Tópico anterior: Adicionar subprojetos a projetos mestresPróximo tópico: Criar subprojetos a partir da EAP do projeto


Criar subprojetos a partir de modelos de projeto

Use este procedimento para criar um subprojeto usando um modelo de projeto. Os valores padrão de campo definidos no modelo de projeto podem variar de acordo com as seleções feitas no modelo.

Siga estas etapas:

  1. Abra o projeto.
  2. Abra o menu Tarefas e clique em Gantt.

    Aparece a visualização de Gantt.

  3. Clique na seta para baixo do ícone Adicionar subprojeto existente na visualização de Gantt e clique em Criar projeto a partir do modelo.

    Os modelos de projeto disponíveis são exibidos.

  4. Selecione um modelo de projeto e clique em Avançar.
  5. Preencha as informações solicitadas. Os campos a seguir precisam de explicação:
    Agrupamento de atribuições

    Especifica o pool de recursos permitido ao atribuir recursos a tarefas.

    Valores:

    • Somente a equipe. Permite somente integrantes da equipe.
    • Agrupamento de recursos. Permitir integrantes da equipe e recursos para os quais você tem direitos de acesso para reservar para um projeto. Com essa opção, quando você atribuir um recurso a uma tarefa, ele também será adicionado como integrante da equipe.

    Padrão: agrupamento de recursos

    Gerente

    Especifica o nome do recurso responsável por gerenciar o projeto. O gerente de um projeto recebe automaticamente determinados direitos para o projeto.

    O gerente de projeto não é o mesmo que o gerente de colaboração. A pessoa que cria o projeto se torna o gerente de colaboração do projeto, por padrão.

    Padrão: o recurso que cria o projeto. Se você estiver criando um projeto que outra pessoa pode gerenciar, altere o padrão para outro recurso.

    Obrigatório: não

    Layout da página

    Especifica o layout da página para exibir informações sobre o projeto. Os layouts disponíveis são específicos da empresa e dependem dos valores definidos pelo administrador do CA Clarity PPM. Os layouts também dependem de um complemento estar instalado. Se outros layouts não estiverem disponíveis, esse campo será somente exibição.

    Padrão: Layout padrão do projeto

    Obrigatório: sim

    Data de início

    Define a data de início de um projeto. À medida que você criar tarefas e atribuições, essa data será calculada automaticamente para coincidir com a primeira data em que uma tarefa está programada para ser iniciada. Em seguida, para editar essa data, ajuste as seguintes datas:

    • Data de início da primeira tarefa do projeto.
    • Data de início das atribuições e alocações de recursos no projeto.

    Padrão: data atual

    Obrigatório: sim

    Importante: Verifique se as datas de início das tarefas e as atribuições são as mesmas ou posteriores à data de início do projeto. Caso contrário, a data de início do projeto é automaticamente redefinida de acordo com as datas de início das tarefas e atribuições.

    Data de término

    Define a data de término inicial de um projeto. À medida que você criar tarefas e atribuições, essa data será calculada automaticamente para coincidir com a última data em que uma tarefa está programada para ser concluída. Em seguida, para editar essa data, ajuste as seguintes datas:

    • Data de término da primeira tarefa do projeto.
    • Data de término das atribuições e alocações de recursos no projeto.

    Padrão: data atual

    Importante: Verifique se as datas de término das tarefas e as atribuições são as mesmas ou posteriores à data de término do projeto. Caso contrário, a data de término do projeto é automaticamente redefinida de acordo com as datas de término das tarefas e atribuições.

    Definir datas de custo planejado

    Especifica se as datas do custo planejado são sincronizadas com as datas de investimento. A seleção da opção de um plano financeiro detalhado não afeta as datas do custo planejado.

    Padrão: selecionado

    Etapa

    Define a etapa no ciclo de vida do investimento. A lista de opções é específica da empresa e dependente dos valores que seu administrador define.

    A métrica é usada na análise de portfólio quando critérios da etapa comparáveis são usados em todos os investimentos do portfólio.

    Meta

    Especifica o propósito ou o caso de negócio do projeto.

    Valores: evasão de custo, redução de custo, desenvolver o negócio, aprimoramento da infraestrutura e manter os negócios

    Obrigatório: não

    Nível de prioridade

    Define a importância relativa desse investimento em relação a todos os outros investimentos. A prioridade controla a ordem na qual as tarefas são programadas durante o cronograma automático. A prioridade está sujeita a restrições de dependência.

    Valores: 0 - 36 (onde zero é a maior importância)

    Padrão: 10

    Obrigatório: não

    Andamento

    Indica o nível do trabalho concluído nas tarefas.

    Valores:

    • Concluído (100%)
    • Iniciado (1 - 99%)
    • Não iniciado (0%)

    Padrão: Não iniciado

    Obrigatório: sim

    Obrigatório

    Especifica se esse investimento deve ser fixado ao ser adicionado a um portfólio. Este campo é usado durante a geração de um cenário.

    Padrão: desmarcado

    Obrigatório: não

    Método de cálculo de % concluído

    Especifica o método para calcular o valor de % concluído para o projeto e tarefas.

    Valores:

    • Manual. Use este método para inserir o % concluído do projeto, o resumo e as tarefas detalhadas manualmente. Além disso, selecione esse método de cálculo se você estiver usando o CA Clarity PPM com o Microsoft Project ou se você estiver usando uma rotina externa para calcular o % concluído. O campo % concluído é exibido na página de propriedades da tarefa. Quando você usa o método manual, o status de uma tarefa não altera automaticamente. O status da tarefa muda somente quando você atualiza manualmente o valor de % concluído ou o status.
    • Duração. Use este método para acompanhar o % concluído com base na duração. A duração é uma medida do período total do tempo de trabalho ativo da tarefa: desde a data de início até à data de término de uma tarefa. O % concluído de tarefas de resumo é calculado automaticamente com base na fórmula a seguir:
      % concluído da tarefa do resumo = Total da duração concluída da tarefa de detalhe / Total da duração da tarefa de detalhe
      
    • Esforço. Use este método para calcular automaticamente o % concluído do resumo e as tarefas detalhadas, com base nas unidades de trabalho concluídas por atribuições de recursos. Se você atribuir a um recurso que não seja de mão-de-obra, o esforço e as horas trabalhadas desse recurso serão ignorados no cálculo. Os cálculos se baseiam nas fórmulas a seguir.
      % concluído da tarefa do resumo = Soma das horas trabalhadas na atribuição de recursos da tarefa de detalhes / Soma do esforço de atribuição de recursos da tarefa de detalhes
      % concluído da tarefa do detalhe = Soma das horas trabalhadas na atribuição de recursos / Soma do esforço de atribuição de recursos
      

    Padrão: manual

    Observação: defina o método de cálculo do % concluído no início do projeto e não altere esse valor.

    Departamento

    Define o ORG de departamento do projeto.

    Local

    Define o ORG local do projeto.

    Nome do modelo

    Exibe o nome do modelo do projeto a partir do qual os dados são usados para preencher o novo projeto. Use um modelo para criar um projeto com os seguintes tipos de informações predefinidos:

    • Funções do projeto
    • Estrutura analítica do projeto
    • Planos financeiros
    • Documentos do projeto

    Um modelo permite implementar projetos com elementos comuns em toda a organização.

    Trabalho na escala por

    Define a porcentagem pela qual a estimativa de trabalho em cada tarefa deve ser aumentada ou diminuída para o novo projeto. A escala é relativa ao modelo.

    Valores: 0-100 (onde zero significa nenhuma alteração)

    Padrão: zero

    Orçamento da escala por

    Define a porcentagem (positiva ou negativa) como o fator de escala para os valores em dólares definidos nos planos de custos e nos planos de benefícios do projeto.

    Valores: 0-100 (onde zero significa nenhuma alteração)

    Padrão: zero

    Exemplo: o projeto de modelo de 01/01/12 a 31/12/12 aloca $ 10.000,00 para custo planejado e $ 20.000,00 para benefício planejado pela duração do projeto. Se um valor Ajustar orçamento em 20% for definido, os planos serão copiados para o novo projeto como segue. Suponha que a duração do projeto é a mesma do projeto do modelo:

    • O custo planejado mostra US$ 12 mil (ajustado por um adicional de 20% do valor original).

    O benefício planejado mostra US$ 24 mil (ajustado por um adicional de 20% do valor original).

    Converter recursos em funções

    Especifica se deve ser feita a substituição dos recursos no novo projeto pelas funções principais ou pelas funções da equipe dos recursos nomeados no modelo do projeto. Se um recurso nomeado não tiver função principal ou de equipe, ele será retido no novo projeto. Essa configuração ignora a configuração padrão de gerenciamento de projeto na página Definições.

    Por exemplo, um plano de custo usa um recurso como um atributo de agrupamento. Ao marcar esta caixa de seleção, o plano de custo do modelo é copiado. No entanto, os valores do recurso não são convertidos em funções. O valor de recurso pode ser o único valor que diferencia uma linha de detalhe de item de linha de outra. Na ausência do valor, as linhas de detalhes duplicadas podem resultar no plano de custo.

    Padrão: desmarcado

  6. Salve as alterações.