Tópico anterior: Exibir ICs substituídos a partir do Gerenciador de filas

Próximo tópico: Como identificar uma transação de IC ambíguo

Verificar e modificar dados de entrada usando a TWA (Transaction Work Area - Área de trabalho de transação)

É possível armazenar temporariamente transações de IC e relacionamento antes da execução, copiando dados para a área de armazenamento temporário da TWA. Estando na área de armazenamento temporário, é possível manipular ICs e relacionamentos usando a interface web ou o SQL nativo.

Também é possível validar as transações de IC para evitar a criação de novos ICs quando você tiver que atualizar ICs existentes. Nesta abordagem, você exibe cada transação e os ICs potenciais que podem ser atualizados, de modo que possa reconciliar a transação manualmente com o IC de destino. Da mesma forma, transações de relacionamento podem ser validadas para fazer referência aos ICs corretos.

O índice de ambiguidade é uma medida operacional da potencial não exclusividade de um item de configuração (IC) com base em seus atributos de identificação. O índice de ambiguidade pode medir a probabilidade de ICs "duplicados" no CMDB, ou a probabilidade de uma transação ter múltiplos destinos de IC.

Verifique e modifique transações de IC ambíguas usando o seguinte processo:

  1. Identifique transações de IC ambíguas.
  2. Determine se os atributos de identificação para cada transação de IC se ajustam ao IC desejado.
  3. Resolva as transações de IC ambíguas com uma das seguintes ações:

Mais informações:

Exemplo de ambiguidade de transação de IC

Como identificar uma transação de IC ambíguo

Como resolver transações de IC ambíguo

Gerenciar Transações armazenadas temporariamente

Área de trabalho de transação

Preenchendo a área de trabalho de transação

Como usar a interface da Web para atualizar dados na TWA

Reconciliação manual

Como carregar transações para o CMDB

Administração da TWA

Exemplo de ambiguidade de transação de IC

Dados de transação a partir de diferentes origens de dados são carregados no CA CMDB. Cada origem de dados usa seu próprio subconjunto de características de identificação e pode não identificar por completo os ICs de destino para as transações. Por causa dessa inconsistência, podem existir mais Transações de IC no CA CMDB do que são válidas.

A seguir, está um exemplo de ambiguidade de transação de IC:

Exemplo: Transações de IC ambíguas

A seguinte transação de IC reside na TWA:

Os seguintes ICs residem no CA CMDB:

Devido a características de identificação compartilhadas, a transação do Server1 é ambígua com Server2, Server3, e Server4 no CA CMDB.

Cada transação de IC tem um índice de ambiguidade associado a ela. O índice de ambiguidade é aproximadamente o número de ICs existentes que correspondem a qualquer atributo de identificação, menos um, especificado na transação de IC. Quanto maior for o índice, maior é o número de outros ICs que correspondam aos identificadores de transação e, portanto, maior é a probabilidade de que dados de IC foram inseridos de forma inconsistente, e maior a possibilidade de que ICs adicionais foram criados de forma incorreta. Transações de IC com um índice de ambiguidade igual a zero têm atributos de identificação exclusivos em todos os ICs ou têm um IC de destino especificado e, portanto, são não ambíguas.

Exemplo: calcular o índice de ambiguidade

As seguintes transações de IC residem na TWA:

Os seguintes ICs residem no CA CMDB:

A primeira ambiguidade de transação (Server1) é 0, pois há uma correspondência exata com os atributos de identificação de ICs do Server1. O único IC de destino possível para essa transação é o IC do Server1.

A segunda transação (Server2) é ambígua com o IC do Server1 e o IC do Server2.

O índice de ambiguidade para a transação do Server2 consiste nos seguintes componentes:

Com base nas características de identificação de IC compartilhadas, o índice de ambiguidade para a transação do server2 é (1-1) + (2-1) + (2-1) = 2