Tópico anterior: Implantação em um ambiente virtualizado

Próximo tópico: Servidores de aplicativos web

Bancos de dados no BusinessObjects Enterprise

No BusinessObjects Enterprise, um banco de dados pode ser definido como um repositório de dados que organiza um conjunto de informações sobre estruturas chamadas tabelas para pesquisa rápida e recuperação de informações.

Os banco de dados permitem que as tabelas sejam agrupadas em conjunto de tabelas relacionadas de maneira lógica, chamadas espaços de tabela. As tabelas são agrupadas em espaços de tabela dentro de um sistema de banco de dados da mesma maneira que os arquivos são agrupados em um diretório dentro de um sistema de arquivos.

Observação: esta documentação usa os termos "espaço para tabelas" e "banco de dados" alternadamente.

Os seguintes sistemas de banco de dados são suportados no banco de dados do CMS (Central Management System):

Consulte os documentos sobre as plataformas suportadas do BusinessObjects Enterprise no DVD do CA Business Intelligence para obter uma lista completa de sistemas de banco de dados suportados para cada componente do BusinessObjects Enterprise.

É possível usar qualquer sistema de banco de dados com o BusinessObjects Enterprise, contanto que ele também seja suportado pelo produto da CA que estiver implementando o BusinessObjects Enterprise (consulte a documentação do produto da CA em questão). Caso não tenha um sistema de banco de dados pronto, o instalador do BusinessObjects Enterprise pode criar e configurar um sistema de banco de dados MySQL como parte do processo de instalação.

Observações:

O BusinessObjects Enterprise usa vários bancos de dados para armazenar informações do sistema interno. Eles podem ser configurados como vários espaços de tabela em um único sistema de banco de dados ou como espaços de tabela distribuídos em diversos sistemas de banco de dados.

A tabela abaixo oferece detalhes sobre os diferentes repositórios de bancos de dados ou espaços de tabela usados pelo BusinessObjects Enterprise.

Repositório

Descrição

Obrigatório para a instalação?

CMS

Repositório principal que armazena informações de usuário, grupo, segurança, conteúdo e serviços do BusinessObjects Enterprise.

Caso não tenha um banco de dados do CMS de uma instalação anterior, os objetos neste banco de dados serão inicializados pelo instalador do BusinessObjects Enterprise.

Sim

Auditoria

Repositório para acompanhamento de atividades que permite aos administradores exibir as informações de uso do sistema, como a quantidade de gerações de relatório ou eventos de logon. A auditoria pode ser ativada e configurada durante o processo de instalação.

Não

Os scripts do BusinessObjects Enterprise exigem privilégios do usuário ao banco de dados que permitam a criação e a exclusão dos objetos do banco de dados, inclusive tabelas, índices e dados temporários. Em vez de atribuir privilégios administrativos à conta usada pelo BusinessObjects Enterprise, essa tabela resume os privilégios exigidos para cada sistema de banco de dados suportado.

Banco de dados

Privilégios necessários para a conta ou função

IBM DB/2

Usuário com as opções Conectar ao banco de dados, Criar tabelas e Criar esquemas implícitos ativadas

Banco de dados Oracle

Usuário com os seguintes privilégios ativados:

  • criar sessão
  • criar tabela
  • criar procedimento

Como opção alternativa, um usuário com as funções CONNECT e RESOURCE ativada, e a definição Opção de administrador desativada para ambas as funções.

MySQL

Permissões de conta do proprietário (DBO) do banco de dados padrão

Microsoft SQL Server

Permissões de conta do proprietário (DBO) do banco de dados padrão

Sybase ASE

Permissões de conta do proprietário (DBO) do banco de dados padrão

Os bancos de dados podem exigir configurações específicas para funcionar melhor com o BusinessObjects Enterprise. A tabela abaixo fornece uma lista de configurações adicionais.

Banco de dados

Configurações adicionais necessárias

IBM DB/2

DB2CODEPAGE=1208

Oracle

NLS_LANG deve ser definido com uma configuração UTF-8 válida, como AMERICAN_AMERICA.WE8MSWIN1252 ou AMERICAN_AMERICA.AL32UTF8.

A configuração FORCE deve estar ativada.

Sybase

LC_ALL deve ser definido para uma localidade válida, conforme encontrada no arquivo de configuração SYBASE_HOME/locales/locales.dat.

Mais informações:

Bancos de dados

Requisitos e preparação do banco de dados do Central Management Server

Banco de dados de auditoria

Requisitos do banco de dados DB2

Requisitos do banco de dados Oracle

Requisitos do banco de dados Sybase

Requisitos do banco de dados MySQL

Requisitos do banco de dados do Microsoft SQL Server (somente Windows)