Tópico anterior: Recuperando o servidor ativoPróximo tópico: Recuperar o servidor ativo sem usar o gerenciador


Recuperar o servidor ativo usando o gerenciador

Se o processo de alternância não foi concluído corretamente, o Arcserve RHA permite selecionar manualmente qual servidor atuará como servidor ativo por meio de um processo chamado Recuperar o servidor ativo.

Importante: embora esta opção seja a escolha correta em muitas situações, use-a com cautela. Se utilizada de maneira inadequada, poderá ocorrer perda de dados. Normalmente, o Arcserve RHA não permite a alternância de um host para outro antes da sincronização de todos os dados. O aplicativo foi projetado dessa forma para que os usuários não sejam redirecionados para um conjunto de dados desatualizado que, por sua vez, possa substituir um conjunto de dados mais atual. Quando a opção Recuperar o servidor ativo é usada, o Arcserve RHA redireciona os usuários a um ou outro servidor, sem considerar qual servidor contém o conjunto de dados correto. Portanto, como administrador, você deve assegurar manualmente que o servidor a ser ativado contenha o conjunto de dados mais recentes.

Para recuperar o servidor ativo usando o gerenciador

  1. No painel Cenário, selecione o cenário cujo servidor ativo você deseja recuperar e interrompa sua execução.
  2. No menu Ferramentas, selecione a opção Recuperar o servidor ativo.

    O Arcserve RHA verifica qual host está ativo no momento e apresenta os resultados na caixa de diálogo Recuperar o servidor ativo.

  3. Clique no botão Ativar o mestre ou Ativar a réplica, dependendo de qual servidor deve assumir a função ativa.

    O painel Evento exibe mensagens, informando que um dos servidores foi ativado e o outro passou a inativo. Agora, o host selecionado passa a ser o servidor ativo e os usuários são direcionados para ele.

Importante:  em uma situação de falha, se uma alternância padrão ocorre, e os usuários são redirecionados ao servidor de réplica durante algum tempo, é importante replicar para o servidor mestre todas as alterações feitas na réplica, antes de reativá-lo. A utilização do recurso Recuperar o servidor ativo nessa situação resulta em perda de dados.