O CA DMM tem os seguintes recursos característicos:
A flexibilidade é essencial para suportar cenários de migração complexos. O CA DMM é uma excelente solução para migração de sistemas e a primeira a oferecer dois métodos desse tipo de migração:
A migração adiada é um processo realizado em duas etapas. Na primeira etapa, você cria um arquivo DNA do sistema de origem (o antigo computador) e o armazena em um computador local, no servidor de rede ou de dispositivo de rede ou no servidor Web Apache. O arquivo DNA contém o DNA exclusivo do computador de cada usuário. Na segunda etapa, você aplica o arquivo DNA ao sistema de destino (o computador novo ou atualizado). Em ambientes seguros, o arquivo DNA pode ser protegido por senha.

Não é necessário salvar o DNA em uma unidade de rede; ele também pode ser salvo em mídias removíveis, como CD-ROM, DVD, unidades Zip etc.

A migração em tempo real implica mover o DNA de um computador, pela rede, de um sistema de origem para um sistema de destino sem armazenamento intermediário. Em ambientes seguros, o sistema de origem pode ser protegido por senha. CA DMM suporta migrações em tempo real para os ambientes IPv4 e IPv6.

Quando diversos usuários compartilham o mesmo computador, o DNA de cada usuário deve ser efetivamente migrado para o novo computador. O CA DMM oferece recursos para migrar perfis de usuários, migrar de domínios do NT para o Active Directory, criar contas, redirecionar usuários e proporcionar segurança.
O CA DMM permite migrar o usuário que está conectado no momento ou vários usuários de um determinado computador. Quando o usuário atual é migrado, todas as configurações migradas do computador de origem são selecionadas para a migração. Durante a migração do usuário atual, nenhuma configuração de perfil de usuário é migrada. No processo de migração de diversos usuários, o CA DMM permite migrar seletivamente quaisquer ou todos os perfis de usuário existentes no computador junto com as configurações e os dados de cada usuário.
O CA DMM cria novas contas no computador de destino quando migra vários usuários. Ele apresenta três opções de senhas de usuário: deixar a senha atual, gerar uma senha aleatoriamente usando regras por você definidas ou solicitar que o usuário redefina a senha ao efetuar logon no novo sistema depois que a migração for concluída. O CA DMM oferece suporte total à opção de migrar associações de grupos dos usuários e a segurança do NTFS (arquivos e pastas).
O CA DMM migra perfis de usuário de sistemas de domínio do NT para o Active Directory (AD). Os administradores podem combinar os dois processos de migração de desktop e do AD em um único processo fácil de executar. O CA DMM redireciona os usuários para o AD, renomeando-os com uma nova convenção de nomenclatura e, ao mesmo tempo, migrando a segurança de arquivos/pastas e grupos. Ele permite que você migre somente os usuários que estão ativos, organizando efetivamente o sistema de diretórios pela omissão de usuários obsoletos. As migrações de domínios do NT para domínios do NT e do AD para o AD também são totalmente suportadas.
O CA DMM cria automaticamente uma nova conta de usuário em um sistema quando um usuário é redirecionado para outro caminho. A conta é criada quando você renomeia ou move o usuário para outro domínio, independentemente do sistema operacional de origem e de destino.
É possível selecionar usuários dinamicamente durante um processo de migração automatizada; para isso, você deve usar a interface de linha de comando. O CA DMM permite usar caracteres curinga, regras explícitas de inclusão/exclusão e definição de intervalos de data com base na data de último acesso a uma conta, o que ajuda a eliminar a migração de usuários obsoletos.
O CA DMM migra um dos mais abrangentes conjuntos de configurações personalizadas pelo usuário e inclui recursos avançados de coleta de dados para uma migração robusta. Isso minimiza o número de ligações para o suporte técnico porque os usuários não tentam reconfigurar seus sistemas.
As configurações do sistema compreendem todas as informações de configuração do sistema operacional de um computador. Elas incluem papel de parede, configurações de teclado, ponteiros do mouse, protetores de tela, impressoras e identificação na rede, entre outras. O CA DMM migra milhares dessas configurações personalizadas de mais de 160 aplicativos entre versões iguais ou diferentes desses aplicativos. Isso mantém a produtividade dos usuários, uma vez que eles não precisam recriar preferências, como dicionários personalizados, macros, propriedades de exibição etc.
O CA DMM tem um mecanismo de filtro para migrar arquivos e pastas do sistema de origem. Estes critérios podem incluir ou excluir nome do arquivo, localização, data de modificação ou criação, tamanho e tipos de arquivo e podem até mesmo omitir arquivos e pastas específicos nos filtros ou em todos os processamentos de filtros.
O redirecionamento de arquivos permite que o processo de migração capture todos os dados do computador de origem, independentemente de sua localização, e salve esses dados em um local predefinido do destino, como a pasta Meus documentos do usuário. Com o redirecionamento, você pode reorganizar a estrutura de diretórios de dados com base na mesma funcionalidade dos filtros de dados.
Às vezes, dependendo das necessidades de migração, um arquivo DNA pode ter mais de 4 gigabytes (GB) de dados. O CA DMM tem capacidade para transferir arquivos grandes, independentemente das limitações de rede. Você pode salvar arquivos do DNA na rede, inclusive em servidores de dispositivos de rede e servidores Web Apache. Além disso, é possível salvar arquivos do DNA em CD-ROMs, discos Zip ou em outras formas de mídia removível.
Um completo recurso de log monitora o sucesso da migração e o andamento geral de um processo de migração corporativa. É possível reverter uma migração e analisar os logs detalhados, o que ajuda a desenvolver um cenário de migração eficiente. Alguns dos logs fornecidos pelo CA DMM são parecidos com estes:
É possível redirecionar usuários, unidades, pastas e arquivos de dados e configurações de aplicativos de um local no sistema de origem para novos locais no sistema de destino. Com isso, você pode alterar e gerenciar configurações de unidades, redirecionar as configurações de aplicativos para um novo local e organizar melhor as pastas e arquivos de dados de um usuário no sistema de destino.
O CA DMM oferece suporte ao Windows Mail no Windows Vista. Você pode migrar as configurações do Windows Mail a partir de um computador de origem do Windows Vista para um computador de destino do Windows Vista.
Você pode usar o script do Windows Mail para migrar as configurações do MS Outlook Express de um computador de origem do Windows XP ou Windows 2000 para um computador de destino do Windows Vista, que por sua vez suporta o Windows Mail no Windows Vista durante a migração do Windows XP ou Windows 2000.
Para reduzir os custos de TI, é necessário automatizar o processo de migração. Projetos de migração em larga escala que abrangem uma empresa inteira podem exigir a integração a um processo geral maior. Nos dois casos, você pode executar o CA DMM a partir de um local central usando recursos de configuração compartilhada, tais como arquivos de opção e modelos. Você pode usar variáveis de ambiente exclusivas de cada computador no processo para diferenciar o DNA de PC homogêneo. Após o término do processo de migração, você poderá usar códigos de retorno para iniciar as próximas etapas de um processo maior. Toda a automação pode ser feita no “Modo silencioso”, invisível para o usuário final.
Você pode usar a linha de comando do CA DMM para automatizar um processo de migração, que pode ser integrado à implantação de uma migração corporativa em larga escala usando os atuais investimentos em software.
O CA DMM fornece variáveis de ambiente que você pode usar em linhas de comando e na interface de usuário. As variáveis permitem dar nomes exclusivos aos arquivos do DMM e de log, identificar seletivamente o arquivo de modelo do DNA correto a ser usado na migração, identificar e migrar usuários selecionados e muito mais.
O CA DMM não precisa ser instalado no sentido tradicional. Ele pode ser executado a partir de um compartilhamento de rede, em uma unidade local ou até mesmo diretamente do CD de instalação. Pode ser executado qualquer tipo de migração (em tempo real, adiada ou em mídia removível) sem que, para isso, seja necessário instalar o produto localmente. Os recursos incluídos no produto (como o executável e os arquivos de modelos, de configuração e do DNA) podem ser acessados a partir de um local central por vários sistemas ao mesmo tempo.
O arquivo de opções do DMM é um arquivo XML que permite personalizar a configuração do produto. Você pode personalizar cada aspecto da configuração do produto para que ele tenha um desempenho produtivo em qualquer ambiente.
O CA DMM retorna códigos após o término de uma migração. É possível capturar os códigos de retorno para usá-los em um processo geral maior a fim de determinar sistematicamente a próxima etapa do processo.
Você pode personalizar a interface de usuário do assistente para controlar o acesso somente às páginas ou funções às quais os técnicos ou usuários finais poderão ter acesso. Você tem controle total sobre um processo de migração automatizado e a flexibilidade para deixar que os técnicos ou usuários finais selecionem determinados itens para migração, como arquivos ou pastas específicos.
Sempre que você altera seus arquivos do DNA, o CA DMM salva as alterações como uma revisão. Se você precisar reverter para uma revisão anterior de um arquivo DNA, poderá fazê-lo. Além disso, é possível usar o Always Current Scheduler para assegurar que as revisões periódicas do DNA do seu PC sejam armazenadas em um local seguro.
Ao aplicar um arquivo DNA no destino, o CA DMM oferece a opção de restaurar somente pastas e arquivos relevantes da árvore de arquivos e pastas. É possível personalizar a seleção na árvore Arquivos e pastas (na aplicação) para os arquivos e pastas que foram selecionadas na origem. Isto ajuda na separação e aplicação lógica somente daqueles arquivos e pastas que são aplicáveis a requisitos de um grupo de usuários em particular. Não é necessário aplicar toda a árvore de pastas e arquivos no destino.
Além disso, você pode optar por ativar ou desativar o recurso de aplicação seletiva, usando a opção Ativar aplicação seletiva de arquivos e pastas, conforme suas necessidades. Por exemplo, se você tiver um grande número de arquivos para migrar e desejar que a migração seja mais rápida, você pode desativar o recurso de aplicação seletiva e melhorar o desempenho da migração.
O CA DMM permite que você migre arquivos abertos e bloqueados. Você não precisará fechar os aplicativos correspondentes antes de iniciar a migração. Como resultado, não há interrupções no trabalho e você pode continuar trabalhando nos arquivos mesmo quando realizar a migração. Você pode migrar arquivos abertos e bloqueados usando modos de migração posterior e de migração em tempo real. No modo de migração posterior, você faz backup dos arquivos abertos e bloqueados em um arquivo .dna (ou um arquivo auto-extraível). No modo de migração em tempo real, você migra diretamente os arquivos abertos e bloqueados de um computador de origem para um computador de destino.
O CA DMM oferece uma coleção flexível de ferramentas de automação que ajudam a economizar tempo: a Caixa de ferramentas de migração diminui significativamente o tempo necessário para desenvolver e refinar um processo de implantação de um novo sistema operacional, de atualização do software/hardware do PC ou de um cenário de gerenciamento de desastres.
Proporciona o mais alto nível de comando e controle em migrações corporativas de larga escala, o que agiliza o processo de migração. Os assistentes fazem perguntas cruciais para facilitar a automação do processo de migração e, com base nas suas respostas, criam os elementos necessários para que a migração seja realizada de maneira harmoniosa. Além disso, o DMM Director registra todo o processo automaticamente.
Economiza tempo e aumenta o controle sobre o processo de migração, criando modelos personalizados que você pode adequar a qualquer usuário, departamento ou organização. Com o DMM Template Editor, você pode personalizar a migração independentemente do ambiente de usuário.
Facilita a análise do conteúdo de arquivos do DNA, incluindo revisões de arquivos, pastas e configurações específicos contidos no arquivo DNA. Também é possível aplicar arquivos, pastas ou configurações específicos diretamente do DMM Explorer. Os administradores podem otimizar, analisar, mencionar e solucionar problemas, bem como catalogar e ajustar o processo de automação.
Permite atualizar e configurar arquivos de opções do DMM sem que para isso você precise conhecer ou entender do formato de arquivo XML.
Permite criar scripts que facilitem a migração de aplicativos desenvolvidos internamente ou personalizados. Você pode desenvolver scripts apropriados para qualquer situação ou necessidade de migração.
Permite migrar informações de domínio, perfis de usuário, configurações do aplicativo, dados e outros recursos, na maneira que se encontram. Suas configurações, dados e outros recursos existentes permanecem inalterados, embora um novo ID de usuário e nome de computador sejam criados.
|
Copyright © 2014 CA.
Todos os direitos reservados.
|
|