Tópico anterior: Pré-requisitos para criação de um ambiente do CA Identity ManagerPróximo tópico: Como acessar um ambiente do CA Identity Manager


Criar um ambiente do CA Identity Manager

Os ambientes do CA Identity Manager permitem gerenciar objetos em um diretório com um conjunto de funções e tarefas. Use o assistente do ambiente do CA Identity Manager para guiá-lo pelas etapas de criação de um ambiente do CA Identity Manager.

Observe os seguintes pontos antes de criar um ambiente do CA Identity Manager:

Siga estas etapas:

  1. Se o CA Identity Manager usar um cluster de Servidores de políticas, interrompa todos, exceto um Servidor de políticas.
  2. Se você tiver um cluster de nós do CA Identity Manager, interrompa todos, exceto um nó do CA Identity Manager.
  3. No Management Console, clique em Environments.
  4. Clique em Novo.

    O assistente de ambiente do CA Identity Manager é aberto.

  5. Forneça as seguintes informações:
  6. Selecione um diretório do CA Identity Manager para associar ao ambiente que você está criando e clique em Avançar.
  7. Quando o ambiente do CA Identity Manager oferecer suporte ao provisionamento, selecione o servidor de provisionamento apropriado a ser usado.

    Observação: não há solicitação para selecionar um servidor de provisionamento se você tiver selecionado um diretório de provisionamento como o diretório do CA Identity Manager.

  8. Configure o suporte para tarefas públicas. Em geral, essas tarefas são as tarefas de autoatendimento, como de autorregistro ou senha esquecida. Os usuários não precisam efetuar logon para acessar tarefas públicas.

    Observação: para permitir que os usuários usem as tarefas de autoatendimento, configure o suporte a tarefas públicas.

    1. Especifique um nome exclusivo que é adicionado ao URL para acesso a tarefas públicas.

      Exemplo: você pode usar o URL a seguir para acessar a tarefa de autorregistro padrão:

      http://meu_servidor.minha_empresa.com/iam/im/alias/index.jsp?task.tag=SelfRegistration

      Nesse URL, o alias é o nome exclusivo que você fornece.

    2. Especifique uma das contas de usuário existentes a seguir que serve como conta de usuário pública. O CA Identity Manager usa essa conta para permitir que os usuários desconhecidos acessem tarefas públicas sem a necessidade de fornecer credenciais.
      • Os usuários LDAP inserem o identificador exclusivo ou DN relativo da conta de usuário pública. Certifique-se de que esse valor é mapeado para o atributo conhecido %USER_ID%. Por exemplo, se o DN do usuário DN for uid=Admin1, ou=People, ou=Employees, ou=NeteAuto, digite Admin1.
      • Os usuários do banco de dados relacional digitam o valor que é mapeado para o atributo conhecido %USER_ID% no arquivo de configuração de diretório ou identificador exclusivo para o usuário.

    Clique em Validar para exibir o identificador completo do usuário.

  9. Selecione as tarefas e funções a serem criadas para esse ambiente. É possível executar as seguintes tarefas:
  10. Selecione os arquivos de Definições de função para criar conjuntos de tarefas padrão para seu ambiente e clique em Avançar.

    Os arquivos de Definições de função são arquivos XML que definem um conjunto de tarefas e funções que são exigidas para oferecer suporte a recursos específicos. Por exemplo, se você deseja gerenciar terminais do Active Directory e UNIX NIS, selecione esses arquivos de Definições de função.

    Observação: essa etapa é opcional. Se não desejar criar tarefas padrão adicionais para oferecer suporte à nova funcionalidade, ignore esta tela.

  11. Defina um usuário para atuar como Gerente do sistema para esse ambiente, como se segue:
    1. No campo Gerente do sistema, digite o valor que é mapeado para o atributo conhecido %USER_ID% no arquivo de configuração de diretório ou especifique uma das seguintes contas de usuário:
      • Os usuários LDAP inserem o identificador exclusivo ou DN relativo do usuário. Por exemplo, se o DN do usuário DN for uid=Admin1, ou=People, ou=Employees, ou=NeteAuto, digite Admin1.
      • Os usuários do banco de dados relacional digitam o identificador exclusivo do usuário.
    2. Clique em Adicionar.

      O CA Identity Manager adiciona o identificador completo do usuário à lista de usuários.

    3. Clique em Avançar.

    Observe os seguintes pontos ao especificar o Gerente do sistema:

  12. No campo Inbound Administrator, especifique uma conta de administrador do CA Identity Manager que possa executar tarefas administrativas que são mapeadas para mapeamentos de entrada.

    O usuário deve ser capaz de executar todas as tarefas em qualquer usuário. A função Gerenciador de sincronização de provisionamento contém as tarefas de provisionamento que são incluídas nos mapeamentos de entrada padrão.

  13. Insira uma senha para o keystore, o banco de dados de chaves que criptografa e descriptografa dados.

    A definição dessa senha é um pré-requisito para definir as chaves dinâmicas. Você pode modificar a senha depois de criar o ambiente usando a tarefa Sistema, Chaves secretas.

    Uma página resumindo as configurações do ambiente é exibida.

  14. Examine as configurações do ambiente. Clique em Voltar para modificar ou clique em Concluir para criar o ambiente do CA Identity Manager com as configurações atuais.

    A tela Environment Configuration Output exibe o andamento da criação do ambiente.

  15. Clique em Continue para sair do assistente de ambiente do CA Identity Manager.
  16. Inicie o ambiente.

    Clique no nome do ambiente e em Iniciar.

  17. Se você interrompeu os Servidores de políticas na Etapa 1, reinicie-os agora.