Você pode usar uma entrada fornecida pelo usuário em um ou mais campos do formulário para determinar os valores em uma caixa de seleção. Essa técnica é útil quando você deseja fornecer ao usuário dois conjuntos de várias opções válidas da origem de dados, mas não deseja que o usuário especifique uma seleção personalizada. Essa opção, portanto, ajuda a garantir a padronização e a validade das seleções dos usuários e, ao mesmo tempo, em geral fornece-lhes várias opções de escolha.
Uma aplicação comum dessa técnica ocorre em um formulário com caixas de seleção de país e estado. Usando os atributos reportobjid e reportobjvars, você pode configurar a caixa de seleção de estado para exibir somente os estados do país selecionado pelo usuário.
Para usar essa técnica de preencher previamente uma caixa de seleção com base na seleção do usuário em uma caixa de seleção anterior, siga este processo. Este processo usa o cenário de país-estado como exemplo de execução.
No nosso exemplo de execução, crie um objeto de dados de relatório para recuperar a lista de países do banco de dados.
Quando o formulário é exibido, o objeto de dados de relatório é executado e preenche a caixa de combinação com os dados resultantes.
Registre a ID do objeto de dados para referência futura.
Considere a seguinte consulta de amostra de um objeto de dados para o MDB. Esse exemplo retorna a lista de países disponíveis para o serviço ou a opção de serviço à qual o formulário está conectado
SELECT country_id,country_name from my_country_table
Essa consulta faz o seguinte:
Observação: ao usar um objeto de dados para preencher uma caixa de combinação, não adicione opções à caixa de seleção, pois elas serão ignoradas (não usadas) quando o usuário abrir o formulário. As opções da caixa de seleção serão ignoradas e apenas o objeto de dados será considerado.
Observação: você tem a opção de localizar o texto da dica de ferramenta ou o nome da caixa de seleção, caso usuários de locais diferentes usem esse formulário.
No nosso exemplo de execução, crie um segundo objeto de dados de relatório para recuperar os estados do banco de dados, com base no país selecionado pelo usuário. Siga as diretrizes da Etapa 1 para criar o segundo objeto de dados de relatório.
select state_id,state_name from my_state_table where country_id=%selected_country%
Os valores válidos são os seguintes:
Observação: coloque as sequências de caracteres entre apas simples, como mostrado. Em uma sequência de caracteres entre aspas, se necessário, use uma barra invertida (\) como caractere de escape para especificar apóstrofes ou aspas simples literais. Por exemplo: $({‘qual é o \’status\’?’})
$({'reportvar':_.user.lastName,’reportvar1’:’abc’,’reportvar2’:12,’reportvar3’:foo()})
No nosso exemplo de execução, crie uma segunda caixa de seleção a ser preenchida com os estados do banco de dados, com base no país selecionado pelo usuário. Para o atributo reportobjvars da caixa de seleção de estado, especifique a função JavaScript predefinida chamada ca_fdGetSelectedOptionValues, da seguinte maneira:
$({'selected_country':ca_fdGetSelectedOptionValues ('<form _id> ','country' )[0]})
Especifica o valor do atributo _id do formulário que contém a primeira caixa de seleção. Você faz referência a esse formulário na Etapa 2.
Especifica o valor do atributo _id da primeiro caixa de seleção. Você cria e registra esse valor na Etapa 2.
ca_fdFetchSelectData('<form _id>','<field _id>');
Especifica o valor do atributo _id do formulário que contém a segunda caixa de seleção. Você faz referência a esse formulário na Etapa 4.
Especifica o valor do atributo _id do formulário que contém a segunda caixa de seleção. Você cria e registra esse valor na Etapa 4.
No nosso exemplo de execução, defina o atributo onchange para a caixa de seleção de país com o seguinte:
ca_fdFetchSelectData('<form _id>','<state field _id>');
Como prática recomendada, teste esse formulário com um serviço em um ambiente de teste antes de usá-lo em um ambiente de produção.
|
Copyright © 2013 CA.
Todos os direitos reservados.
|
|