Tópico anterior: Caixas de seleção e opçõesPróximo tópico: Como criar uma tabela dinâmica


Criar uma tabela estática

Você pode criar uma tabela estática para inserir dados estruturados em um formulário. Uma tabela estática é um tipo de recipiente, como um conjunto de campos, que pode conter determinados elementos de um formulário. Você pode usar as colunas da tabela para organizar os dados de cada tipo de elemento. Em contraste com uma tabela dinâmica, uma tabela estática consiste em dados fixos que você especificar manualmente.

Siga estas etapas:

  1. Edite ou crie o formulário ao qual você deseja adicionar a tabela. Expanda o formulário.
  2. Proceda da seguinte maneira para adicionar o elemento de tabela ao formulário:
    1. (Opcional) Crie um conjunto de campos para conter a tabela.
    2. Expanda a pasta Sistema, arraste o elemento Tabela e solte-o no formulário. Se aplicável, solte a tabela no conjunto de campos que você criou na etapa anterior.
    3. Especifique um valor de _id para a tabela e salve o formulário.
  3. Faça o seguinte para adicionar um elemento à tabela:
    1. Expanda a tabela para exibir o campo Linha.
    2. Arraste o elemento desejado da pasta Sistema e solte-o no campo Linha. Você pode arrastar e soltar os seguintes elementos:
      • Campo Data e hora
      • Rótulo
      • Selecione o campo cujo atributo Seleção múltipla está definido como falso. Essa configuração permite somente uma única seleção.
      • Campo giratório
      • Texto

      O nome do elemento que você arrasta e solta se torna o nome da primeira coluna. Por exemplo, se você arrastar e soltar um elemento Data, o nome da primeira coluna se torna Data.

      Da mesma forma, os dados inseridos na coluna devem corresponder ao seu elemento. Por exemplo, em uma coluna Data, é possível digitar somente datas.

    3. Especifique um valor de _id para a coluna e salve o formulário.

      Observação: depois de salvar o formulário, opcionalmente, você pode renomear o elemento que você arrastou e soltou. Se você renomear o elemento, o nome da coluna será alterado de forma correspondente. Por exemplo, se você renomear o elemento como Data de início, o nome da coluna também será alterado para Data de início.

    4. Configure cada elemento que você adicionar a uma tabela, da mesma maneira que se estivesse adicionando o elemento ao formulário sem uma tabela. Cada um deles é um elemento básico, exceto o campo Data e hora e o campo Selecionar.

      Para os campos de data, o valor retornado deve ser uma sequência de caracteres longa ou formatada adequadamente. Para as colunas de rótulo, o valor será convertido em uma sequência de caracteres. Para as colunas de campo giratório, o valor deve ser um número inteiro ou duplo. Para colunas de texto, o valor será convertido em uma sequência de caracteres.

  4. Repita a etapa anterior para cada elemento que deseja adicionar à tabela.

    O segundo elemento adicionado especifica o nome e o tipo de dados da segunda coluna, como ilustrado na etapa anterior. Por exemplo, você pode adicionar um elemento Texto como segunda coluna. Nesse caso, a segunda coluna é chamada Texto e deve conter dados de texto. Como observado na etapa anterior, opcionalmente, é possível renomear o elemento, o que renomeia a coluna automaticamente.

  5. Para adicionar linhas à tabela, faça o seguinte:
    1. Selecione o campo Linha no elemento Tabela da pasta Sistema.
    2. Arraste-o e solte-o no elemento Tabela do formulário.
    3. Repita essas etapas até ter adicionado todas as linhas desejadas.

    Observação: você não pode mover, copiar, recortar ou colar linhas.

  6. Defina valores para cada linha da tabela da seguinte maneira:
    1. Na primeira linha, especifique os valores estáticos de cada célula usando seu atributo de valor.
    2. Nas linhas restantes, especifique valores usando o atributo de coluna.

      O Criador de formulários não valida os dados reais, nem o formato dos dados inseridos nas linhas da tabela. No entanto, quando os usuários exibirem o formulário em uma solicitação, o sistema do Catalog validará os dados e os exibirá somente se você usar o formato correto. Portanto, os valores inválidos especificados não serão mostrados quando os usuários exibirem o formulário em uma solicitação. Por exemplo, se você especificar um valor de sequência de caracteres para uma coluna de data, a célula da tabela correspondente será exibida em branco para o usuário. Portanto, tenha cuidado para especificar o formato correto. Por exemplo, insira apenas datas nos campos Data e hora e apenas texto nos campos Texto.

    3. Se aplicável, execute essa etapa; caso contrário, ignore-a.

      Se estiver usando um campo Selecionar cujo atributo Seleção múltipla esteja definido como falso, o campo Selecionar não conterá o atributo de valor. Nesse caso, faça o seguinte:

      • Para a primeira linha: digite o valor do atributo Índice selecionado do campo Selecionar. Por exemplo, para especificar a primeira opção, digite 0. Para especificar a segunda opção, especifique 1 e assim por diante.
      • Para as linhas restantes: copie o valor do atributo valor da opção de seleção do campo Selecionar. Cole esse valor no atributo de coluna da linha.
  7. Especifique qualquer ou todos os seguintes atributos adicionais:

Você criou uma tabela estática.