Tópico anterior: Interromper um grupo de cenáriosPróximo tópico: Criar modelo


Como usar modelos

Modelos são um recurso poderoso para personalizar o Arcserve RHA para seu próprio ambiente. Muitos aplicativos permitem alterar os valores padrão de parâmetros individuais. Por exemplo, a fonte padrão a ser utilizada em novos documentos do Microsoft Word ou a assinatura padrão de novas mensagens em um aplicativo cliente de email. Os modelos ampliam essa idéia.

Em vez de fornecer um método para modificação de um único valor padrão global, os modelos oferecem o recurso de criar um cenário completo que pode ser utilizado como ponto de partida para novos cenários no futuro. Esses cenários especiais de modelos contêm todos os parâmetros de um cenário real, e todos eles podem ser modificados, com exceção dos que se apliquem claramente a um cenário individual específico (como os nomes de host dos servidores mestre e de réplica).

A segunda vantagem importante dos modelos em relação a um conjunto de padrões globais é permitir a criação de diferentes conjuntos de padrões para diferentes tipos de cenários. Por exemplo, os valores padrão adequados aos cenários de alta disponibilidade do Exchange Server não são idênticos aos dos cenários de servidor de arquivos para replicação. Com modelos, é possível criar configurações padrão e mantê-las individualmente para cada tipo de cenário necessário ao ambiente de TI.