Tópico anterior: Execução da tarefaPróximo tópico: Instalando e configurando o CA ARCserve Replication com o CA ARCserve Backup


Como funciona o processo de restauração integrada

O processo de restauração recupera dados que foram replicados do servidor principal e incluídos no backup com o CA ARCserve Backup. Em cenários SQL Server e MS Exchange, o processo de restauração oferece suporte apenas a restaurações de cenários completos. Em cenários do Servidor de arquivos, o processo de restauração oferece suporte a restaurações de cenário completo ou a restaurações detalhadas de arquivos, diretórios e volumes.

Diagrama de arquitetura: como funciona o processo de restauração integrado

No CA ARCserve Backup, uma lista dos computadores dos quais foi feito backup é recuperada do banco de dados e exibida por meio da guia Origem da GUI do Gerenciador de restauração. Quando uma origem é selecionada no gerenciador de restauração, algumas propriedades correspondentes também são exibidas para fornecer informações adicionais sobre a origem selecionada. Após selecionar uma origem, você também deve selecionar o destino da restauração. As opções de destino disponíveis são a restauração dos dados para seu local original ou para um local alternativo. Se a opção Restaurar no local original (padrão) for selecionada, você deverá selecionar também se deseja restaurar em um servidor mestre ou de réplica para esse local. Caso não selecione a opção de restauração no local original, você deverá navegar até o local alternativo para o destino.

Ao restaurar em um servidor de réplica, verifique se o aplicativo correspondente não está em execução, para evitar a tentativa de restauração de arquivos que estejam em uso no momento. Ao restaurar para o servidor principal, verifique se o agente cliente do CA ARCserve Backup está instalado e em execução.

Para o SQL Server e o MS Exchange, se o aplicativo correspondente estiver em execução e for restaurado um cenário do CA ARCserve Replication no local original, os arquivos restaurados serão criados temporariamente com uma extensão .TMP. Após a conclusão bem-sucedida da tarefa de restauração, você receberá uma solicitação para reinicializar o servidor para substituir os arquivos ativos existentes. Quando o servidor for reinicializado, os arquivos restaurados serão mesclados no banco de dados original. Se o aplicativo correspondente não estiver em execução, os arquivos temporários não serão criados durante o processo de restauração para o local original, e você não precisará reinicializar o servidor.

A reinicialização de um SQL Server instalado em um ambiente de agrupamento não é viável e, por isso, você deve interromper o recurso do aplicativo antes de executar uma restauração no local original.

Quando uma tarefa de restauração é enviada, as credenciais de segurança (nome do usuário e senha) são solicitadas com base nas seguintes opções:

Após digitar as credenciais de segurança necessárias, a tarefa de restauração será enviada para a fila de tarefas para ser executada no horário programado.

No horário programado, o CA ARCserve Backup conecta-se ao agente em execução no servidor do CA ARCserve Replication (master ou de réplica, conforme especificado) para iniciar a solicitação dos dados. Se você selecionou a opção de restauração no local original, a duplicação contínua do cenário será temporariamente suspensa, antes de o agente solicitar os dados. A suspensão da duplicação do cenário ajuda a assegurar a consistência dos dados entre o servidor mestre e o servidor de réplica. Os dados do servidor principal podem ser diferentes dos dados restaurados no servidor de réplica e, provavelmente, corrompidos. Nesse caso, se o processo de replicação contínua não tiver sido suspenso, os dados recém-restaurados no servidor de réplica serão substituídos pelos dados corrompidos do servidor principal. Se não for possível interromper a replicação do cenário, a tarefa de restauração falhará. Se necessário, você pode selecionar uma opção global do gerenciador de restauração para continuar a tarefa de restauração, mesmo que não seja possível interromper o cenário.

Quando o agente que está sendo executado no servidor do CA ARCserve Replication contata o CA ARCserve Backup e solicita que os dados sejam enviados, os dados são recuperados de qualquer lugar em que estejam armazenados (fita ou disco) e enviados para o destino especificado. Esse processo de solicitação e envio de dados se repete até que todos os dados do backup sejam restaurados. Após a conclusão da restauração, você poderá restaurar os dados do servidor de réplica novamente no servidor mestre.