Tópico anterior: Iniciar alternânciaPróximo tópico: Iniciar retorno


Retorno

Fluxo de trabalho de retorno

Depois de iniciada uma alternância, manual ou automaticamente, em algum momento será preciso inverter as funções dos servidores e tornar o mestre original novamente o servidor ativo e a réplica, o servidor em espera. Antes de inverter novamente as funções dos servidores, se você desejar os dados que se encontram no servidor ativo, ou seja, o servidor original de réplica, substituam os dados no servidor em espera, será necessário executar um cenário inverso (também denominado "cenário de retorno").

Durante a criação do cenário de alta disponibilidade, você definiu como deseja iniciar o cenário inverso. Se você selecionou a opção Iniciar replicação inversa automaticamente, a replicação na direção inversa (da réplica para o mestre) é iniciada automaticamente após uma alternância, assim que o mestre original ficar disponível. Entretanto, se tiver escolhido a opção Iniciar a replicação inversa manualmente, você precisará executar uma alternância manual. Se a opção manual estiver selecionada e você não iniciar a alternância manual, uma nova sincronização dos dados da réplica para o mestre deverá ser executada, mesmo depois de um teste de alternância limpa sem qualquer falha efetiva do mestre.

Observação: após uma alternância, em certas circunstâncias, você pode querer trocar as funções de mestre e réplica, mas sem substituir os dados originais do mestre pelos dados da réplica. Para fazer isso, use a opção Recuperar o servidor ativo.