Tópico anterior: Resumo dos dados

Próximo tópico: Como implementar a mediação de dados


Definir campos de dados

Campos externos de uma alimentação de dados externos precisam ser definidos com o objetivo de mapear o campo de alimentação de dados externos para um tipo de campo de banco de dados. Também é possível estabelecer as definições de campo ao criar um perfil. Ao criar um perfil, use as definições de campo para determinar a estrutura dos dados externos.

Quando os dados de uso são importados, eles são transferidos para o banco de dados. Durante a importação de dados, são realizadas verificações de validação de dados. Registros inválidos não são transferidos para o banco de dados. Antes de importar os dados para o banco de dados, é possível aplicar regras para filtrar dados errôneos ou irrelevantes. As definições de campo mantêm a definição dessas regras de validação, especificando uma regra de validação em cada coluna dos dados importados.

Para definir campos de dados para Mediação de dados

  1. Selecionar Administração, Mediação de dados.

    A lista Todos os campos dos campos existentes é exibida.

  2. Clique em Adicionar para definir um novo campo.

    A janela Definir um campo é exibida.

  3. Especifique as seguintes informações:
    Nome de exibição

    Especifica o nome do campo que é exibido na interface do usuário para usuários finais.

    Nome do campo

    Especifica o nome do campo do banco de dados.

    Tamanho e tipo de dados

    Especifica o tamanho e o tipo do campo de banco de dados.

    Tipos obrigatórios
    • Nenhum - indica que nem o servidor nem o cliente são obrigatórios.
    • Servidor obrigatório - indica que o campo é necessário para que a agregação de mediação de dados ocorra. A ausência desses campos resultará em um erro de perfil.
    • Cliente obrigatório - inclui o campo nas definições de perfil. Se o campo não estiver incluído, uma mensagem de aviso será exibida quando o perfil for criado.
    • Ambos - indica que o servidor e o cliente são obrigatórios.
    • Padrão: servidor obrigatório
    Selecionar tipo

    Especifica o tipo de verificação, se aplicável.

    • Padrão: não há seleções
  4. (Opcional) Especifique uma regra de validação de driver:
    Cheio

    Especifica que o valor do campo não pode ficar vazio.

    Intervalo

    Especifica que o valor do campo esteja dentro do intervalo especificado.

    Pesquisar

    Especifica a existência de um valor do campo em um campo da tabela do banco de dados.

    Pesquisar substituição

    Especifica um valor de substituição, se o valor no campo existir no campo da tabela do banco de dados especificado.

    Essas regras de validação são aplicadas na importação dos dados de uso. Se as regras de validação de driver forem violadas no momento da importação, será gerado um relatório inicial. O relatório está disponível na interface com o usuário de Gerenciamento de dados.

  5. Clique em Enviar.

    Os campos de dados são definidos.

Campos obrigatórios de servidor padrão

Os dados de uso precisam ser normalizados em um formato comum compreendido pela mediação de dados antes de serem agregados. A agregação resultará em um erro, se os campos obrigatórios do servidor não estiverem incluídos:

CA Service Account Number

Associa um registro de dados a uma ID de conta do Componente de contabilidade.

ID do evento

Associa um registro de dados a um evento (ID do evento).

Hora do Evento

Associa um registro de dados a um período fiscal (Marca de data e hora).

Valor da métrica

Associa um registro de dados a um valor de métrica.

Código de serviço

Associa um registro de dados a uma oferta de serviço (ID de oferta de serviço).

Observação: não é necessário formatar os dados para incluir todos os campos obrigatórios de servidor antes da importação dos dados. A Mediação de dados apresenta mecanismos de mapeamento de dados complexos, como validação e normalização, que ajudam o administrador a incluir campos obrigatórios de servidor.