.

  7. Clique em Avançar. A tela Diretórios raiz da réplica é exibida.

    Aceite o padrão ou digite o nome de outro diretório.

  8. Clique em Avançar. A tela Propriedades do cenário é exibida.

    A janela Propriedades do cenário é aberta.

  9. Na tela Propriedades do cenário, defina as propriedades que afetam todo o cenário. Neste exemplo, basta aceitar os padrões. Tais propriedades também podem ser configuradas sem o uso do assistente. Para obter mais informações sobre como configurar as propriedades do cenário, consulte o tópico Configurar as propriedades do cenário. Clique em Avançar. A tela Propriedades do mestre e da réplica é exibida.

    A tela Propriedades do mestre e da réplica é exibida.

  10. Na tela Propriedades do mestre e da réplica, configure as propriedades relacionadas aos hosts mestre ou de réplica. Neste exemplo, basta aceitar os padrões. Para obter mais informações, consulte o tópico Configurar propriedades do servidor mestre ou de réplica.

    Você deve examinar as informações de spool antes de alterar suas propriedades.

    Clique em Avançar. Aguarde até que a tela Verificação do cenário seja exibida.

  11. O software valida o novo cenário e verifica os parâmetros para garantir o êxito da replicação. Uma vez concluída a verificação, a tela é exibida, mostrando os problemas e avisos. O software permite que você continue, mesmo que avisos tenham sido exibidos. Resolva quaisquer avisos para um a correta operação do software.

    Clique em Avançar quando todos os erros e avisos tiverem sido resolvidos. A tela Execução do cenário é exibida.

  12. A execução do cenário inicia o processo de sincronização dos dados. Selecione Executar agora para iniciar a sincronização imediatamente ou Concluir para salvar a configuração do cenário e iniciar a sincronização mais tarde.

    Observação: a sincronização leva algum tempo, dependendo do tamanho dos dados e da largura de banda da rede. Selecione Sincronização offline, se necessário. Para obter mais informações, consulte o tópico Métodos de sincronização.

    Se selecionar Executar agora, o software o notificará quando a sincronização for concluída. A replicação em tempo real estará operacional e o cenário de replicação estará ativo.

    Um relatório de sincronização é gerado. Para exibir o relatório, consulte o tópico Exibindo relatório.

Considerações para a criação do cenário do Arcserve D2D

Ao selecionar o Arcserve D2D como o tipo de cenário, considere as seguintes limitações e recomendações: