Tópico anterior: Sobre a recuperação garantidaPróximo tópico: Configurar as propriedades da recuperação garantida


Criando os cenários de teste de recuperação garantida

O recurso de teste de recuperação garantida deve estar ativado durante a criação do cenário que será utilizado posteriormente. Por esse motivo, não é possível executar o teste em um cenário de replicação ou de alta disponibilidade que já esteja em execução e que não tenha sido configurado para usar a opção Recuperação garantida. Para usar a recuperação garantida, é necessário criar um novo cenário com a opção Teste de integridade para recuperação garantida definida como Ativado.

Observação: esta seção demonstra a criação de um cenário de teste de recuperação garantida para alta disponibilidade do Exchange Server. O procedimento é semelhante para todos os tipos de aplicativo.

Para definir o cenário de teste de recuperação garantida

  1. Abra o gerenciador do Arcserve RHA. Depois, no menu Cenário, selecione a opção Novo ou clique no botão Novo na barra de ferramentas padrão.

    O Assistente de criação de cenários é exibido.

  2. Selecione as opções de cenário necessárias, da seguinte forma:
  3. Clique em Avançar. A caixa de diálogo Selecionar o tipo de servidor e de produto é aberta.
  4. Uma lista de aplicativos e de tipos de cenários disponíveis é exibida.

    Observação: a lista de aplicativos disponíveis depende das licenças aplicadas.

     Selecione as opções de cenário necessárias, da seguinte forma:

  5. Clique em Avançar. A tela Hosts mestre e de réplica é exibida.
  6. Especifique as seguintes informações:

    Importante: Somente uma réplica pode ser configurada para o teste de recuperação garantida em um único cenário. Se, em uma fase posterior, você adicionar uma réplica ao cenário e tentar configurá-la para o teste de recuperação garantida, esta mensagem será apresentada: É possível definir somente uma tarefa programada por cenário. O teste de integridade de réplica para recuperação garantida para o host [nome_da_réplica] já foi ativado. Deseja desativar essa opção agora? Para passar o teste para a segunda réplica, clique em Sim.

    Observação: se o servidor estiver em um agrupamento MSCS, digite o nome ou o endereço IP do servidor virtual como o nome do mestre e/ou da réplica (em vez do nome/IP do nó físico).

  7. Após especificar ou selecionar as opções desejadas, clique em Avançar. A tela Bancos de dados para replicação é exibida.

    O componente de detecção automática exibe automaticamente os bancos de dados do Exchange que estão no servidor mestre. São esses os bancos de dados que poderão ser replicados e protegidos.

  8. Por padrão, todos os bancos de dados detectados são selecionados e serão replicados. Para excluir qualquer um desses grupos de armazenamento da replicação, desmarque as caixas de seleção.
  9. Clique em Avançar. A tela Configuração da réplica é exibida.

    O componente de configuração automática verifica se a configuração do Exchange Server nos servidores mestre e de réplica é idêntica durante o procedimento de replicação. Isso significa que, se houver discrepâncias, o Arcserve RHA executará as ações solicitadas, incluindo: excluir grupos de armazenamento, pastas públicas ou armazenamentos de caixa de correio na réplica, criar outros novos e modificar os existentes. As ações que serão executadas durante o processo de configuração são indicadas na coluna Ação à direita.

  10. Revise as alterações que ocorrerão durante a configuração automática no Exchange Server da réplica e certifique-se de que deseja executá-las.

    Observação: se uma ação Remover é indicada, certifique-se de que esteja pronto para excluir o item de armazenamento especificado, caso ele não tenha um backup automático. Para salvá-lo em outro local antes da exclusão, clique no botão Concluir para sair do assistente.

    Importante: Não é possível usar os caminhos UNC como diretórios raiz no host de réplica para cenários de recuperação garantida.

  11. Clique em Avançar para iniciar o processo de configuração da réplica. A tela Propriedades do cenário é exibida.

    A tela Propriedades do cenário permite configurar as propriedades que afetam todo o cenário. Normalmente, os valores padrão são adequados.

    Se desejar configurar as propriedades do cenário nesta fase, consulte Compreendendo as propriedades do cenário. Para configurar as propriedades do cenário posteriormente, consulte Configurando as propriedades do cenário.

  12. Clique em Avançar. A tela Propriedades do mestre e da réplica é exibida.

    A tela Propriedades do mestre e da réplica permite configurar as propriedades relacionadas ao host mestre ou de réplica. Normalmente, os valores padrão são adequados.

  13. Para verificar se a opção Recuperação garantida está ativa, na lista Propriedades da réplica à direita, abra o grupo Tarefas programadas e certifique-se de que a propriedade Teste de integridade da réplica para recuperação garantida está definida como Ativado. É possível manter os valores padrão das outras propriedades relacionadas e alterá-las posteriormente, se necessário. Para obter mais informações sobre as propriedades da recuperação garantida, consulte Compreendendo as propriedades da recuperação garantida.

    Se desejar configurar as propriedades do mestre e da réplica nesse estágio, consulte Definindo propriedades do mestre e da réplica. Para configurar as propriedades do mestre e da réplica posteriormente, consulte Configurando propriedades do servidor mestre ou de réplica.

    Observação: após criar o cenário, você poderá modificar todas as configurações neste painel. Porém, antes de alterar propriedades de spool (configuradas aqui), consulte as informações do spool para conhecer detalhes da configuração.

  14. Clique em Avançar. Se você selecionou a alta disponibilidade, a tela Propriedades de alternância é exibida.
  15. Neste estágio, configure o cenário como faria normalmente seguindo as instruções, como de costume. Para obter mais informações, consulte o devido Guia de Operações. Após a criação do cenário ser concluída, execute-o.

    Após a sincronização inicial ser concluída e o processo de replicação ser ativado, o teste de recuperação garantida pode ser executado.