O operador Gerenciar recursos está no grupo do operador Controle de processo. Um processo pode usar o operador Gerenciar recursos para assumir as unidades disponíveis de um recurso especificado. Se todas as unidades do recurso especificado forem assumidas (no mesmo processo ou em processos diferentes), o operador Gerenciar recursos atrasará o processamento nessa ramificação até que o recurso tenha unidades livres.
A figura a seguir mostra um processo assumindo uma unidade do recurso cota de processo antes de executar um aplicativo. Se houver unidades disponíveis no recurso cota de processo, o processamento continuará no operador Executar o aplicativo 1. Se não houver nenhuma unidade disponível, o processamento não é iniciado até que uma unidade se torne disponível ou o tempo limite do operador seja atingido. Depois que o operador Executar aplicativo 1 for concluído, a unidade do recurso será liberada de volta para o recurso cota de processo e o processamento continuará com os operadores subsequentes no processo.

Os recursos permitem definir o número de unidades disponíveis e quantas unidades são consumidas. Um recurso consiste em um número máximo de unidades, o valor atual das unidades disponíveis e um sinalizador que indica se o recurso está bloqueado.
É possível executar as ações a seguir com os recursos:
Um operador Gerenciar recursos pode consumir ou liberar qualquer número de recursos especificado. Como desenvolvedor ou administrador, você pode usar os operadores Gerenciar recursos para ajustar o balanceamento de carga em um touchpoint específico. Ele também pode bloquear um recurso para evitar o consumo das unidades de recurso por qualquer outro processo.
As três restrições a seguir aplicam-se aos recursos:
|
Copyright © 2013 CA.
Todos os direitos reservados.
|
|