

Planejamento › Como planejar a disponibilidade avançada › Considerações sobre a configuração de disponibilidade avançada
Considerações sobre a configuração de disponibilidade avançada
É recomendável analisar as seguintes considerações antes de decidir implementar a configuração de disponibilidade avançada:
Considerações gerais
Todas as considerações de planejamento da configuração convencional são válidas para a configuração de disponibilidade avançada. Para obter mais informações sobre o planejamento da configuração convencional, consulte o Guia de Implementação.
- Os custos de hardware adicionais são esperados, pois é preciso um servidor de segundo plano, pelo menos um servidor em espera, e um ou mais servidores de aplicativos. A configuração do servidor em espera e de segundo plano deve ser idêntica.
- É preciso ter um servidor de banco de dados remoto e um servidor para compartilhar os arquivos de índice de ferramentas de conhecimento, arquivos de importação/exportação de ferramentas de conhecimento, arquivos de saída de arquivamento e eliminação e repositórios de anexos. Para permitir que o servidor de segundo plano e o servidor em espera acessem esses arquivos, um local compartilhado é obrigatório. As instalações UNIX e Linux podem usar montagens NFS. O suporte ao UNC foi adicionado às instalações do Windows.
- O desempenho do CA SDM deve permanecer igual mesmo com servidores adicionais para operações com servidores em espera e de segundo plano. Se você implantar mais servidores de aplicativos, o desempenho pode melhorar.
- Cada um dos servidores está conectado diretamente ao banco de dados, levando a um aumento na contenção de recursos no nível do DBMS. É recomendável aumentar a configuração de hardware do servidor DBMS. Para obter mais informações, verifique as informações do sistema.
- Converter uma configuração convencional para uma configuração de disponibilidade avançada é um esforço manual. Em geral, as implementações maiores são mais complexas e talvez seja necessário contratar os serviços da CA para obter assistência.
- Para migrar para a configuração de disponibilidade avançada, atualize para o CA SDM r12.9 na configuração convencional e, em seguida, converta para a configuração de disponibilidade avançada.
- Instale o servidor de segundo plano e o servidor em espera na mesma sub-rede para obter os tempos do comando ping e as latências semelhantes a partir de diferentes servidores de aplicativos.
- Considere colocar o servidor de segundo plano e o servidor em espera em um local central com uma conectividade de rede eficiente para todos os seus usuários. Você pode colocar os servidores de aplicativos de modo centralizado ou distribuídos em diversas regiões.
- Uma configuração de disponibilidade avançada deve sempre ter um servidor de segundo plano e pelo menos um servidor em espera.
- (Recomendado) Certifique-se de que o servidor de segundo plano e todos os outros servidores em espera tenham configuração semelhante. Esse processo garante que durante uma falha quando um servidor em espera torna-se o novo servidor de segundo plano, ele pode ser executado exatamente como o antigo servidor de segundo plano.
- Qualquer quantidade de servidores em espera pode ser configurada. Para aumentar a disponibilidade do CA SDM, considere colocar um servidor em espera no centro de dados de backup ou no local de recuperação de falhas.
- A implementação mínima de disponibilidade avançada requer um servidor de aplicativos. Recomenda-se ter dois servidores de aplicativos para aumentar a disponibilidade e um balanceador de carga para direcionar o tráfego da web.
- Exceto pelos administradores do CA SDM, nenhum outro usuário poderá efetuar logon no servidor de segundo plano. Além disso, nenhum usuário tem permissão para efetuar logon nos servidores em espera.
- Podemos enviar notificações por email a partir de todos os servidores do CA SDM. No momento, não há forma de limitar ou configurar essa opção. Cada servidor de configuração de disponibilidade avançada deve possuir uma conexão para o servidor de correio.
- Uma notificação de email resultante de uma interação do usuário final é enviada do servidor de aplicativos ao qual o usuário está conectado.
- Uma notificação de email resultante de qualquer processo em segundo plano (como Animator processando um evento vinculado) é enviada pelo utilitário pdm_mail_nxd em execução no servidor de segundo plano.
- Durante uma falha no servidor de segundo plano, os emails em fila são enviados quando o servidor de segundo plano é ativado como um servidor em espera.
Considerações sobre a tolerância a falhas
Durante uma tolerância a falhas do servidor de segundo plano para o servidor em espera, considere o seguinte:
- Os novos usuários não poderão efetuar logon.
- Para os usuários já conectados, as seguintes ações não funcionam durante a tolerância a falhas e devem ser tentadas novamente pelo usuário após a tolerância a falhas:
- Criar os tickets com anexos.
- Fazer download de anexos.
- Pesquisar documentos de conhecimento.
- Indexar os novos documentos de conhecimento.
- Email de entrada.
- Os eventos de SLA que não foram disparados até que a tolerância a falhas fosse concluída.
- Importante: Caso tenha configurado a ferramenta de terceiros para ativar o autofailover dos servidores do CA SDM, você deverá desativá-la antes de iniciar a manutenção constante.
Considerações sobre o banco de dados
- Uma conexão direta existe de um servidor com outros e com o banco de dados. Se o servidor do CA SDM estiver em DMZ, é preciso abrir as portas do firewall ou implementar um encapsulamento da tecnologia de proxy para essa conectividade. Pode-se também considerar os planos de licenciamento com o fornecedor do DBMS.
- Certifique-se de instalar o cliente do banco de dados em todos os servidores do CA SDM.
- Na configuração de disponibilidade avançada, todos os servidores ainda se conectam a um único banco de dados. Como o banco de dados pode ser um ponto de falha único, considere a possibilidade de obter vantagens do agrupamento de bancos de dados para aumentar a disponibilidade do DBMS.
- O Microsoft SQL Server só conta com suporte nativo na plataforma Windows. Por exemplo, se a sua implementação consiste em servidores com sistemas operacionais heterogêneos, como Windows e Linux, selecione Oracle como o DBMS, pois o Microsoft SQL Server não é suportado no Linux.
- O utilitário pdm_isql funciona somente no servidor de aplicativos.
Configuração do sistema, administração e operação
- Os serviços web SOAP e os serviços web RESTful são suportados apenas nos servidores de aplicativos. Os web directors podem ser configurados em todos os servidores do CA SDM.
- Como os servidores de aplicativo são independentes, os web directors só podem atender a web engines em execução no mesmo servidor de aplicativos. Os web directors não podem atender a web engines nos servidores de aplicativos.
- Como os servidores na configuração de disponibilidade avançada têm um grau mais alto de independência, a maioria dos utilitários de linha de comando funciona apenas no servidor local. Por exemplo, o pdm_status mostra apenas os processos do CA SDM em execução no servidor onde o comando está sendo executado. O utilitário pdm_webcache atualiza apenas os caches de formulário no servidor em que foi emitido.
- Diferentemente da configuração convencional, onde você inicia e para processos do CA SDM por meio do pdm_d_mgr em execução no servidor principal, na disponibilidade avançada, os processos em cada servidor são controlados de forma independente.
- Recomendamos usar o novo comando pdm_server_control em vez de pdm_halt para encerrar os servidores de aplicativos. Antes do encerramento, é possível solicitar que o usuário ativo mova para outro servidor de aplicativos. Isso pode ser feito notificando os usuários usando a opção de inatividade.
- O utilitário pdm_edit foi substituído por uma nova interface de usuário gráfica, eliminando muitas alterações manuais no arquivo de configuração exigidas anteriormente.
- Diferente da configuração convencional, na configuração de disponibilidade avançada, é possível usar a opção bopauth_host do Gerenciador de opções da IU da web do servidor de segundo plano para especificar os detalhes do servidor de autenticação. Não é mais preciso fazer esta alteração de configuração em pdm_edit para a configuração de disponibilidade avançada. Os usuários não podem efetuar logon quando o servidor de autenticação estiver indisponível.
Observação: na configuração convencional, é possível usar um servidor secundário para integrar o CA SDM com um sistema de autenticação executado em um sistema diferente ou até mesmo em outra plataforma de hardware.
- Para impedir que servidores invasores se juntem à configuração de disponibilidade avançada, todos os servidores devem ser definidos na interface de usuário da web de servidor de segundo plano para que possam ser configurados.
- A função e outras informações sobre um servidor na configuração de disponibilidade avançada podem ser alteradas na guia Administração. Interrompa os serviços do CA SDM antes de tentar alterar uma definição do servidor. A configuração do servidor é necessária para que as alterações entrem em vigor.
- É possível alterar um servidor entre a configuração convencional e a configuração de disponibilidade avançada executando o utilitário de configuração. Certifique-se de alterar todos os servidores na implementação. Seus dados não são afetados, mas as atualizações manuais são necessárias para alterar as configurações.
- Use os arquivos de pdm_startup mais recentes durante a migração para o CA SDM r12.9. Não use os arquivos de versões anteriores do CA SDM. Por exemplo, os arquivos gerados pelo utilitário pdm_edit.
- Novas variáveis de ambiente foram adicionadas a NX.env para oferecer suporte à disponibilidade avançada, e o sistema mantém os valores da variável automaticamente.
Importante: Não modifique o NX.env manualmente a menos que seja instruído a fazê-lo.
- Um novo recurso gera números de tickets e chaves de registro numéricas. Para evitar possíveis corrompimentos no banco de dados, nunca tente carregar ou alterar manualmente a tabela Key_Control.
- Não é possível mover os daemons do Knowledge Tools para outro servidor na configuração de disponibilidade avançada. O kt_daemon agora é executado em todos os servidores. Todos os outros daemons do Knowledge Tools são executados como singletons no servidor de segundo plano.
- O Knowledge Tools agora oferece suporte a caminhos de arquivo do UNC no Windows para o local de arquivos de índice do EBR e arquivos de entrada/saída que são usados pelo recurso de importação e exportação de conhecimento. Esse recurso está disponível para a configuração de disponibilidade avançada e para a configuração convencional.
Importante: O caminho de arquivos de índice do EBR e o caminho de arquivos do KEIT devem se referir às mesmas credenciais do UNC, e o caminho deve estar no mesmo servidor para oferecer suporte.
- O controle da versão distribui os arquivos (por exemplo, htmpl, .maj, .mod e .sch) que são configurados no arquivo server_secondary_custom.ver a partir do servidor de segundo plano. Após a inicialização, o servidor em espera ou o servidor de aplicativos executa o cliente de controle de versão para extrair arquivos atualizados do servidor de segundo plano.
- A opção de arquivamento/eliminação é executada no servidor de segundo plano e oferece suporte a caminhos de arquivo do UNC no Windows para arquivos de saída. Esse recurso está disponível na configuração de disponibilidade avançada e na configuração convencional.
- Os anexos em emails recebidos são agora armazenados pelo pdm_maileater quando o repositório estiver em um servidor remoto.
- Certifique-se de permitir que o gerente de daemon modifique o procsets e de não executar o comando pdm_dmnmode para essa ação.
Considerações gerais sobre a interface de usuário web
- Um servidor web é necessário em todos os servidores da configuração de disponibilidade avançada.
- Quando o servidor de segundo plano não estiver disponível devido à tolerância a falhas, um formulário de resposta em atraso do servidor será exibido aos usuários da web. Os usuários podem retomar seu trabalho quando o servidor em espera for promovido para o servidor de segundo plano.
- O valor da opção web_cgi_url deve apontar para:
- O balanceador de carga, se você tiver mais de um servidor de aplicativos.
- O servidor de aplicativos, se você tiver somente um servidor de aplicativos.
Considerações sobre o anexo
- É possível aumentar a disponibilidade de anexos configurando vários processos de repositório de documentos para acessar um repositório compartilhado de arquivos.
Considerações sobre o pintor de tela da web
- É possível usar o pintor de tela da web (WSP) somente no servidor de segundo plano.
- Siga o procedimento recomendado para publicar alterações no formulário do WSP de modo que os formulários atualizados sejam distribuídos para todos os servidores na instalação. Para obter mais informações, consulte Como personalizar o esquema com o Pintor de tela da web e Como personalizar Interface da web usando cenários do Pintor de telas da web.
- Os daemons de camada do banco de dados virtual são executados em todos os servidores. Instale as personalizações da banco de dados e as definições de objeto do CA SDM em todos os servidores.
Considerações sobre relatórios
- O CA Business Intelligence pode recuperar automaticamente os dados de diferentes servidores de aplicativos. É possível configurar esse recurso para aumentar a disponibilidade de geração de relatórios do CA SDM.
- O BOXI não está integrado com o servidor de segundo plano. Por esse motivo, você não pode exibir os relatórios na interface de usuário web do servidor de segundo plano. Uma mensagem de erro será exibida se você selecionar a guia Relatórios na interface de usuário web do servidor de segundo plano.
Considerações sobre o gerenciador de opções
- É possível instalar ou desinstalar opções por meio do Gerenciador de opções somente na interface de usuário web do servidor de segundo plano. Use o procedimento de manutenção constante para propagar as alterações a todos os servidores na configuração. Para obter mais detalhes sobre como executar a manutenção constante, consulte o tópico Executando a manutenção constante no cenário do servidor CA SDM.
Considerações sobre os serviços web
- É possível configurar os serviços web somente nos servidores de aplicativos.
- A opção webservices_domsrvr não existe mais no Gerenciador de opções. É possível definir a variável NX_WEBSERVICES_DOMSRVR de forma independente em cada servidor de aplicativos modificando o arquivo NX.env.
Considerações gerais sobre a integração
- O URL para a interface de usuário web do CA SDM deve apontar corretamente para um servidor de aplicativos configurado. O ca_application_registration contém um URL para a instalação do CA SDM usada por outros produtos da CA. Esse URL aponta para o servidor CA SDM configurado primeiro, que normalmente é o servidor de segundo plano. Somente os administradores CA SDM podem alterar o valor por meio do recurso administração. Se estiver usando um balanceador de carga, aponte este URL para o balanceador de carga em vez de um único servidor de aplicativos. Para obter mais informações, consulte a Ajuda online.
- A maioria das interações e integrações dos usuários finais com outros produtos de software é executada no nível de servidor de aplicativos. Não há suporte para a tolerância a falhas para os servidores de aplicativos. Se o servidor de aplicativos não estiver disponível, os serviços web do servidor de aplicativos também não estarão disponíveis. Para aumentar a disponibilidade do servidor de aplicativo, você pode implantar um balanceador de carga para rotear solicitações entre diferentes servidores de aplicativos.
- É possível integrar o NSM apenas a um único servidor de aplicativos, pois os endereços IP estão envolvidos. A integração do NSM não estará disponível quando o servidor estiver desativado.
- O CA Workflow deve ser instalado em qualquer um dos servidores de aplicativos. Se esse servidor de aplicativos for desativado, a integração do CA Workflow não estará mais disponível.
Considerações sobre a conversão
- É possível converter o servidor em segundo plano em um servidor principal apenas.
- É possível converter o servidor principal em um servidor de segundo plano.
- É possível converter o servidor secundário em um servidor em espera ou somente servidor de aplicativos.
- É possível converter o servidor em espera ou um servidor de aplicativos em servidor secundário apenas.
Considerações de pesquisa agrupada
- Para ativar e usar o recurso de pesquisa agrupada, selecione a opção de pesquisa agrupada enquanto estiver configurando os servidores de aplicativos.
Copyright © 2013 CA.
Todos os direitos reservados.
 
|
|