A configuração de disponibilidade avançada inclui um servidor de segundo plano, um ou mais servidores em espera e um ou mais servidores de aplicativos. Para reduzir o ponto único de falha, cada um desses servidores tem uma conexão direta com o banco de dados. Todos os componentes da arquitetura se comunicam por meio de um protocolo interno da CA. O diagrama a seguir fornece um exemplo de implementação do CA SDM:

A arquitetura é distribuída em três locais diferentes A, B e C. O local A tem dois servidores de aplicativos que atende aos usuários por meio de um balanceador de carga. O local B tem um servidor de aplicativos diretamente atendendo às necessidades dos usuários, e o local C tem o servidor de segundo plano, o servidor em espera e o banco de dados. Todos os servidores têm conexão direta com o banco de dados. As linhas azuis marcam o fluxo de e para o banco de dados. As linhas vermelhas identificam a comunicação interna entre os componentes.
Servidor de segundo plano
O servidor de segundo plano é o núcleo da arquitetura de disponibilidade avançada. Esse servidor fornece serviços adicionais para outros servidores e executa todos os processos singleton do CA SDM. Um processo pode ser designado como singleton quando somente uma única cópia dele pode ser ativada em qualquer instalação do SDM. Somente os usuários com o tipo de acesso de administrador têm acesso ao servidor de segundo plano. Para aumentar a disponibilidade, o servidor em espera faz sombra ao servidor de segundo plano. É possível trocar o servidor em espera pelo servidor de segundo plano no caso de qualquer falha ou ao executar a manutenção constante.
Servidor em espera
A função principal do servidor em espera é agir como um servidor em espera ativado para o servidor de segundo plano. O servidor em espera deve ter a mesma plataforma de hardware e de sistema operacional que o servidor de segundo plano. O servidor em espera pode executar todos os processos que são executados no servidor de segundo plano. O servidor em espera fica ocioso durante o funcionamento normal do sistema, mas mantém a atualização dos caches críticos ao ouvir as mensagens internas do sistema do CA SDM nas alterações de banco de dados. Se o servidor de segundo plano falhar ou se for necessário executar a manutenção contínua, você poderá promover o servidor em espera como o servidor de segundo plano com o mínimo de interrupção para os servidores de aplicativos, bem como para os usuários finais. É possível chamar um utilitário para executar a alternância.
O servidor em espera executa somente um pequeno subconjunto de processos que normalmente são executados no servidor de segundo plano. Não é possível efetuar logon na interface web no servidor em espera.
Servidor de aplicativos
O servidor de aplicativos tem todos os componentes do CA SDM necessários para atender aos usuários finais por meio de diversas interfaces como web, SOAP e serviços web do RESTful. Os servidores de aplicativos são independentes entre si e resilientes à interrupções do servidor de segundo plano por curtos períodos de tempo. Os usuários têm acesso aos servidores de aplicativos. É possível remover os servidores de aplicativo e retornar ao serviço usando o novo recurso de desativação. O recurso de desativação permite que os usuários atuais concluam o trabalho e efetuem logon em um servidor de aplicativos alternativo.
|
Copyright © 2013 CA.
Todos os direitos reservados.
|
|